Como solucionar os problemas operacionais mais comuns em uma loja on-line

por Fulfillment

22 de dezembro de 2020

Problemas operacionais podem impactar muito na experiênca e fidelização do cliente. Conheça os principais e como solucioná-los!

Você já parou para pensar nos problemas operacionais que seu negócio pode enfrentar, como queda no servidor, falta de estoque e problemas para finalizar uma compra? Situações assim são muito comuns em dias de grande movimento e um prato cheio para o consumidor ficar insatisfeito. 

Por isso, em períodos de grande movimento, é preciso estar preparado e se antecipar a estes tipos de problemas.

A seguir, compartilhamos 4 estratégias importantes para se colocar em prática e que, durante períodos de aumento de demanda, vão te ajudar a manter seus clientes satisfeitos e com uma ótima experiência de compra. Veja como evitar problemas operacionais no seu negócio: .

1- Escolha bem os produtos que vai promocionar

Atraia a atenção do cliente de forma estratégica! Não coloque sua loja inteira em liquidação, pois, dessa forma, nenhuma oferta terá o destaque merecido e o cliente poderá ficar perdido com tantas opções.

Escolha os produtos que têm potencial para chamar a atenção do cliente e que gerem um bom retorno para seu negócio. Dê descontos em produtos que têm uma boa margem de lucro, ou itens que possam ter o preço reduzido sem prejuízo. Outra estratégia interessante é escolher produtos que estejam parados no seu estoque, assim, a liquidação será para recuperar o custo e irá abrir espaço na sua operação.

2- Analise seu estoque

Antes de fazer uma divulgação intensa de seus produtos e promoções, pense: caso as vendas superem o planejado, você conseguirá garantir  que o seu cliente consiga realizar a compra e ficar satisfeito? É muito importante que a resposta seja “sim”.

Por isso, é essencial que você analise seu estoque com antecedência. Ele será o suficiente ou será preciso adquirir mais itens? Assim, você minimiza a possibilidade de faltar os seus itens com  maior potencial de venda. 

A chave é: encontrar um equilíbrio entre o percentual de desconto, a divulgação e o número de itens em estoque para atender os seus clientes.

problemas operacionais - interna

3 – Ofereça um prazo de entrega plausível

Assim como sua loja, as transportadoras também enfrentam problemas com entrega, principalmente em momentos sazonais, atrasando a entrega para o cliente final.

Para se precaver de reclamações, seja realista em relação ao prazo de entrega. Ofereça para seus clientes prazos que sejam possíveis de cumprir, tanto pela sua empresa quanto pela transportadora. Facilite o acompanhamento da entrega e prepare sua equipe para resolver os problemas ligados a esta parte do processo com maior agilidade e eficiência, garantindo que a boa experiência de compra não falhe ao final da jornada do cliente

4 – Ofereça um ótimo atendimento

O consumidor do varejo on-line está em busca de agilidade e praticidade, por isso, ele não vai ficar por muito tempo em seu site tentando encontrar a informação que precisa. O ideal é que ela esteja visível em seu site. Mas se não for o caso, sua equipe de atendimento precisa estar bem preparada para atender este consumidor.

Faça com que sua equipe conheça os produtos em oferta e saiba as respostas para as principais dúvidas. Ofereça um material contendo essas informações para que eles acessem e identifiquem onde consultar. Tendo um atendimento ágil, cordial e eficiente, você conquista e fideliza os clientes.

E dica extra: esteja pronto para o alto volume de vendas no B2W Marketplace!

Para quem já se cadastrou no B2W Marketplace e vende nos maiores sites do Brasil (Americanas, Submarino e Shoptime), é preciso estar preparado para vender muito o ano inteiro – sem falar nas datas comemorativas! 

É claro que nem todo lojista tem estrutura para garantir que a experiência de compra saia sempre como o planejado. Pensando nisso, o marketplace oferece aos seus parceiros o B2W Fulfillment, uma solução logística completa e gratuita para quem deseja evitar problemas operacionais e ainda ganhar relevância. 

Com o B2W Fulfillment, o parceiro aumenta  a sua performance operacional, garante o melhor prazo de entrega e o melhor valor de frete. Além disso, ele conta com o atendimento especializado ao consumidor do B2W Marketplace, caso o seu cliente entre em contato. Outro benefício é que o serviço aumenta a relevância de sua loja no buy box em algumas categorias, como livros, brinquedos, automotivo, casa e construção e games.

Com todas essas dicas você conseguirá preparar sua loja para receber um grande volume de visitantes e efetuar suas vendas sem problemas operacionais. E tudo isso garantindo a satisfação de seus clientes!

E para saber mais sobre o B2W Fulfillment, basta preencher o formulário abaixo:

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O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?

Fulfillment

O Fulfillment é o serviço de logística completa para os produtos dos parceiros que vendem na Americanas Marketplace. Auxiliamos com a armazenagem do produto e envio de pedidos até o atendimento pós-venda.

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