Precisa de ajuda para escolher em quais produtos apostar? Descubra agora o que vender na internet!
Você já sabe que os clientes estão comprando cada vez mais pela internet, né? Prova disso é que, em 2020, o faturamento do e-commerce brasileiro cresceu 122%, segundo dados do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie, movimentando R$ 115,3 bilhões.
Esses números impressionam e mostram o imenso potencial para lojistas de todos os tamanhos, perfis, segmentos e experiências que estejam pensando em investir no e-commerce. Oportunidades não faltam, mas para ter sucesso é preciso definir estrategicamente em quais itens apostar e decidir em qual nicho atuar: os produtos que você vende são diretamente responsáveis por atrair a atenção dos clientes, diferenciar o seu negócio da concorrência e fazer da sua loja um sucesso!
Precisa de ajuda para escolher o que vender na internet? Esse post é para você. Anote nossas dicas e boas vendas!
Mas afinal, o que vender na internet?
O primeiro passo é fazer uma boa pesquisa de mercado e ver quais itens vendem bastante o ano todo, independentemente de datas sazonais. Assim, você garante um faturamento estável porque sempre vai ter clientes interessados nos produtos que a sua loja vende.
Segundo dados de uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Movimento Compre&Confie em 2020, as categorias com resultados mais expressivos foram:
- Eletrônicos;
- Esporte e Lazer;
- Telefonia;
- Eletrodomésticos;
- Informática;
- Moda e Acessórios
- Ar e ventilação
Já deu para ter uma boa ideia das campeãs de vendas pela internet, né? Mas isso não significa que outras categorias não possam ser bem lucrativas! Todos os dias, consumidores do país inteiro precisam de produtos automotivos, de cama, mesa e banho, de beleza e saúde, de pet shop e brinquedos, por exemplo, e contam com a internet para manter a casa sempre abastecida.
Depois de mapear as categorias que fazem sucesso, destrinche-as por produtos. Um exemplo: dentro da categoria de eletrônicos, quais são os itens mais vendidos? E entre os brinquedos? Assim, fica mais fácil escolher o que vender na internet e montar um sortimento bem atrativo!
Analise o comportamento do consumidor
Hoje em dia você tem poderosas aliadas para te ajudar a escolher o que vender na internet. São ferramentas que analisam o comportamento do público quase que em tempo real.
O Think With Google, por exemplo, tem a ferramenta interativa “Categorias em ascensão no varejo”, que mostra em detalhes os itens mais buscados no Google, os lugares onde as pesquisas ocorrem e outros termos relacionados, fornecendo uma visão completa do que os clientes estão querendo comprar. Os dados são atualizados todos os dias, o que te ajuda a traçar estratégias para incrementar ou repensar o estoque.
Além disso, algumas das maiores lojas virtuais, como a Americanas, o Submarino e o Shoptime, mostram os produtos mais vendidos no momento. Por terem um número imenso de clientes, isso pode ser um ótimo termômetro, indicando o que o público está comprando.
Acompanhe o mercado
Mantenha-se atualizado e leia sempre notícias sobre o varejo – físico e digital -, sobre a economia e hábitos do consumidor. Não importa por onde, desde que a fonte seja confiável: é fundamental estar por dentro do que acontece pelo mundo e no universo das vendas online para saber o que vender na internet.
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