O ticket médio é um indicador importante do desempenho da sua loja. Saiba o que é e veja como aumentar o seu!
Ticket médio é o valor médio de todas as vendas da sua loja em um determinado período. Ele é um importante indicador de desempenho, porque, com um cálculo simples, é possível saber quanto você está faturando em média por venda ou por cliente.
Esse indicador traz dados valiosos, identifica oportunidades, permite que você avalie seus resultados, trace metas e desenvolva estratégias para aumentar as vendas e os lucros da sua loja.
Neste post, você vai aprender a calcular e aumentar o ticket médio do seu negócio em poucos passos. Confira!
Por que é tão importante calcular o ticket médio?
O ticket médio é fundamental para entender o momento do seu negócio e projetar o que deve vir por aí. Ele é uma boa base para criar um planejamento de vendas, porque mostra uma média dos seus resultados em um período específico.
Junto ao cálculo desse indicador, você deve analisar o histórico da sua loja e os custos incorridos por cada venda: tenha na ponta do lápis informações suficientes para saber se está gastando em média mais dinheiro do que entra. De forma simplificada, ticket médio saudável é aquele que cobre os custos de aquisição de novos clientes e traz uma margem de lucro confortável para manter sua operação.
Como calcular esse indicador?
Existem duas formas de calcular o ticket médio da sua loja: na primeira, você deve pegar seu faturamento em um determinado período – mensal, trimestral, anual, você decide – e dividi-lo pela quantidade de vendas realizadas nessa mesma época. A fórmula é simples:
Ticket médio = faturamento do mês / quantidade de vendas no período
Quer um exemplo prático?
Vamos supor que você queira calcular o ticket médio da sua loja no último mês. Foram dez vendas no valor de R$100, oito no valor de R$300 e seis no valor de R$500.
Agora, você deve somar os valores de todas as vendas (1000 + 2400 + 3000) e, com o total em mãos (6400), dividir pela quantidade de vendas no período observado, que no exemplo foram vinte e quatro. O resultado (R$ 266,67) é o seu ticket médio. Tranquilo, né?
O segundo jeito para calcular esse indicador é bem parecido com o anterior, e mostra o valor gasto em média por cliente na sua loja. Neste caso, a fórmula é a seguinte:
Ticket médio = total de vendas em R$ / número de clientes
Imagine que, no período em questão, a sua loja faturou R$ 10.000 em compras feitas por 25 clientes. A conta a ser feita é 10.000 / 25, ou seja, o ticket médio é de R$ 400. Em outras palavras, cada cliente gastou aproximadamente R$ 400 na sua loja.
Dicas para aumentar o ticket médio
Calculou seu ticket médio e viu que ele pode melhorar? Não se preocupe: existem algumas medidas práticas para impulsionar suas vendas e aumentá-lo com segurança.
Estude a concorrência
Se lojistas do seu segmento estão tendo resultados melhores do que os seus, vale observá-los e identificar o que eles fazem de diferente. Praticam preços mais baixos, oferecem entrega mais rápida, têm mais variedade no sortimento?
Ofereça opções para seu cliente
Por falar em variedade no sortimento, é fundamental que você ofereça opções para o seu público. É que, quanto mais produtos a sua loja disponibilizar, maior é a probabilidade de o cliente adicionar mais itens ao carrinho quando for comprar algum produto específico com você. O resultado? Ticket médio mais alto!
Aposte em publicidade
Conquistar novos clientes pode ser uma estratégia para aumentar as vendas e, consequentemente, o ticket médio. Invista em uma campanha de publicidade, crie perfis para sua loja nas redes sociais e considere trabalhar com ferramentas como e-mail marketing.
Arrume a casa
Aproveite para repensar processos, ferramentas e abordagens. Avalie o que tem dado certo e o que pode ser otimizado – de relações com fornecedores à forma como seus produtos estão sendo apresentados.
Fidelize quem já compra com você
Desenvolva estratégias para garantir que os clientes que você já tem voltarão a comprar na sua loja. Mapeie oportunidades de recompra, entre em contato com seus consumidores de tempos em tempos e capriche sempre no atendimento.
Crie promoções e ofereça descontos
Se couber no orçamento e fizer sentido com o momento da sua loja, faça promoções, crie kits e ofereça descontos. Considere também enviar brindes e amostras em pedidos acima de um determinado valor. Assim, o cliente pensa com carinho em comprar mais, o que ajuda a aumentar o ticket.
Precifique seus itens corretamente
O preço dos seus produtos pode ter impactos diretos sobre o ticket médio. Você os tem calculado corretamente? Para te ajudar, desenvolvemos uma ferramenta gratuita de precificação que, além de impulsionar seu ticket médio, pode aumentar sua margem de lucro e melhorar sua competitividade. Clique aqui e faça o download.
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