O tráfego orgânico é uma maneira de criar oportunidades de conversão ao longo do tempo. Veja como criar uma estratégia para ampliá-lo!
Você quer que mais pessoas conheçam e visitem o seu site. E isto não é uma pergunta. Trazer mais visitantes para o seu e-commerce ou para o site da sua loja física é uma das estratégias que vão te ajudar a vender mais – o objetivo de qualquer lojista. E uma das formas de fazer isso acontecer é investir em tráfego orgânico. Você sabe o que é isso?
Tráfego é toda e qualquer visita que o seu site recebe. Quando isso acontece de forma espontânea, sem o investimento em anúncios, nós chamamos de tráfego orgânico.
Geralmente, ele acontece através de buscas e pesquisas na internet, como no Google. A pessoa deseja comprar um liquidificador, por exemplo, faz a pesquisa e escolhe a sua loja, dentre os resultados apresentados, para clicar e ver as ofertas.
Os benefícios do tráfego orgânico
O tráfego orgânico deve estar dentre as prioridades de uma empresa. Além de trazer o que o mercado chama de leads quentes, ou seja, aquelas pessoas que estão realmente interessadas no seu produto, ele também cria relacionamento com o seu público. E o melhor: ele pode te ajudar a aumentar as conversões tanto hoje, como daqui há muitos meses.
Se isso ainda não é o suficiente para te convencer a investir em tráfego orgânico, a lista a seguir, com certeza, vai te fazer ver a importância de olhar para esta estratégia.
- Custo-benefício: quanto maior for o seu tráfego orgânico, menos você precisará investir no tráfego pago, o que contribui para a redução de custos da sua estratégia de marketing.
- Escalabilidade: anúncios são estratégias para agora. A partir do momento em que você parar de fazê-los, seu tráfego vai diminuir. Tráfego orgânico é um trabalho duradouro.
- Duração: esta é uma estratégia de longo prazo. Um post no seu blog pode ajudar a aumentar a conversão hoje, ou daqui há semanas, meses…
- Relevância: o resultado orgânico é tido como genuíno e ganha uma credibilidade maior junto ao cliente.
- Construção de relacionamento: construir relacionamentos próximos e acompanhar os clientes por toda a jornada de compra é importante para fidelizar seu público. Para isto, o tráfego orgânico é a melhor escolha.
Como aumentar o seu tráfego orgânico
Apesar do senso comum tratar o tráfego orgânico como algo oposto ao tráfego pago, ele exige custo e esforços para ser conquistado. É preciso criar uma boa estratégia, ter bons profissionais que as coloquem em prática e revisem sempre que necessário.
A seguir, você vai ver algumas dicas de como montar a sua estratégia e aumentar o tráfego orgânico do seu site, trazendo um público engajado e interessado, já na fase de escolha do produto e decisão de compra.
1 – Invista em marketing de conteúdo
É difícil que, hoje, o tráfego orgânico aconteça sem algum conteúdo para impulsioná-lo. Neste caso, você pode utilizar o marketing de conteúdo para alavancar seus produtos e sua loja.
Nesta estratégia de marketing, a marca foca na criação e distribuição de conteúdo relevante para o seu público-alvo, como artigos, ebooks e posts nas redes sociais, sem, necessariamente, promover a marca.
Para isso é preciso que você conheça o seu público-alvo, crie uma persona para sua marca e vá atendendo as necessidades dela e suprindo suas dores. O que ela precisa? Quais as dificuldades? O que facilitaria sua vida? Como a sua marca se encaixa nisso tudo?
Após entender com quem você quer falar e o que você deseja comunicar, pense nos canais. Blog, redes sociais, e-books, e-mails marketing… Todos esses são boas formas de começar a criar um relacionamento com seu público. Escolha pelo menos dois que façam sentido para a sua persona e comece a trabalhar a sua audiência nessas frentes. Afinal, não adianta criar conteúdo para o YouTube, por exemplo, se o seu público não está lá.
2 – Não deixe o SEO de lado
A técnica de SEO (Search Engine Optimization) procura otimizar os mecanismos de busca, como o Google, tornando o seu site mais fácil de ser encontrado nas pesquisas. Aqui, é preciso investir tempo e disciplina para que os mecanismos consigam perceber o trabalho de SEO.
Mas este é, definitivamente, um esforço que vale a pena! Afinal, ser bem-visto pelo Google potencializa as chances de maior tráfego orgânico e, consequentemente, mais conversão.
3 – O e-mail marketing não morreu
O e-mail marketing é um dos melhores canais para cultivar o interesse do seu público e estreitar o relacionamento. Através dele, você consegue tanto potencializar o seu marketing de conteúdo, quanto fazer um trabalho de marketing direto, divulgando seus produtos ou serviços.
4 – Faça um estudo de palavras-chave
Faça um estudo e identifique as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. Elas são os termos que os seus clientes digitam nos mecanismos de busca para pesquisar pelo seu produto. E são elas que levam os usuários para o seu site.
Trabalhe-as tanto quanto possível, seja no seu site, nos materiais de marketing de conteúdo que você desenvolver, nas redes sociais… Para fazer esse mapeamento, você pode usar ferramentas gratuitas, como:
5 – Crie estratégias voltadas para as mídias sociais
Em 2020, o brasileiro passou, em média, 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais, de acordo com pesquisa do Hootsuite. Isso é mais do que um bom motivo para você estruturar uma estratégia para as redes sociais do seu negócio, utilizando-as para alavancar o seu tráfego orgânico.
Cada vez mais, usuários preferem descobrir conteúdos pelas redes sociais, então, ofereça-os. Leve conteúdo relevante em diversos formatos (imagem, texto, vídeo, infográficos etc).
Agora, você já tem em mãos cinco estratégias para aumentar o seu tráfego orgânico, levando mais clientes para sua loja e aumentando as chances de conversão.
Este é um trabalho que exige tempo, pesquisa e regularidade. Mas que traz resultados consistentes, escaláveis e de longa duração. Não deixe de investir!
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