Confira um passo a passo completo para emitir nota fiscal das vendas realizadas na sua loja
Emitir nota fiscal é essencial para manter a transparência de seu negócio e a segurança de todas as informações da transação. Afinal, esse registro formaliza a compra e venda de mercadorias, garantindo que todas as informações tributárias estejam em um único lugar e que todo processo ocorra conforme a legislação.
A nota fiscal registra a transferência de um bem de uma empresa para outro CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) ou para uma pessoa física, além de trazer dados para o recolhimento de impostos.
Por conta disso, emitir nota fiscal é um dos critérios básicos de requisito para quem deseja vender, pois uma versão digital da nota fiscal deve ser enviada para os clientes em cada venda realizada.
O que é a NFA e quem pode emiti-la?
A NFA é a nota fiscal emitida de forma avulsa, já a NFA-e é a nota avulsa emitida eletronicamente. Elas são um recurso que os microempreendedores individuais (MEIs) podem usar como alternativa à nota fiscal eletrônica tradicional, uma vez que, ela também serve como comprovante de venda.
Essa alternativa é interessante para pequenas empresas, principalmente MEIs que não emitem a NF-e, ou seja, que não possuem um software para emissão de notas fiscais. Isso porque a nota fiscal avulsa atende aos padrões da Nota Fiscal Eletrônica Nacional instituída pelo Sistema Integrado Nacional de Informações Econômicas e Fiscais – Sinief.
Como emitir a nota fiscal avulsa?
A NFA é uma solução prática para MEIs que ainda não possuem um sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas. Cada estado brasileiro possui regulamentações específicas para a emissão dessa modalidade de nota fiscal. Por isso, o primeiro passo é verificar a disponibilidade e os procedimentos necessários no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado. Em alguns lugares, como o Distrito Federal, a emissão da NFA não é permitida para MEIs, que são obrigados a utilizar a NF-e desde março de 2018.
Para checar se existe a possibilidade da NFA em seu estado, é preciso acessar diretamente o site da SEFAZ da região onde você está – você pode encontrá-lo fazendo uma busca por “Sefaz” + a sigla de seu estado. Ex: “Sefaz + SP”. Depois é preciso se cadastrar, seguindo os procedimentos da sua região, sendo que em alguns lugares o processo pode ser feito 100% pela internet.
Tipos de nota fiscal avulsa
Existem dois modelos diferentes de Nota Fiscal Avulsa, porém ambos apresentam o mesmo processo de emissão. São eles
- Modelo 55: é o mesmo da NF-e, com emissão e armazenamento exclusivamente eletrônicos. A nota é enviada ao cliente por meio de um arquivo XML;
- Modelo 1-A: a nota é gerada eletronicamente, mas somente a sua versão impressa vale como documento fiscal.
NFA: pontos positivos e negativos
Emitir a nota fiscal avulsa pode trazer diversos benefícios para micro e pequenas empresas, como a garantia de que todos os dados referentes às transações ficam armazenados em um único lugar, o que garante mais segurança para a operação.
Além disso, para empresas que não possuem um grande orçamento para investir na NF-e, essa opção acaba sendo mais econômica.
Porém, a NFA também apresenta algumas desvantagens, como a impossibilidade de corrigir erros no preenchimento. Se você errar, terá que cancelar a nota e emitir uma nova.
Sendo assim, essa opção acaba não sendo muito prática para os negócios e, por isso, é recomendada para as empresas que ainda não realizam tantas vendas.
O que é a NF-e e como funciona?
Ao contrário da NFA, que possui regras diferenciadas para cada Estado, a nota fiscal eletrônica (NF-e) possui um padrão nacional e é um dos principais processos para o funcionamento de qualquer negócio.
A emissão da Nota Fiscal Eletrônica é obrigatória, pois é a partir dela que o Fisco irá recolher os tributos referentes à operação da empresa.
Como emitir a NF-e?
Para emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o primeiro passo é obter um certificado digital, que serve como uma assinatura eletrônica e garante a autenticidade das transações fiscais. Esse certificado pode ser adquirido de uma autoridade certificadora credenciada.
