Trabalhar de casa se tornou necessário em tempos de pandemia. Confira dicas para fazer o tempo longe do escritório ser ainda mais produtivo
Uma das principais medidas para frear a propagação do coronavírus é trabalhar de casa. O que para alguns pode remeter a tempo ocioso de sobra, para outros acaba sendo uma oportunidade de colocar muitas coisas em dia, sejam elas relacionadas à vida profissional ou ao desenvolvimento pessoal.
Quer saber o que dá para organizar enquanto trabalhar de casa? Separamos algumas medidas para você otimizar o período em quarentena, mantendo-se produtivo sem deixar de lado o seu negócio.
Cuidar das finanças
Até que a situação se normalize, é possível que seu fluxo de recebimentos não seja tão constante quanto costumava ser. Por isso, é fundamental saber exatamente quanto dinheiro você tem guardado – na sua conta e na da empresa – e os gastos, fixos ou pontuais, que estão por vir.
Você pode criar uma planilha para ajudar a acompanhar essas informações de forma consolidada. Insira os valores que você já tem, os que sabe que irá receber e as despesas que vêm por aí. Assim, você evita surpresas por causa de gastos que acabam sendo esquecidos em meio a tantos outros.
Outra boa dica é somar os recebíveis dos próximos 30, 60 e 90 dias e subtrair do valor as contas a pagar destes períodos. Este é um jeito prático de saber como serão os próximos meses e se manter atento à própria saúde financeira.
Saber mais sobre as mudanças de consumo
Toda crise acaba causando impactos significativos sobre as tendências de mercado, transformando algumas e criando muitas outras. A mesma coisa acontece com o comportamento do consumidor, que passa a comprar mais produtos de determinados segmentos e bem menos de outros.
É por isso que você pode usar o tempo em casa para acompanhar as mudanças de consumo e implementar estratégias de acordo com seus efeitos. Pode ser necessário diversificar sua oferta e desenvolver um novo planejamento de marketing (falaremos disso em breve!), mas o importante é entender como se manter relevante, atendendo às necessidades em constante evolução do seu público-alvo. Transforme a leitura de artigos sobre comércio e empreendedorismo em um ritual diário.
Estudar (e adaptar) suas estratégias de marketing
“A propaganda é a alma do negócio” é mais do que uma frase de efeito. Como falamos ali em cima, pode ser uma boa aproveitar qualquer tempo livre para analisar o planejamento de marketing da sua empresa, ver os resultados atingidos até agora e, se necessário, repensar a estratégia.
Com os dados encontrados, pergunte-se: você está sendo visto pelo público que deseja? Qual é o canal ideal para o seu negócio? Suas redes sociais estão movimentadas? Os investimentos em mídia estão valendo a pena? Vale pensar na comunicação como um todo. O seu logotipo e slogan traduzem o que você deseja para o seu público-alvo? Mãos à obra!
Aprender mais…sobre tudo!
Atentas ao aumento do número de pessoas em casa devido ao isolamento social, algumas empresas e instituições disponibilizaram seus conteúdos de graça na internet. Entre os destaques, estão a escola de negócios Saint Paul, a Casa do Saber, o Senai, a FGV, a Udemy, a ESPM e a Startse, oferecendo cursos que vão de finanças pessoais a filosofia, passando por blockchain, antropologia do consumo e muito mais. Que tal incluir uma aula rápida entre uma tarefa e outra do seu dia a dia?
Adquirir conhecimento sem abrir mão da diversão
Porque espairecer é preciso! Você já viu as nossas recomendações de livros sobre e-commerce e filmes sobre empreendedorismo? Separamos dicas bem interessantes para você se inspirar e conseguir se desenvolver até nos momentos de lazer.
Começar a vender remotamente
Com um grande número de pessoas em casa devido às medidas de prevenção, se você ainda não vende online ou por telefone o momento pode ser propício para aprender mais sobre o assunto. Levar suas operações para o online é simples, e você pode começar mesmo se não tiver uma loja virtual.
Leia também:
Coronavírus: o que o varejista pode fazer para ajudar nessa situação?
6 ferramentas para te ajudar a trabalhar remotamente
6 filmes sobre empreendedorismo que inspiram qualquer gestor