Um diferencial competitivo essencial para quem vende online é o frete. Veja como se destacar na hora do cliente fechar o pedido
O frete é um diferencial competitivo importante na hora de vender seus produtos pela internet. Isso porque ele forma um combo no preço total do item vendido, tornando a compra mais vantajosa em um site em relação a outros.
Imagine a seguinte situação:
Loja 1 | Loja 2 | Loja 3 | |
Preço | R$100 | R$100 | R$100 |
Frete | R$10 | R$12 | R$12 |
Prazo | 8 dias | 8 dias | 3 dias |
Se todas elas vendessem o mesmo produto nestas condições, em qual loja você compraria? Bem, é fato que se você não tem pressa para usar o produto, a Loja 1 é a que tem o melhor combo “preço + frete”, de R$110. A oferta nas duas outras lojas fica um pouco mais cara por conta do frete.
Por outro lado, alguém que tenha urgência em receber o item pode optar pela Loja 3, onde, mesmo pagando um pouco mais caro, tem um prazo mais curto que as outras lojas.
Caso você venda na internet, precisa considerar dois fatores para valorizar o frete de sua oferta:
- 1) Ter um preço de frete e prazo competitivo- você precisa entender sua realidade para ajustar seus preços e prazos de entrega para que eles sejam os mais baixos dentro daquilo que você pode oferecer sem comprometer sua operação e lucratividade;
- 2) Oferecer opções diversificadas para os clientes – você pode dar opções variadas para seu cliente receber o produto. Uma delas é a entrega expressa, que costuma ser mais cara, mas permite que o cliente receba o produto mais rapidamente. Outra opção é a retirada em sua loja física, caso tenha uma.
Mas, como criar um diferencial competitivo com o frete?
Algumas ações que você pode fazer para tornar seu frete mais atraente são:
Preço baixo e frete grátis
Se você tem abertura para uma boa negociação com seus fornecedores logísticos, entenda com eles a possibilidade de melhorar seu preço de frete, ainda que seja apenas para algumas regiões próximas ao seu estoque.
Caso você venda nos marketplaces não deixe de olhar as soluções de frete que alguns canais oferecem, já que eles podem ter negociações interessantes em preço e em prazo que aumentam sua competitividade.
Prazos interessantes
Também veja com seus parceiros logísticos como você pode melhorar seu prazo de entrega para o cliente. Uma dica é ter estoque próprio para os principais produtos e evitar o cross docking, ou seja, só receber o produto em seu estoque após o fechamento da compra pelo cliente e o dropshipping, que é quando o fabricante fica responsável por entregar o item que sua loja vendeu.
Estes dois modelos podem gerar economia em alguns sentidos, mas alongar seu prazo de entrega ou tirar muito a gestão do frete de seu controle. Por isso, se for inevitável trabalhar nestes modelos, tenha um alinhamento muito grande com seus parceiros para garantir a eficiência logística.
Opções de entrega e retirada
Novamente, veja com seus fornecedores as opções que eles podem oferecer para o cliente receber o produto. Muitas vezes, eles podem ter opções com preços diversificados, mas que ajudam aqueles clientes que buscam agilidade no recebimento do item.
Outro ponto é entender sua realidade e opções que você tem facilidade de utilizar em sua estratégia. Se você tem uma loja física, por exemplo, que tal usar esse endereço como um ponto de retirada para seu produto sem nenhum custo ou a um valor baixo?
Competitividade de frete após o fechamento de pedido
Outro ponto importante é pensar no que acontece depois da compra, já que a experiência com a entrega e políticas de frete também pode ajudar a fidelizar o cliente ou, pelo contrário, fazer com que ele evite fazer novas compras em sua loja. Alguns pontos para ficar atento são:
Comunicação e rastreamento detalhado
Mantenha seu cliente atualizado por e-mail de todas as novidades sobre o pedido: aprovação do pagamento; confirmação do pedido; pedido entregue à transportadora; emissão da nota fiscal e aviso sobre a entrega.
Além disso, lembre de incluir um link para rastreamento do pedido para que ele possa consultar a atualização de cada status. Muitas vezes, isso ajuda a acalmar o cliente e evitar contatos para o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).
Qualidade na entrega
Uma entrega com muitos impactos pode gerar uma experiência bastante negativa e fazer com que o consumidor crie uma imagem ruim de sua loja. Por isso, foque na qualidade da entrega e no relacionamento que espera que o cliente tenha com sua loja no longo prazo.
Respeite prazos, embale bem o produto, evitando avarias, use uma boa identificação na etiqueta para garantir que o item chegue até o cliente e não esqueça da nota fiscal.
Boa política de entrega, trocas e devoluções
Outro ponto importante é pensar em como a loja irá agir caso o cliente queira trocar ou devolver o produto. Para isso, tenha uma política de entrega, trocas e devoluções extremamente clara quanto às situações e prazos para isso.
Para redigir esse texto fique muito atento ao Código de Defesa do Consumidor para arrependimento de compra, garantia e acidentes. Seus prazos precisam estar em conformidade com estas regras, já que estas são políticas nacionais de proteção ao cliente.
Leia também:
O que é tabela de contingência de frete?
O que é Americanas Entrega e como te ajuda na logística do marketplace?
Cuidados na postagem e embalagem do produto no marketplace