{"id":7830,"date":"2024-12-05T08:00:00","date_gmt":"2024-12-05T11:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/?p=7830"},"modified":"2024-10-22T15:22:02","modified_gmt":"2024-10-22T18:22:02","slug":"funil-de-vendas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/funil-de-vendas\/","title":{"rendered":"Funil de vendas: o que \u00e9, quais as etapas e como funciona?\u00a0"},"content":{"rendered":"\n
O\u00a0conceito de funil de vendas<\/strong>\u00a0\u00e9 amplamente utilizado no marketing e nas vendas para descrever a jornada do cliente<\/a> desde o primeiro contato com uma marca at\u00e9 a conclus\u00e3o de uma compra. Esse modelo tem como objetivo guiar as estrat\u00e9gias de atra\u00e7\u00e3o, convers\u00e3o e fideliza\u00e7\u00e3o de clientes, ajudando as empresas a entenderem em que est\u00e1gio os consumidores est\u00e3o e como abordar cada um deles de maneira eficaz. <\/p>\n\n\n\n A aplica\u00e7\u00e3o do funil de vendas n\u00e3o \u00e9 apenas te\u00f3rica: ela \u00e9 essencial para estruturar e otimizar a jornada de compra. Entender as etapas do funil permite maior assertividade nas estrat\u00e9gias de marketing e vendas, al\u00e9m de possibilitar tomadas de decis\u00f5es baseadas em dados.<\/p>\n\n\n\n O\u00a0funil de vendas<\/strong>\u00a0\u00e9 uma representa\u00e7\u00e3o gr\u00e1fica da jornada do cliente, que vai desde a primeira intera\u00e7\u00e3o com a empresa at\u00e9 a finaliza\u00e7\u00e3o da compra. Ele \u00e9 chamado de “funil” porque reflete o afunilamento natural da quantidade de clientes potenciais em cada etapa: muitas pessoas entram no topo, mas poucas chegam ao fundo, onde efetivamente ocorre a convers\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n O funil \u00e9 uma ferramenta poderosa para visualizar como os leads (potenciais clientes) progridem em dire\u00e7\u00e3o \u00e0 compra. Ele ajuda a identificar onde os esfor\u00e7os de marketing e vendas precisam ser ajustados para melhorar as taxas de convers\u00e3o<\/a>.<\/p>\n\n\n\n Nos \u00faltimos anos, o comportamento do consumidor mudou radicalmente. A jornada de compra tornou-se mais complexa, e o acesso \u00e0 informa\u00e7\u00e3o deu mais poder de decis\u00e3o aos consumidores. <\/p>\n\n\n\n Segundo uma pesquisa da McKinsey<\/a>, 70% da jornada de compra acontece antes mesmo do cliente falar com um vendedor. Isso significa que as empresas precisam entender e mapear essa jornada desde o primeiro contato do cliente com a marca, seja por meio de redes sociais, blogs<\/a> ou an\u00fancios, at\u00e9 a fase de tomada de decis\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n O funil de vendas tradicionalmente \u00e9 dividido em tr\u00eas grandes etapas, conhecidas como: Topo, Meio e Fundo do Funil<\/strong>. Cada uma delas exige abordagens e estrat\u00e9gias distintas, que v\u00e3o desde a atra\u00e7\u00e3o e nutri\u00e7\u00e3o de leads \u00e0 convers\u00e3o final.<\/p>\n\n\n\n O topo do funil<\/strong>, tamb\u00e9m conhecido como a fase de “conscientiza\u00e7\u00e3o”, \u00e9 onde os potenciais clientes ainda est\u00e3o descobrindo que t\u00eam um problema ou uma necessidade. Eles est\u00e3o em busca de informa\u00e7\u00f5es e ainda n\u00e3o est\u00e3o prontos para fazer uma compra. Nessa fase, o objetivo principal da empresa \u00e9 atrair a aten\u00e7\u00e3o do p\u00fablico, educ\u00e1-lo e despertar interesse.<\/p>\n\n\n\n Segundo o Content Marketing Institute<\/a>, 88% dos consumidores fazem pesquisas online antes de tomar uma decis\u00e3o de compra. Portanto, \u00e9 crucial que as empresas ofere\u00e7am conte\u00fado de qualidade que ajude os consumidores a identificar suas necessidades e entender as solu\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis.<\/p>\n\n\n\n Aqui, o uso de estrat\u00e9gias como marketing de conte\u00fado, SEO<\/a> (Search Engine Optimization) e an\u00fancios nas redes sociais s\u00e3o essenciais para atrair e capturar leads.<\/p>\n\n\n\n No\u00a0meio do funil<\/strong>, os leads<\/a> j\u00e1 t\u00eam uma ideia clara de qual \u00e9 o seu problema e est\u00e3o come\u00e7ando a considerar solu\u00e7\u00f5es. \u00c9 o momento de engaj\u00e1-los e educ\u00e1-los sobre as op\u00e7\u00f5es dispon\u00edveis no mercado, incluindo o produto ou servi\u00e7o da sua empresa.<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 um funil de vendas?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Funil de vendas e a evolu\u00e7\u00e3o do comportamento do consumidor<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Etapas do funil de vendas<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Topo de funil: atra\u00e7\u00e3o e conscientiza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Meio de funil: considera\u00e7\u00e3o e engajamento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n