Saiba o momento ideal para vender parcelado ou à vista
Quando compra um produto, o cliente busca flexibilidade de pagamento conforme sua necessidade e interesse momentâneos. Por causa disso, os lojistas precisam pensar em criar facilidades para o consumidor, entendendo que quanto mais opções ele tiver, mais fácil encontrar o método adequado ao que precisa e pode pagar.
Quem vende no marketplace pode contar com as formas de pagamento já ofertados pelo canal que, em geral, envolvem pagamento à vista no crédito e boleto ou parcelado no cartão. No caso da Americanas Marketplace, por exemplo, em alguns produtos ainda há a opção do cliente utilizar os cartões das marcas Americanas, Submarino e Shoptime, além do cashback AME – sistema onde o cliente recebe de volta uma parte do valor da compra. Ex: pagou R$30,00 pelo produto e recebe R$3,00 de volta.
Mas, com tantas opções, pode surgir uma dúvida: quando é melhor vender à vista ou parcelado?
De forma geral, a venda para pagamento à vista é importante para todas as ofertas. Mesmo itens com o ticket mais alto podem ser adquiridos com um único pagamento por alguns clientes com maior facilidade de compra no boleto e bons limites de crédito. Já o parcelamento é indicado para quase todos os itens, com exceção daqueles que tenham um preço muito baixo, como itens vendidos a menos de R$20,00. O ideal é que as parcelas do seu produto nunca sejam inferiores a R$10,00.
Em alguns marketplaces, o ajuste do parcelamento é feito de forma automática para a maioria dos parceiros, com base na melhor experiência de compra para o cliente final, e de venda para os parceiros.
Desconto pela forma de pagamento
É possível oferecer condições especiais para incentivar o pagamento da forma que você considera que tenha maior fit com o que está vendendo.
Para itens com ticket superior a R$20,00, uma dica para engajar mais clientes é oferecer um preço promocional para a aquisição do produto com pagamento à vista, seja no boleto ou em 1x no cartão.
O valor mínimo da oferta, neste caso, com o valor à vista, será utilizado como base para a visão do preço na escolha do buy box. Isso significa que se você tiver uma oferta, frete, avaliação e outros critérios similares a de um concorrente, mas um preço à vista mais barato, seu item tende a conquistar o destaque.
Outra forma de incentivo para a compra é a ativação do cashback AME, onde o cliente paga o valor integral do produto usando essa carteira virtual e recebe de volta uma porcentagem do valor da compra. Esse incentivo pode ser subsidiado 100% pela Americanas Marketplace e, neste caso, a aplicação da oferta é automática. Além disso, é possível que o parceiro subsidie parte do valor de cashback, aderindo às campanhas disponíveis no Portal Parceiro.
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