Aqui, nós respondemos as principais perguntas que você pode ter.
A área de capacitação da Americanas é composta por uma série de iniciativas focadas no desenvolvimento dos nossos vendedores parceiros. É por meio de muito conteúdo em diversos formatos (treinamentos ao vivo e gravados, e-books, cursos e outros materiais) que ajudamos nossos parceiros a vender cada vez mais e a otimizar a operação das suas lojas.
Todos os nossos parceiros têm acesso ao Portal Parceiro, onde eles encontram a nossa área de Perguntas Frequentes, que responde diversas dúvidas do lojista ao longo da sua jornada de vendas, desde o cadastro até o dia a dia da operação e a entrega.
Caso você não consiga responder a sua dúvida com a FAQ, você pode acessar o Portal Parceiro e abrir um chamado para entrar em contato com a nossa equipe. Basta seguir o caminho Portal Parceiro > Central de Ajuda > Chamados.
Se você ainda não vende por aqui e quer tirar dúvidas sobre a parceria com Americanas, você pode acessar todos os conteúdos disponíveis no nosso blog ou nas nossas redes sociais e se inscrever na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos e materiais ricos.
Não. Diferentemente de um programa de afiliados, onde se divulga produtos vendidos por outra loja, o marketplace da Americanas possibilita que você, lojista, anuncie e venda seus próprios produtos dentro do nosso site.
Não, isso não é necessário.
O marketplace funciona como um mediador entre o lojista e os clientes, oferecendo mais visibilidade e oportunidades para vender por conta da grande base de clientes e da quantidade de visitas que recebe em seus sites todos os dias.
O processo para começar a vender na plataforma é bem simples: você preenche um breve cadastro e, com o seu perfil aprovado, você já poderá anunciar seus produtos no marketplace. Aí, quando um cliente fizer uma compra, você será notificado para processar o pedido, emitindo a nota fiscal e entregando o item ao transportador.
Lembrando que nós não exigimos nenhum investimento inicial para começar a vender por aqui. Os parceiros só pagam uma comissão sobre as vendas feitas na plataforma. Com isso, você só paga se vender.
A visibilidade e o alcance proporcionados fazem com o marketplace da Americanas se torne o canal de vendas ideal tanto para os lojistas que estão começando quanto para aqueles que querem impulsionar seus negócios.
Com um cadastro simples, você começa a anunciar seus produtos na Americanas. Além disso, poderá contar com nossas soluções completas e descomplicadas de crédito, entrega, logística, publicidade, tecnologia e capacitação que potencializam seus resultados e fazem seu negócio chegar cada vez mais longe.
É a plataforma de vendas da americanas s.a. que permite que qualquer lojista venda seus produtos no site da Americanas.
Funcionamos como um mediador entre os lojistas e os clientes, oferecendo muito mais visibilidade e mais oportunidades para vender graças à nossa base de clientes e à grande quantidade de visitas que recebemos todos os dias.
Existem alguns fatores que podem fazer com que o seu cadastro no marketplace não seja aprovado. Por favor, envie um e-mail para [email protected] com seu CNPJ e explicando a situação que iremos te ajudar a entender a situação.
Sim, todos os parceiros devem emitir nota fiscal para cada venda realizada no marketplace.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre isso, preparamos um post no nosso blog. Clique aqui e fique por dentro.
Sim, é preciso ter a inscrição para vender.
Não! Não é necessário ter uma loja virtual para vender no marketplace da Americanas. Aqui, você vai utilizar a plataforma, tecnologia e infraestrutura do nosso site, ou seja, você pode começar o seu negócio com essa parceria.
Anunciar e vender na Americanas é fácil! Você só precisa atender alguns critérios simples: sua loja deve possuir CNPJ ativo e sem restrições, CNAE de varejista, inscrição no Sintegra, uma conta corrente associada ao CNPJ cadastrado, Capital Social igual ou superior a R$ 1.000,00, e deve emitir nota fiscal eletrônica para todos os produtos vendidos.
Com essa documentação em mãos, basta preencher seu cadastro para começar a vender.
* Parceiros sem Certidão Negativa de Débitos (CND) terão suas vendas limitadas. Para ampliar seu faturamento, basta apresentar a CND e assinar o contrato com o marketplace.
As formas de pagamento são responsabilidade da plataforma de marketplace. Sendo assim, você não precisa se preocupar em oferecer diferentes meios de pagamento aos clientes. A plataforma está sempre atualizando esses formatos para oferecer ainda mais possibilidades aos clientes, incentivando a compra dentro dos sites.
Independentemente da forma de pagamento escolhida pelos seus clientes – parcelada ou não – você recebe o repasse pelas vendas normalmente de forma quinzenal ou, se preferir, semanal mediante a adesão e pagamento de 1% a mais na taxa de comissão.
