3 fatores que influenciam na experiência de compra no e-commerce

por Conteúdo | Americanas s.a

12 de agosto de 2020

Entender quais são os aspectos que estão diretamente ligados à experiência de compra do cliente é muito importante para melhorar a sua conversão de vendas

Investir em constantes melhorias, e também análises de como anda o negócio, deve fazer parte da rotina de quem vende online. Afinal, melhoria contínua faz parte do dia a dia de qualquer empresa que busque destaque no mercado.

A experiência de compra do cliente vai desde o carregamento da primeira tela do site até a página dos produtos, que devem impactar positivamente o visitante do site para que sinta confiança na hora da compra.

Além de ter uma usabilidade mais amigável, as informações deverão ser claras e atraentes para o seu cliente. Mas alguns pontos influenciam nesse processo; e conhecê-los é fundamental para melhorar, ou até mesmo mudar, a estratégia de vendas dos seus produtos e a experiência de compras dentro do seu e-commerce. 

O que preciso saber sobre experiência do usuário no e-commerce?

O cliente deve ser o centro das atenções no e-commerce. Por isso, analisar o comportamento e a experiência, antes e depois de um processo de compra, é importante para saber qual o melhor caminho a percorrer na hora de aplicar melhorias. 

Hoje em dia é mais do que necessário que o cliente tenha uma experiência positiva e que se sinta satisfeito, desde o layout e a funcionalidade do site até a quantidade de informações que encontra, tanto sobre produtos quanto sobre a loja online; isso é o que chamamos de experiência do usuário (UX). Em outras palavras, a experiência de uma compra vai muito além de preço e atendimento, englobando também o próprio site. 

O novo consumidor precisa de um processo fácil, com menos cliques e informações claras. Então, antes de implementar melhorias, o ideal é que sejam feitas análises para entender exatamente o perfil de quem navega pelo site, suas principais buscas, dúvidas e comportamento, a fim de gerar benefícios no processo de compra como um todo.

Conheça os três principais fatores que devem ser observados nesse processo.

Especificações dos produtos

Na hora de pesquisar sobre um produto, o cliente quer saber todas as informações sobre ele e nada melhor do que encontrá-las logo de cara na página do produto.

Seja em com uma descrição mais simples, ou até mesmo em uma página especial, é importante que a página contenha as principais características, benefícios, responda as dúvidas e informe como utilizar aquele item. 

Quanto mais informações o usuário encontrar, maior será a confiança na hora de comprar.  

Além disso, é fundamental que a ficha técnica também seja preenchida corretamente e nos mínimos detalhes. Inclusive, segundo pesquisa divulgada pelo Google em 2018, esse tipo de informação é um fator decisivo para a venda de um produto. 

Apresentação do produto

A fotografia é uma peça fundamental no e-commerce. Por isso, deve ser fiel ao produto vendido e também encantadora.

As imagens precisam ser reais e demonstrar ao máximo os detalhes, para convencer o cliente que não tem o produto em mãos. Então, faça as melhores imagens possíveis, destaque as cores, materiais e até mesmo outras características, como aplicação ou usabilidade por meio de cenários. 

Tempo de carregamento do site

Um dos pontos que mais influenciam a experiência de compra é o tempo de carregamento de um site. Ele pode inclusive ser um motivo de desistência na hora do check-out. É importante que o site forneça sim fotos, vídeos e outros recursos variados para o cliente, mas sem afetar o seu funcionamento.

As páginas do site devem carregar rapidamente, então lembre-se de utilizar imagens o mais leve possível – mas ainda com boa qualidade. Outros recursos, como botões por exemplo, também devem aparecer claramente durante a navegação do site; por isso, trabalhe também em código HTML.

Para garantir um bom tempo de carregamento para seu site, realize testes constantes e elimine todos os erros que possam afetar a sua conversão de vendas. Duas ferramentas que podem ajudar nessa tarefa são Google PageSpeed e GTMetrix. Observar atentamente esses três fatores pode ajudar a sua loja virtual a crescer muito mais. Para saber mais conheça a BCreative Content, agência especializada em conteúdo para e-commerce da B2W Digital, além de dicas, eles possuem serviços que podem fazer a diferença na sua loja dentro do marketplace.

Leia também:

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Como conquistar mais clientes para sua loja virtual?

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Conteúdo | Americanas s.a

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