Conheça as principais métricas de marketing que vão te ajudar a impulsionar suas vendas e estar cada vez mais visível para seus clientes!
Medir e acompanhar são palavras-chave para quem trabalha com marketing digital. Os resultados das ações devem ser analisados de forma recorrente, de modo que seja possível entender o real impacto delas para o seu negócio. Assim, também fica mais fácil entender quando aplicar as medidas cabíveis a tempo, buscando melhorar a performance das campanhas. Para mensurá-las, você deve contar com as métricas de marketing.
Agora, você está se perguntando: dentre as diversas opções de métricas, qual devo escolher? Para responder essa pergunta, o primeiro passo é saber o objetivo das suas ações. Assim, você conseguirá definir o que precisa ser medido.
Então, o próximo passo será entender como. E é nesse momento que você precisará escolher as métricas que vão te ajudar a identificar se suas campanhas de marketing estão atingindo os objetivos e as metas estipuladas.
Para te guiar nessa escolha, apresentaremos neste artigo as principais métricas de marketing digital, e como colocá-las em prática a favor da sua loja, confira:
1 – CTR (Taxa de clique)
Do inglês Click Through Rate, a taxa de clique mostra a quantidade de cliques que um anúncio recebeu, levando em consideração o número de vezes que ele apareceu na página acessada. Isso nós chamamos de impressões. Quanto mais impressões o seu anúncio tiver, melhor a performance dele.
O CTR permite que você entenda como está a sua atratividade, gerando insights para melhorar a performance de suas campanhas. Afinal, se um anúncio está recebendo muitas visualizações, por qual motivo poucas pessoas estão clicando?
Para calculá-lo, existe uma equação simples:
CTR (%) = (Número de Cliques) ÷ (Número de Visualizações) × 100.
2 – CPC (Custo por Clique)
O Custo por Clique é muito utilizado em ações de mídia paga, e está diretamente relacionado ao CTR. Por meio dele, você consegue calcular o valor investido para cada clique recebido em seu anúncio.
Para chegar ao seu CPC, basta:
CPC = (Custo total da campanha) ÷ (Total de Cliques)
3 – CPM (Custo por mil)
É a métrica que mostra o valor investido para que suas campanhas ou anúncios sejam visualizadas por mil pessoas. Nessa modalidade, o preço é fixo é calculado a cada mil impressões, sendo muito usada para precificar diversos formatos de mídias digitais.
As ações que utilizam essa métrica têm como objetivo alcançar o máximo de pessoas, ou seja, gerar visibilidade para marca, mas que o acionável seguinte não seja o clique imediato.
O cálculo para definir o CPM de uma campanha é:
CPM = (Custo total) ÷ (visualizações/1.000)
4 – CAC (Custo por aquisição de cliente)
É uma métrica bastante utilizada para mensurar a saúde financeira de uma empresa. Como o próprio nome diz, resulta da soma entre número de clientes conquistados em um determinado período dividido pelos investimentos realizados em marketing e vendas na mesma época.
CAC = (investimento em Marketing + investimento em Vendas) ÷ (número de novos clientes)
5 – Taxa de Conversão
A taxa de conversão é utilizada para identificar se as estratégias adotadas estão gerando resultado. Ela é mensurada de acordo com o objetivo adotado na ação, ou seja, a conversão pode ser atribuída a compra de um produto ou até mesmo a assinatura de uma newsletter, por exemplo. Então, para calcular, basta dividir o número de conversões conquistadas pela sua audiência.
Levando em consideração o cenário de anúncios em e-commerces, podemos calcular da seguinte forma:
Taxa de conversão (%) = (pedido) ÷ (número de cliques) x 100
6 – ROI (Retorno sobre Investimento)
E por último, temos o Retorno sobre Investimento. Essa métrica é fundamental, pois, calcula quanto a empresa ganhou com o investimento realizado em um período específico. Através dele, é possível saber o custo-benefício da ação, ou seja, se ela valeu a pena ou não.
ROI = (Receita – Custo) ÷ Custo
Agora que você já conhece as principais métricas para quem trabalha com o marketing digital, está na hora de aplicá-las em seu negócio! E aqui na Americanas Marketplace você pode contar com a ajuda do Americanas Advertising, o canal de publicidade exclusivo para os lojistas parceiros. Esse time vai te ajudar nesse trabalho, acompanhando suas métricas e analisando como elas podem te trazer resultados ainda melhores nos sites da Americanas, Submarino e Shoptime.
O Americanas Advertising, além de contar com diversas soluções para impulsionar suas vendas, ainda têm relatórios completos com as métricas de marketing apresentadas neste texto. Assim, você pode acompanhar suas campanhas em tempo real.
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