O marketplace da Americanas é responsável pelos meios de pagamento oferecidos na plataforma. Porém, independentemente da forma de pagamento escolhida pelos seus clientes – parcelada ou não – você recebe o repasse pelas vendas normalmente de uma vez, de forma quinzenal ou semanal, mediante adesão. Saiba mais.
Por padrão, nossos repasses são feitos sempre de forma integral, semanais ou quinzenais, mesmo que o cliente opte por parcelar o pagamento. Sendo assim, mesmo que o cliente compre de forma parcelada, você receberá de uma só vez.
Tudo depende da modalidade de entrega que você escolher para o seu negócio. Os parceiros que utilizam Americanas Entrega, por exemplo, têm uma parte dos custos do frete subsidiados pelo marketplace, de acordo com o peso, o preço do produto e a sua pontuação no Seller Index.
Os pagamentos são realizados quinzenalmente ou semanalmente na conta corrente vinculada à sua loja, indicada por você no cadastro. No primeiro caso, os repasses são feitos nos dias 1 e 15 de cada mês, ou no próximo dia útil, se essas datas caírem em feriados ou fim de semana. Já o repasse semanal ocorre em datas fixas ao longo do mês.
O pagamento semanal é feito somente mediante adesão e acarreta um pagamento adicional de 1% sobre a sua taxa de comissão. Exemplo: se você paga 16%, passará a pagar 16% + 1%, portanto 17% sobre suas vendas.
A data de pagamento começa a ser contada após o dia em que o pedido foi entregue ao transportador, mas só é realizada de fato após a confirmação da entrega para o cliente. Saiba mais.
Nós cobramos a comissão sobre o valor total das vendas porque todo o processo anterior à aprovação do pedido é de responsabilidade do marketplace, ou seja, todo o processo sistêmico, tecnológico e de segurança, o uso da plataforma e, principalmente, a avaliação de fraude é feito pelo marketplace.
Nossa comissão varia entre 16% e 19%, de acordo com o seu departamento. Para saber o valor da cobrança para seu departamento, acesse aqui.
Não existe nenhum investimento inicial para você começar a vender por aqui. Basta se cadastrar no marketplace para começar! Depois, será cobrada apenas uma comissão entre 16% e 19% sobre cada pedido fechado em nossos sites. O valor varia para cada categoria, para conhecer quanto sua loja irá pagar, clique aqui.
Com o cadastro ativo, seus produtos serão publicados e ficarão disponíveis para a compra pelo cliente por todo o tempo, até que você pause ou exclua a publicação.
No caso de anúncios patrocinados pela americanas advertising, eles ficarão ativos até o período que você determinar para finalizar a ação comercial.
Aqui no marketplace, os anúncios de produtos iguais são compartilhados por diferentes lojistas que o ofertam. Por isso, é importante que o cadastro seja feito com informações universais do produto, como: ficha técnica e descrições. No entanto, a garantia adicional pode ser um ótimo diferencial que você pode mencionar para o cliente no envio do produto.
Existem várias formas de cadastrar seus itens no nosso marketplace. Você pode fazer o cadastro de forma manual individual, cadastrando item por item; de forma manual massiva, subindo uma planilha com informações de vários produtos ao mesmo tempo; ou ainda via integração. No último caso, se você tiver um ERP, plataforma de e-commerce ou integradora homologada com a Americanas Marketplace, basta integrar esse software com nossa API e suas informações serão vinculadas ao nosso canal.
Preparamos alguns materiais para te ajudar: aqui temos alguns vídeos com várias dicas para você preparar um cadastro assertivo e vendedor e aqui você confere um artigo explicando um pouco mais sobre os processos para cadastro de novos itens.
Sim. De acordo com a política interna da companhia e com a legislação vigente, alguns itens não têm comercialização permitida no nosso marketplace. Veja quais são eles no nosso Código de Ética e Conduta.
No momento, você só pode vender produtos físicos no marketplace da Americanas.
A Americanas Entrega Full é a nossa solução completa, que cuida da logística da sua operação de ponta a ponta: armazenamos seus produtos em um dos nossos Centros de Distribuição, enviamos os pedidos aos clientes e cuidamos de todos os processos pós-venda – inclusive a devolução do pedido, se necessário.
Você pode contar com toda a comodidade e segurança oferecidas pelo Americanas Fulfillment por um preço fixo, por pedido.
A Americanas Entrega Padrão é a solução que facilita o envio dos seus produtos. Você pode solicitar a coleta dos pedidos na sua loja ou entregá-los numa agência dos Correios ou agência Americanas.
Para que seus produtos sejam enviados através da Americanas Entrega, os itens precisam se enquadrar em alguns requisitos: custar até R$10.000,00, ter dimensões até 90 cm na largura (L), altura (A) ou comprimento, sendo que a soma de L + A + C não pode ultrapassar 200 cm, e o peso máximo deve ser de 30 kg.
