A criatividade pode ter muito a ver com dados e pesquisas apresentados de forma humanizada. Veja alguns insights da edição do Fórum E-commerce Brasil
Encerrando a cobertura do Fórum E-Commerce Brasil, Suzana Apelbaum, diretora criativa do Google, falou sobre dados e criatividade. Em sua palestra, a diretora contou sua experiência no gigante das buscas liderando um time criativo, que precisa, necessariamente, trabalhar com dados e números.
A primeira dica de Apelbaum foi transformar a criatividade efetiva em criatividade afetiva. Afinal, de nada adianta os dados, os números e pesquisas, se o que for feito deles não tocar o consumidor. Apresentando tudo isso forma eficiente e impactante.
Esta é uma forma inteligente de usar dados, principalmente em um momento em que as pessoas estão fragilizadas por conta do isolamento. Humanizar os dados, fazer deles afeto é uma estratégia bombástica.
Ela trouxe também uma reflexão que ainda não permeia todas as áreas, mas a diretora foi assertiva: dado é assunto de todo mundo. De todas as áreas. E quando isso acontece, quando se trabalha com dados, você gera venda e constrói uma marca forte.
Outro ponto levantado na apresentação foi que ciência de dados, inteligência artificial e análise de sentimentos, tudo isso se converge para entender as reais expectativas dos clientes.
“Dados sempre dizem algo. Afinal, são pessoas por trás de cada número”, encerrou Apelbaum.
Leia também:
Varejo baseado em dados: o que é e como o marketplace contribui nisso?
Estatísticas do e-commerce: dados importantes sobre o setor
O que é CAC e qual a sua importância para o e-commerce?