Criando uma estratégia de vendas para a Black Friday 2019

por Americanas

27 de maio de 2019

Black Friday 2019: crie uma estratégia de vendas assertiva para sua loja

A Black Friday é uma das principais datas do varejo on e offline. Para se ter uma ideia, em 2018, apenas as vendas do e-commerce contaram com 2,41 milhões de clientes que fizeram ao menos um pedido durantes este dia. Além disso,  foram 4,27 milhões de pedidos e R$ 2,6 bilhões de faturamento somente no meio eletrônico conforme dados do Ebit/ Nielsen.

Com tantas oportunidades, é fundamental para o varejista estabelecer uma estratégia de vendas para a Black Friday que está por vir, no mês de novembro de 2019.

É preciso ter em mente que os volumes de pedido tendem a crescer, em todos os canais, e que os clientes vão considerar bastante o preço na hora de optar por onde comprar. De olho nisso, separamos alguns fatores que não podem faltar em sua estratégia para a Black Friday 2019. Confira!

Estratégia de vendas para a Black Friday 2019

Diversifique seus canais de venda: mais exposição gera mais negócios

A Black Friday é uma data importante para todo o mercado varejista, por isso, estar presente em diferentes canais de venda é uma maneira de criar novas oportunidades do cliente encontrar seu produto.

Se você tem uma loja física, por exemplo, pode pensar em meios de vender seus produtos digitalmente e aproveitar o mercado gigante da internet a seu favor. O mercado de comércio eletrônico apresentou um crescimento de 12% em 2018, segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, e faturou 53,2 bilhões.

Um destaque nesse meio digital é o marketplace, um modelo onde é possível se tornar parceiro de grandes e-commerces, como a Americanas.com, Submarino e Shoptime, por exemplo, e vender seus produtos nestes sites. A vantagem é que não há investimento inicial na parceria, basta cumprir os requisitos para se cadastrar, começar a vender e pagar uma comissão sobre vendas firmadas através dos sites.

Ao diversificar seus canais de venda, você consegue atingir clientes diferentes, aumentando a exposição do seu produto e gerando mais negócios.

black friday 2019 - interna

Otimize sua operação: ela é fundamental para fidelizar o cliente

A logística é fundamental para a Black Friday. Itens bem ordenados em seu estoque irá facilitar o processo de separação e envio dos pedidos. Mas, além disso, você precisa ter bons fornecedores logísticos para garantir excelência na entrega, caso venda digitalmente.

A Black Friday é uma data com um alto volume de vendas, por isso, exige muito mais organização logística para o cumprimento dos prazos de entrega. E a experiência com o pós-venda pode ser um divisor de águas para o cliente que pode decidir comprar novamente em sua loja ou desistir disso.

Para fidelizar seus clientes a recomendação é: respeite os prazos de entrega e apenas se comprometa com datas que consegue cumprir. Mas não eleve demais os prazos, além do necessário, pois isso pode afastar clientes, que optem por comprar com algum concorrente com prazos mais atrativos que os seus.

Cumprimento do prazo de entrega, cuidado com a armazenagem, transporte  e entrega da mercadoria são fundamentais para uma boa experiência pós-venda para o cliente. Se fizer isso, certamente os consumidores terão uma visão positiva de sua loja e voltarão a comprar nela.

Compre mais e melhor (para vender mais e melhor)

Fornecedores: eles são fundamentais em sua estratégia para a Black Friday. Esse é um período onde você vende mais, portanto irá comprar mais e (de preferência) com os melhores valores de negociação que conseguir.

É importante entender bem o comportamento do consumidor e do seu negócio, como os itens mais pedidos historicamente e quais podem apresentar picos durante a Black Friday, ou seja, quais o cliente pode esperar para comprar justamente na data. Como esta se trata de uma data de ofertas, muita gente espera que ela chegue para fazer aquisições de alguns itens.

Conhecer estes produtos irá ajudá-lo a entender quais itens devem ser mais comprados e qual a proporção ideal para aumentar em quantidade de cada um.

Com estes números, é mais fácil negociar com seus fornecedores preços mais competitivos para uma compra maior. Essa negociação irá ajudá-lo bastante na hora de equilibrar os descontos no valor do produto que devem sim ser planejados para a data.

A Black Friday é uma data onde o preço conta muito para o cliente final e o volume de vendas pode aumentar de forma significativa, de forma que a negociação poderá ajudá-lo a dar conta da alta demanda e manter seus preços bastante competitivos para o mercado.

Na Americanas Marketplace, você consegue vender seus produtos nos sites Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas, aproveitando a maior Black Friday da América Latina. Comece já a vender com a gente e aproveite nossos treinamentos e dicas comerciais para conquistar mais negócios nesta e em outras datas do ano.

Leia também:

O que é Black Friday e quando ela acontece?

Red Friday: o que é e como aproveitá-la?

O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?

Americanas

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