Os produtos fora desses parâmetros terão de ser enviados por conta própria. Para isso, você precisará contratar uma transportadora à parte para fazer o envio destas mercadorias.
Lembre-se que a tabela de frete, com preços e prazos de frete fornecidos por seus transportadores próprios, deve ser cadastrada no Portal Parceiro para que o cliente possa simular os valores da entrega antes de fazer o pedido, ok?
Para realizar a entrega dos pedidos feitos na sua loja pelo marketplace, você pode utilizar um esquema de entrega próprio ou usar um dos nossos serviços, como a Americanas Entrega ou Americanas Full.
Um produto bem cadastrado, otimizado, preço e frete competitivos, além de uma loja com boa reputação podem fazer você se destacar bastante no nosso marketplace. Além disso, você também pode aderir às nossas campanhas gratuitas e também apostar na criação de anúncios patrocinados dentro da vitrine do nosso site para se destacar ainda mais.
Dentro do Portal Parceiro, área exclusiva onde os parceiros administram suas lojas dentro do marketplace, você poderá encontrar algumas métricas para avaliar seu desempenho no marketplace, como o Seller Index, que é nosso sistema de indicadores de desempenho das lojas parceiras.
Um produto bem cadastrado, otimizado, preço e frete competitivos, além de uma loja com boa reputação podem fazer você se destacar bastante no nosso marketplace. Além disso, você também pode aderir às nossas campanhas gratuitas e também apostar na criação de anúncios patrocinados dentro das vitrines dos nossos sites para se destacar ainda mais.
Clique aqui para conferir todas as políticas, termos de parceiros, serviços e condições gerais do marketplace.
Os clientes dos sites do nosso Marketplace possuem cadastros pessoais na Americanas, no Submarino e no Shoptime. O acesso permite que eles naveguem pelas diferentes lojas e comprem diferentes produtos dentro desses canais.
A americanas s.a. é a detentora do marketplace da Americanas, que fornece a diferentes lojistas de a possibilidade de vender no site da Americanas.
O marketplace garante toda a estrutura da plataforma de vendas, segurança para anunciar seus produtos na internet, uma base de clientes consolidada, meios de pagamento variados, estratégias de marketing, atendimento, além de coleta e envios feitos pelas nossas modalidades de entrega para itens leves.
Assim, durante a parceria, o lojista fica responsável apenas pelo cadastro da loja, ofertas, acompanhamento dos pedidos, preparação para entrega – embalagem, etiquetagem e emissão de notas fiscais –, e o atendimento.
Não, quando o cliente se cadastra na Americanas, ele confia suas informações à nossa plataforma, por isso, estes dados são de nossa responsabilidade. Você terá acesso apenas às informações necessárias para o envio dos produtos.
Todos os lojistas parceiros da Americanas administram suas lojas na nossa plataforma por meio do Portal Parceiro. Para logar no Portal, acesse o site: https://americanasmarketplace.com.br/ e clique em “login”.
O marketplace oferece um espaço exclusivo com campanhas e promoções que você pode ativar para seus produtos. Essas ofertas são desenvolvidas pelos nossos especialistas de vendas de acordo com tendências e comportamentos dos clientes.
Além disso, as companhas compartilhadas contam com um incentivo da Americanas para os lojistas oferecem descontos e promoções aos clientes. Ou seja, o parceiro adere a promoção e nós dividimos a conta com ele para impulsionar suas vendas.
Já o americanas advertising é a nossa plataforma para criar anúncios patrocinados em espaços de maior visibilidade no nosso site. São vários formatos de anúncio e você pode estabelecer o valor que pretende investir nos anúncios.
Sim! Nós oferecemos um espaço exclusivo de campanhas que os lojistas podem participar e ativar dentro de suas lojas.
Além disso, contamos com o americanas advertising, nosso hub de publicidade, que apoia os parceiros no desenvolvimento de estratégias de mídia que podem ser realizadas dentro e fora do nosso site, dando ainda mais visibilidade para os lojistas.
Para fazer parte da Americanas Empresas, verifique se sua loja cumpre todos os requisitos de vendas neste canal. Se estiver tudo ok, basta acessar nossa área logada, o Portal Parceiro, e abrir um chamado em Central de Ajuda > Chamados > Abrir chamado > Americanas Empresas, solicitando a inclusão de sua loja para vendas neste canal.
Os requisitos para poder ativar vendas na Americanas Empresas são: sua empresa emitir nota fiscal para CNPJs, possuir tabela de contingência de frete cadastrada na nossa área logada, ter histórico de emissão correta de notas fiscais aqui no marketplace, não possuir histórico de fraude ou baixa performance operacional, ter bons indicadores e reputação no nosso site e ter assinado o contrato de vendas do marketplace.
Americanas Empresas é uma modalidade de vendas onde você pode vender seus produtos na Americanas para o uso e consumo de outros CNPJs.