Oferecer frete grátis pode ser uma forte estratégia para incentivar o seu cliente a finalizar uma compra.
No universo das compras online, muitos fatores podem influenciar a decisão de compra de um consumidor, como as formas de pagamento, a confiança na loja e, principalmente, o valor e prazo do frete. Muitos consumidores ainda têm uma forte resistência em pagar um valor de frete um pouco mais elevado ou até pagar qualquer valor que vai além do produto em si. Por isso, oferecer frete grátis pode ser um fator determinante.
No último ano, logo antes das grandes datas do varejo de final de ano – como Black Friday, Cyber Monday e o Natal – a Rakuten Advertising realizou um estudo sobre o comportamento dos consumidores durante 2020. Segundo a pesquisa, 43% dos consumidores são motivados pelo frete grátis em compras online.
A influência do frete grátis nas compras online
Já imaginou perder uma venda apenas por conta do valor do frete? Essa situação, infelizmente, é bem comum. Como já vimos, o frete influencia diretamente a decisão de compra, e muitas pessoas desistem de finalizar os seus pedidos apenas por conta do valor do frete.
Em 2018, o Reclame AQUI realizou uma pesquisa sobre os hábitos de consumo dos brasileiros na internet e, para quase 65% dos consumidores, o alto valor do frete seria um fator determinante para desistir da compra.
Enquanto isso, a pesquisa E-commerce Trends 2018, divulgada pela Rock Content, revelou que 82,3% dos usuários já desistiram de uma compra online por conta do valor do frete.
Sendo assim, oferecer frete grátis ou até com um valor mais justo é fundamental para estimular as suas vendas. E, estudando bem o seu negócio, você pode disponibilizar o benefício na sua loja.
Antes de tudo, pense em uma estratégia
Antes de oferecer este benefício, avalie muito bem as suas opções e monte uma estratégia bem organizada. Faça as contas e entenda a melhor forma de oferecer o benefício aos seus consumidores sem que isso interfira no seu lucro e você acabe tendo resultados negativos.
Conhecer muito bem o seu público e os seus concorrentes também é um ponto importante. Uma boa pesquisa de mercado te ajudará a entender as diferentes estratégias que podem funcionar para que a sua loja ofereça frete grátis.
A precificação correta dos seus itens também é extremamente importante neste momento. Analise bem as despesas da sua loja, negocie com os seus fornecedores e defina sua margem de lucro. Dessa forma, você cria um plano sustentável e, claro, rentável para o seu negócio.
Além disso, não se esqueça de estabelecer um processo de logística reversa eficiente. Dessa forma, você evita diversas ocorrências que podem prejudicar os seus lucros.
Como oferecer frete grátis?
Por meio dessas pesquisas, você entenderá as suas melhores opções antes de oferecer frete grátis aos clientes da sua loja.
Uma boa forma de conceder essa vantagem é estabelecer um valor mínimo no pedido, ou seja, disponibilizar o frete grátis para as compras acima de um determinado valor ou até de uma quantidade específica de peças. Dessa forma, você incentiva uma compra maior para os seus clientes e garante a sua margem de lucro, mesmo oferecendo o frete grátis.
Exponha o seu benefício
É muito importante deixar as informações de frete grátis bem visíveis no seu site. Assim você garante que o seu cliente está ciente do benefício antes mesmo de adicionar os produtos ao carrinho.
Para estimular as vendas, inclua um aviso no carrinho de compras, lembrando o cliente da vantagem e incentivando-o a utilizá-la, como “compre mais x reais e obtenha frete grátis”.
Conte com as soluções dos marketplaces
Na B2W Marketplace, por exemplo, buscamos sempre oferecer as melhores soluções para os nossos lojistas parceiros. Queremos que eles cresçam e transformem os seus negócios dentro dos nossos sites. Afinal, juntos vamos mais longe!
Estamos em constante evolução e sempre atualizando as nossas regras de comissão para que os nossos lojistas disponibilizem as melhores ofertas para os seus clientes. E sabendo da importância do frete grátis para que as vendas aumentem e, consequentemente, os negócios cresçam, decidimos criar uma política de frete grátis, que você pode conferir na nossa página. Agora, ficou mais fácil para os nossos parceiros oferecerem o benefício aos seus clientes.
Essa é apenas uma das novidades que a B2W Marketplace trouxe para os seus parceiros neste 2021. Não vende com a gente? Saiba mais sobre as nossas regras de comissão e política de frete grátis e cadastre sua loja.
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