{"id":7670,"date":"2024-10-07T12:00:00","date_gmt":"2024-10-07T15:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/?p=7670"},"modified":"2024-09-30T10:43:09","modified_gmt":"2024-09-30T13:43:09","slug":"black-friday-2024","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/black-friday-2024\/","title":{"rendered":"Black Friday 2024: o que esperar do evento? \u00a0"},"content":{"rendered":"\n
Esse ano, a estrat\u00e9gia da Americanas para a data mais aguardada do calend\u00e1rio comercial \u00e9 a antecipa\u00e7\u00e3o do planejamento e protagonismo para o seller. Isso para que tudo saia da melhor forma e os lojistas alcancem os resultados esperados. A Black Friday 2024<\/strong> promete ser mais uma edi\u00e7\u00e3o marcante para o e-commerce<\/a>: segundo uma pesquisa realizada pela Globo<\/a>, para 67% dos consumidores, a data \u00e9 uma das mais aguardadas do ano. Al\u00e9m disso, 79% querem gastar igual ou mais que o ano passado.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Ao longo das \u00faltimas edi\u00e7\u00f5es, tend\u00eancias de consumo e h\u00e1bitos foram sendo constru\u00eddos. E, para que sejam usados como direcionais para a sua estrat\u00e9gia desse ano, \u00e9 importante come\u00e7ar a olhar para esses dados com anteced\u00eancia. Assim, \u00e9 poss\u00edvel potencializar ainda mais a sua performance durante o evento.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Quer saber o que esperar da Black Friday 2024? Neste texto, tem tudo o que voc\u00ea precisa saber, no seu tempo! <\/p>\n\n\n\n A Black Friday \u00e9 uma das datas mais aguardadas para o varejo nacional. Em 2023, o e-commerce seguiu mostrando o seu potencial e se destacando no mercado em um evento desafiador, onde encaramos uma Black Friday em que os consumidores estavam retornando ao seu poder de compra ap\u00f3s a pandemia. <\/p>\n\n\n\n O fortalecimento do e-commerce, combinado com a omnicanalidade (integra\u00e7\u00e3o de canais online e f\u00edsicos), foi uma das grandes apostas para a data passada. Isso ofereceu aos consumidores o melhor dos dois mundos, como a retirada na loja ou pol\u00edticas de troca facilitadas.\u00a0Segundo pesquisa realizada pela Dito com a Opinion Box, 43% dos consumidores fizeram suas compras durante a Black Friday somente no e-commerce. A mesma pesquisa ostra que 39% que compraram tanto em lojas f\u00edsicas como online, o que refor\u00e7a as vendas do digital e h\u00edbridas.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Empresas que continuarem investindo nessa fluidez entre canais poder\u00e3o garantir uma experi\u00eancia de compra mais satisfat\u00f3ria e consequentemente, vender mais durante a Black Friday 2024. A expectativa \u00e9 de que os consumidores estejam ainda mais preparados, pesquisando com anteced\u00eancia e buscando ofertas atrativas e que entreguem um valor real. <\/p>\n\n\n\n Esse ano, a Black Friday est\u00e1 marcada para o dia 29 de novembro<\/strong>. Por mais que ainda pare\u00e7a distante, \u00e9 importante come\u00e7ar a se organizar para aproveitar ao m\u00e1ximo a visibilidade que a data oferece. <\/p>\n\n\n\n Uma pesquisa feita pela Wake e a Opinion Box<\/a>, mostra que 66% dos consumidores j\u00e1 possuem certeza de que ir\u00e3o comprar algo na Black Friday 2024 e est\u00e3o se planejando com anteced\u00eancia. Por outro lado, 23% indicam que ainda n\u00e3o sabem <\/strong>\u2013 e esse pode ser um p\u00fablico importante para se investir na estrat\u00e9gia para o per\u00edodo. Isso porque, quem afirma que ainda n\u00e3o sabe ou n\u00e3o ir\u00e1 \u00e0s compras em novembro, pode mudar de ideia, caso se depare com alguma oferta interessante.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m das promo\u00e7\u00f5es e descontos que s\u00e3o esperados para data, em 2024, o frete continua sendo um fator decisivo na hora da compra, especialmente com o aumento da demanda por prazos de entrega mais curtos e custos reduzidos. Isso \u00e9 um diferencial, principalmente para o perfil de consumo das regi\u00f5es como o Norte e o Nordeste. <\/p>\n\n\n\n Estar atento \u00e0s tend\u00eancias de mercado, oferecer experi\u00eancias de compra atrativas e garantir que os pre\u00e7os, prazos de entrega e condi\u00e7\u00f5es de frete estejam alinhados com as expectativas dos compradores s\u00e3o fatores que aumentam as chances de venda. <\/p>\n\n\n\n A Black Friday 2024 promete seguir o ritmo acelerado das \u00faltimas edi\u00e7\u00f5es, com a manuten\u00e7\u00e3o de tend\u00eancias j\u00e1 consolidadas e a introdu\u00e7\u00e3o de novas din\u00e2micas de consumo e comportamento do mercado. Esse ano, a estrat\u00e9gia est\u00e1 ainda mais voltada para a personaliza\u00e7\u00e3o da experi\u00eancia de compra, otimiza\u00e7\u00e3o log\u00edstica e o investimento estrat\u00e9gico em publicidade, como o Retail Media. <\/p>\n\n\n\n Tend\u00eancias que ganharam for\u00e7a em 2023, como a omnicanalidade<\/a> e o uso intensivo de intelig\u00eancia artificial (IA) para recomenda\u00e7\u00f5es de produtos, tendem a continuar sendo protagonistas esse ano.\u00a0 Al\u00e9m disso, construir uma comunica\u00e7\u00e3o eficiente com o cliente e que o direcione na jornada de compra pode definir o sucesso durante essa Black Friday.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Para te ajudar a preparar a sua estrat\u00e9gia, se atente a essas tend\u00eancias: <\/p>\n\n\n\n Segundo uma pesquisa realizada pela PwC<\/a>, quem decide comprar no e-commerce, evita lojas que n\u00e3o ofere\u00e7am uma experi\u00eancia de marca s\u00f3lida e cont\u00ednua, al\u00e9m de multicanal. Isso mostra que para potencializar as vendas durante a data<\/a>, \u00e9 preciso estar presente nos canais mais relevantes e confi\u00e1veis.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Para a Black Friday 2024 \u00e9 importante ter em mente que o objetivo do consumidor \u00e9 facilidade e agilidade na hora da compra. Isso significa, que n\u00e3o importa se a compra foi feita online, se a retirada na loja f\u00edsica proporcionar que o produto seja entregue mais r\u00e1pido, essa ser\u00e1 a melhor op\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Mas a tend\u00eancia omnichannel n\u00e3o \u00e9 apenas sobre focar em unir o digital e o f\u00edsico, vai al\u00e9m. A comunica\u00e7\u00e3o precisa ser integrada, em todos os canais da loja, possibilitando que o consumidor tenha as mesmas informa\u00e7\u00f5es e experi\u00eancia independentemente de onde iniciou ou terminou a jornada de compra.\u00a0<\/p>\n\n\nO que fica da Black Friday 2023?\u00a0<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
E para 2024, o que vai pesar na decis\u00e3o de compra?\u00a0<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Quais s\u00e3o as tend\u00eancias para a Black Friday 2024?\u00a0<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Estrat\u00e9gia omnichannel\u00a0\u00a0<\/strong><\/h4>\n\n\n\n