Canais diferentes de venda podem ajudar muito seu negócio. Veja como
Quando você tem uma loja pode cair em uma situação em que ela atinja seu pico de vendas e você acaba deixando de olhar para outras perspectivas de expansão fora dali. Ou ainda, pode ter uma performance ruim e insistir em estratégias que não geram resultado, sem olhar para perspectivas diferentes (e auxiliares).
Explorar canais diferentes para a venda de seus produtos pode ajudar muito a compensar os resultados fracos de outro canal, mas também a fortalecer a expansão de seu negócio a qualquer momento. Pode te ajudar a ampliar seu público, alcance regional, posicionamento e, claro, resultados em vendas.
Abaixo explicamos melhor todas essas vantagens em que explorar canais diferentes para vender seus produtos.
1) Se posicionar
Uma das vantagens de explorar canais diferentes na venda de seus produtos é por conta do posicionamento da sua marca.
Se você tem uma loja física, por exemplo, e cria uma loja virtual ou vende em canais como os marketplaces, pode começar a ganhar posicionamento online, quando passa a explorar esses canais.
É uma forma de aumentar sua presença em plataformas diferentes, facilitando o conhecimento e acesso à sua marca. Esta é uma das razões para pequenas e grandes lojas apostarem em estratégias multiplataformas e garantir que chegam ao conhecimento das pessoas onde quer que elas estejam.
2) Atingir um novo público
Além de posicionamento, muitas vezes, ao apostar em um novo canal, você consegue alcançar pessoas diferentes de seu público atual.
Um novo canal pode te colocar em contato com novas pessoas, de idades, comportamentos e faixas de renda diferentes, o que pode abrir espaço para você trabalhar suas vendas em novos formatos e segmentações.
Além da troca de contato com esse novo público ser positiva para expandir o alcance de sua marca com perfis de pessoas que ela já costuma atingir, você consegue conhecer outras perspectivas e entender como expandir seu negócio para atender demandas diferentes.
3) Aumentar seu alcance regional
Outra vantagem de explorar canais diferentes para a venda de seus produtos é conseguir chegar a regiões diferentes das que você já chega.
Uma loja física tem uma limitação maior de espaço do que quem vende online e pode atingir diferentes regiões do país (ou do mundo).
Por outro lado, uma loja física pode ajudar a estreitar o relacionamento com clientes do local onde ela está instalada, criando conexões muito sólidas.
Ao explorar novos canais de venda, você consegue expandir seu negócio para novos lugares e extrair o melhor resultado em cada região.
4) Ampliar suas fontes de renda
Finalmente, uma grande razão para apostar em canais diferentes de venda para seu produto é ter novas fontes de renda trabalhando para seu negócio.
Ao explorar novos canais, você consegue ampliar as oportunidades de negócio, já que expandiu sua loja para um público diferente, de regiões diferentes e tornou sua loja mais conhecida e relevante. E com essa visibilidade maior, você pode aumentar bastante seu faturamento vendendo mais!
Muitos canais podem exigir um investimento inicial baixo para você começar a usá-los e outros, como o marketplace, por exemplo, sequer exigem algum valor para você começar a vender (apenas cobram comissão sobre as vendas fechadas). Por causa disso, existem muitas maneiras controladas de expandir seu negócio e aumentar a receita explorando novos canais.
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