O que é CTA e como usá-lo no e-commerce?

por Americanas

12 de maio de 2021

O CTA é um chamado para que o usuário pratique alguma ação desejada. Saiba mais sobre ele e como usá-lo no e-commerce

Se você costuma acessar blogs, fazer o download de conteúdos, assistir vídeos ou ler notícias, já está familiarizado, na prática, com o CTA. Mesmo que, na teoria, você não saiba o que seja e para que serve.

CTA é uma sigla em inglês para “call to action”, ou “chamado à ação”, em português. É através dele que o site direciona o comportamento de quem o acessa. 

O que você deseja que o leitor ou cliente faça? Clique em algum botão para acessar uma nova página? Faça o download de um material ou se inscreva em algo? Acesse uma informação por completo? São várias as possibilidades, mas a resposta sempre é CTA!

O que é o CTA?

Como você já viu, o CTA é uma estratégia que orienta e induz o leitor ou o cliente a fazer exatamente aquilo que você espera dele. Assim, mais rápido e mais fácil ele irá trilhar a jornada do cliente do seu site. E tudo isso de uma forma natural, sem que você precise ser insistente ou invasivo. 

E não tem como fugir! Se você acessa a internet, está exposto a diversos CTAs, mesmo que você não os identifique no dia a dia. Quer ver alguns muito comuns? “Arraste para cima”, “Saiba mais”, “Faça o download”, “Adicionar ao carrinho”, entre muitos outros. 

Normalmente, para criar um CTA, usa-se verbos no imperativo ou no infinitivo, como se pode ver nos exemplos acima. Sempre com frases curtas, atrativas e diretas, para serem lidas facilmente, sem precisar de muito tempo para o cérebro absorver e processar o comando e, claro, para ficar atrativo esteticamente falando. 

Na parte que diz respeito ao design, são usadas cores e formatos que destaquem o botão, atraindo o olhar de quem acessa. O seu posicionamento na página, normalmente, varia de acordo com o tipo de site e de CTA. Assim, pode-se aproveitar o comportamento já usual da internet. Onde costumam ficar os botões de comprar em um e-commerce? E os de saiba mais? Desta forma, mais uma vez, evita-se dar trabalho para o cérebro do seu cliente/leitor. Ele apenas vai seguir o fluxo e a usabilidade vigente. 

CTA no e-commerce

O objetivo do CTA é ajudar na interação entre a sua loja e o cliente, para que ele possa concluir uma compra sem grandes percalços. O que faz com que ele seja fundamental para o bom direcionamento da sua estratégia digital. 

No e-commerce, o CTA pode ser aplicado em diversas situações, que dependem do objetivo final e do canal usado, por exemplo:

  • Anúncios: o foco principal é atrair cliques, direcionando para o seu site
  • E-commerce: o CTA pode apresentar chamadas com descontos, promoções, assinar newsletter, conhecer mais o produto, avançar no processo de compra
  • Blog (caso sua loja tenha um): use botões para chamar os leitores para conhecerem determinados produtos, baixarem um material ou ler outro conteúdo que completa o assunto abordado no post

Outro uso dos CTAs no e-commerce é como fonte de informação para saber, por exemplo, se existe algo que impeça ou dificulte a conversão. Até que etapa da jornada o cliente chega? O que o impede de seguir e converter?

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Como criar um bom CTA para o seu e-commerce

Como já mostramos, existem algumas boas práticas para criar um CTA, como verbos no imperativo ou no infinitivo, frases curtas e atraentes e botões que se destaquem no layout. Mas é preciso mais do que isso para construir um CTA que tenha conexão com seu público e aumente as chances de conversão. Confira!

Conheça sua persona

Antes de pensar no CTA, é preciso entender a persona do seu negócio. Quem é? Como se comunica? Com quem está falando? Definir a linguagem e a identidade visual, assim como os objetivos dos CTAs é importante para criar uma unidade em toda sua comunicação.

Defina o objetivo

Qual ação resultará do seu CTA? Compra, registro, cadastro na newsletter, download de materiais… Independentemente de qual seja, informe isso de forma clara e objetiva, usando apenas um verbo por CTA. Dê preferência para o imperativo ou infinitivo. 

O layout do seu CTA

Com o objetivo definido, é possível escolher o formato e a posição que mais se adeque. Pesquise em sites concorrentes onde e como eles usam o CTA. Isso irá influenciar diretamente os seus resultados. 

Já existem alguns formatos e posições que são de uso comum do e-commerce. Por exemplo, se você quer saber quais itens você já adicionou à sua compra, o que você procura no site? Sim, o símbolo de um carrinho. Ali, você sabe que vai encontrar esta informação. Esse modelo mental já está estabelecido e quanto mais você segui-lo, mais fácil e intuitivo para o cliente é realizar a compra.

Faça testes A/B

Um teste A/B é um tipo de experimento de marketing digital para entender o que mais agrada sua audiência. Para fazê-lo, você utiliza 30% da sua base como amostragem. Assim, 15% receberão a versão A e 15%, a B. A que tiver maior taxa de abertura é enviada para os 70% restantes.

O teste A/B te ajuda a fazer uma pesquisa rápida e bem direta sobre o que o seu público prefere, como ele deseja ser abordado e conduzido pela jornada de compra.

Como mensurar?

Para fazer a análise dos seus CTAs, você pode utilizar o Google Analytics. Com ele será possível conhecer as taxas de conversão do link de cada botão. E ela permite, também, que você realize o monitoramento da audiência, acompanhe o comportamento do usuário e avalie os resultados nas redes sociais.

O uso bem planejado dos CTAs ajuda a melhorar a fluidez da jornada do cliente no seu site e nos seus canais, bem como ampliar a conversão. Por isso, tenha sempre em mente o seu cliente e objetivos na hora de traçar a sua estratégia.

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