Marketing digital no marketplace: 4 ações para ajudar sua loja

por Americanas Advertising

30 de abril de 2021

Confira ações de marketing digital no marketplace para sua loja se destacar na plataforma e aumentar vendas

Em decorrência do isolamento social a que o mundo foi imposto no último ano, os hábitos de consumo mudaram. Isso fez com que o e-commerce crescesse 75% no Brasil, representando 11% das vendas do varejo, segundo apontou o índice SpedingPulse. Devido a essa expansão, saber executar estratégias de marketing digital se tornou fundamental para a saúde de todos os negócios.

São essas estratégias que vão ajudar o seu negócio a se destacar em um mercado que está cada vez mais em evidência. Com o aumento das possibilidades de canais e da concorrência no e-commerce, é preciso entender exatamente onde e como o marketing digital pode ser útil para sua loja. 

Redes sociais, anúncios, blogs, parcerias com influenciadores… Tudo isso também é marketing digital. Mas será que é só isso? A seguir, veja a definição de marketing digital e como você pode utilizá-lo para alavancar o seu negócio.  

Mas, o que é o marketing digital? 

De maneira simplificada, trabalhar o marketing digital no seu negócio significa criar estratégias que ajudem lojas e outros comércios a se fazerem presentes no ambiente digital e serem notados pelos consumidores nos diferentes canais que a internet proporciona. 

Ele usa ferramentas diversas, como redes sociais, e-mail marketing, sites, blogs, aplicativos e experiências on-line para criar e estreitar o relacionamento com seu público. Sabendo que é nesse meio digital que as pessoas passam grande parte dos seus dias, as empresas encontraram uma forma de estar mais presente na vida dos consumidores.

Além de trabalhar o relacionamento, o marketing digital também visa a venda, o aumento da conversão de uma loja. Para isso, é preciso enxergar o marketing digital como um gerador de oportunidades. Em seguida, é importante planejar, analisar, definir objetivos que possam ser alcançados.

Hoje, viemos te dar algumas dicas de como o investimento em marketing e publicidade pode destacar o seu negócio em meio a concorrência no cenário do marketplace.

1 – Esteja atento ao SEO da sua loja

Antes de mais nada é preciso entender esse conceito. SEO, ou Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca, em português), são as técnicas de otimização utilizadas para posicionar uma página ou um produto nos primeiros resultados dos sites de busca, como o Google. 

Trazendo isso para o mundo do marketplace, você saberia, por exemplo, como estar bem posicionado nos sites da Americanas Marketplace?

A dica principal é obedecer às boas práticas. Siga a estrutura recomendada para os sites em que você atua e anuncie seu melhor item dentro das páginas. 

Uma boa imagem de produto, um bom título, uma descrição assertiva e que transmita todas as informações necessárias para o cliente, além de um cadastro adequado, são fatores importantes para que o cliente saiba exatamente como é o produto oferecido e tome a decisão de compra.

marketing digital no marketplace - interna

2 – Trabalhe o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma vertente do marketing digital na qual você oferece conteúdo relevante para o seu público. Muitas vezes, ele não fala diretamente do seu produto ou da sua marca, mas se relaciona com ele indiretamente. Por exemplo, uma loja que venda itens para a prática de surf e faça posts informando o seu público sobre os principais campeonatos, os novos modelos de prancha ou praias mais indicadas para quem quer praticar o esporte, está trabalhando o marketing de conteúdo.

Para isso, é possível usar as redes sociais, alimentando-as com conteúdo relevante sobre a sua marca, seus itens e temas relacionados. Poste fotos, depoimentos, novidades. Você pode, até mesmo, criar um blog. São estratégias orgânicas, ou seja, gratuitas, e que podem ser muito eficientes na hora de tornar seu negócio conhecido, fazendo-o conquistar clientes e espaço no mercado.

3 – Capriche no atendimento

Assim como acontece no mundo off-line, atender bem o cliente é parte indispensável durante o processo de compra. Na maioria dos marketplaces  existem alguns critérios que levam esse ponto em consideração para definir a relevância do vendedor dentro da plataforma. Quanto melhor você atender, mais indicado e bem posicionado você estará. 

Aqui, a dica é realizar um atendimento rápido, suprindo a expectativa do cliente. Também é importante que você seja gentil na hora de tirar uma dúvida ou resolver algum ponto com o seu cliente. É a sua chance de reverter uma experiência ruim, como um produto enviado errado ou com defeito, por exemplo. Dessa forma, você estará estimulando positivamente confiança e fidelidade.

4 – Invista em mídia paga

Ver a publicidade como um investimento significa pensar de maneira inteligente, por isso, recomendamos que você invista também em mídia paga. Dessa forma, será possível ampliar a visibilidade da sua loja

Você pode anunciar na internet, através de ferramentas como Google Ads e Facebook Ads. Mas para quem vende em marketplaces é importante conseguir se destacar dentro dos próprios sites, uma vez que a concorrência tende a ser grande. 

Para ajudar seus parceiros, alguns trabalham com soluções próprias de publicidade, desenvolvendo ferramentas que atuam diretamente na necessidade de cada lojista. É o caso da Americanas Advertising, na Americanas Marketplace. Com essa ferramenta é possível maximizar a exposição das lojas nos sites através de diversas estratégias. 

Se você já vende na plataforma, veja algumas delas a seguir e entenda qual se encaixa melhor na sua realidade:

  • Produtos Patrocinados: seus anúncios aparecem em pontos estratégicos dos sites da Americanas Marketplace, melhorando a exposição de seus produtos. 
  • Mídia Display: essa solução impacta públicos segmentados por meio de formatos visuais como, por exemplo, banners e e-mail marketing. Assim, você pode atingir o cliente certo. 
  • Branding Busca: consiste em um espaço premium no topo da página de busca. Destaca os principais produtos, direcionando o cliente para a página específica do anúncio.

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Americanas Advertising

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