Em seguida, é necessário se cadastrar no sistema da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado, onde você obterá uma senha de acesso para utilizar o emissor de NF-e. O emissor de NF-e é uma ferramenta que pode ser disponibilizada gratuitamente pela SEFAZ ou adquirida de fornecedores privados. Com o software instalado, você poderá emitir as notas fiscais eletrônicas seguindo os padrões nacionais.
Benefícios de emitir nota fiscal eletrônica
A emissão de notas fiscais pode trazer várias vantagens para o dia a dia da sua operação e para o desenvolvimento do seu negócio, como:
- Você economiza custo da sua operação
Como a emissão da nota fiscal eletrônica acaba digitalizando alguns processos e documentos, você consegue economizar nos produtos necessários para realizar impressões, como papel e tinta, por exemplo.
Além disso, como você não precisa da nota fiscal física, você economiza custos com a emissão, com o armazenamento e até com o tempo dos seus funcionários, que não precisam organizar tudo isso em espaços físicos.
- Você torna o seu negócio mais ágil e produtivo
A emissão de notas fiscais é simples e rápida, o que faz com que você agilize os processos da sua empresa e ganhe produtividade.
Além disso, como os processos são digitalizados, o preenchimento das notas fiscais pode ser feito de forma automática, sem a necessidade de preencher cada nota fiscal do zero.
- Você tem um controle maior sobre a área financeira
Com os seus processos de nota fiscal digitalizados, você tem mais facilidade para acessar e verificar exatamente quais foram os tributos cobrados, o valor das suas vendas, entre outros quesitos financeiros do seu negócio.
Além disso, com o operacional acontecendo de forma mais ágil e simples, isso diminui a margem de erros.
- Você encontra mais oportunidades para o seu negócio
Independentemente do segmento do seu negócio, é muito importante que você esteja atento às tendências do mercado para se adaptar e desenvolver seu negócio. E com a transformação digital acontecendo de forma acelerada, é preciso atualizar e digitalizar a sua empresa.
Pensando nisso, a emissão de notas fiscais eletrônicas acaba sendo um incentivo para que os empreendedores apostem em novas tecnologias e migrem para canais digitais, como os marketplaces, por exemplo, que são grandes e-commerces que permitem que lojistas anunciem dentro de seus sites.
Hoje, grande parte dos marketplaces possuem alguns requisitos básicos para que os negócios comecem a vender. Entre eles, estão o CNPJ e a emissão de notas fiscais.
Já emite notas fiscais? Venda seus produtos na Americanas
Se o seu negócio já está formalizado no setor do varejo, e você emite notas fiscais (NFe) para a venda de seus produtos, cadastre-se agora mesmo para ser um parceiro da Americanas.
A Americanas possibilita que lojistas com CNPJ, que não seja MEI, vendam seus produtos nos nossos sites. Nós impulsionamos o potencial dos nossos parceiros, fazendo com que seus negócios prosperem, com todo o apoio necessário e soluções de ponta a ponta. E a melhor parte: você não paga nada para começar!
Por aqui, você não precisa fazer nenhum investimento inicial ou pagar mensalidades e taxas fixas. Só é cobrada uma comissão sobre o item vendido, ou seja, você só paga quando vende. Essa comissão é cobrada de acordo com o seu departamento de vendas, clique aqui para conferir mais detalhes.
E quem vende por aqui, ainda conta com vários benefícios:
Entrega descomplicada
A gente cuida da entrega dos seus pedidos para você focar em vender.
Pagamento integral
O cliente pode parcelar a compra, mas você recebe o valor total de uma vez.
Soluções completas
Crédito, logística, publicidade, conteúdos exclusivos e a tecnologia das maiores marcas da internet para você chegar mais longe.
Leia também:
O que é Sintegra e por que ele é fundamental para emitir NF-e?
Diferenças entre a nota fiscal do produto e a nota fiscal do marketplace
Formalização MEI: 9 vantagens de profissionalizar seu negócio