Conheça a trajetória da Americanas na internet e toda a sua história nesses mais de 20 anos de presença no universo online.
A história da Lojas Americanas começa em 1929, quando um grupo de americanos fundou a loja que buscava atender um público com renda estável e, por isso, contava com preços mais baixos e até um slogan que dizia “Nada além de 2 mil réis”.
Como você já deve imaginar, o negócio deu muito certo! Ele cresceu, evoluiu e foi se adaptando às novas tendências do varejo, até que, em novembro de 1999, começou a vender seus produtos na internet através do site Americanas.com.
Mesmo nome, operações diferentes
O lançamento da Americanas.com foi um marco, principalmente pelo alto investimento tecnológico necessário para isso. O site ainda posicionou a marca em um novo ambiente e estabeleceu um meio de interação diferenciado com os consumidores, que, a partir daquele momento, podiam comprar produtos e serviços da Lojas Americanas via internet.
Porém, apesar do nome do site fazer uma associação direta às lojas físicas, a Americanas.com possuía uma operação completamente separada, sendo subsidiária da Lojas Americanas.
Fase experimental
O lançamento do site no dia 15 de novembro de 1999 foi marcado por uma fase experimental apenas na cidade de Curitiba, com o objetivo de entender toda a rotina do negócio e os procedimentos operacionais necessários.
Unindo esses aprendizados aos diferenciais competitivos da Lojas Americanas, seria possível elaborar uma estratégia de sucesso na internet a nível nacional.
Lançamento nacional
Em fevereiro de 2000, o site foi lançado para todo o Brasil e contava com os produtos vendidos nas lojas físicas mais algumas linhas de maior valor agregado, otimizando o canal de vendas.
Ao final do ano de lançamento, a empresa já contava com 175 mil clientes e era considerada a operadora de comércio eletrônico mais completa do país, com muita variedade e um dos melhores sistemas de entrega. Além disso, ela já somava reconhecimentos como:
- Melhor Site de comércio eletrônico no Brasil(Associação de Mídia Interativa – Prêmio Golden Mouse 2000)
- Melhor Site de comércio eletrônico no Brasil (eBit – Gold Medal 2000)
- Melhor Loja Online no Brasil 2000 (InfoExame – Melhor Site no Brasil 2000)
Os primeiros anos
O crescimento acelerado e a resiliência do negócio para se adaptar às tendências do varejo e as necessidades dos consumidores se manteve nos anos seguintes. Confira um pouco mais do que rolou nos primeiros anos do site da Americanas.
2002 – As vendas da Americanas.com já representavam 8,7% da venda total da Companhia.
2003 – O site se tornou referência no comércio eletrônico brasileiro e já contava com uma base aproximada de 1 milhão de visitantes únicos, o equivalente a 50% do total dos brasileiros que compravam pela Internet.
2004 – Com 3 milhões de acessos mensais, cerca de 110 mil itens ofertados e liderança em faturamento, o site da Americanas.com se torna oficialmente o maior portal de e-commerce do país.
2005 – Americanas + Shoptime
A aquisição do Shoptime adicionou ao negócio dois novos canais de vendas – TV e catálogo – e ainda trouxe uma nova base de clientes, resultante dos dez anos de mercado da marca.
Além disso, nesse mesmo ano, a Americanas.com foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, o melhor site de comércio eletrônico pela votação do público no Prêmio Ibest e se consolidou como o maior portal em volume de vendas e destino de compras da América Latina.
2006 – Criação da B2W – Companhia Global do Varejo
Em dezembro de 2006, a fusão da Americanas com o Submarino dá vida à B2W (atual americanas s.a.) – Companhia Global do Varejo, que agora reúne três grandes portais de e-commerce: Americanas, Shoptime e Submarino, e se torna a maior empresa de comércio eletrônico da América Latina.
Nessa época, já era evidente a evolução do consumidor, que buscava cada vez mais praticidade e comodidade na hora de realizar as suas compras. Assim, a empresa chegou no momento ideal, trazendo uma maior oferta de produtos e serviços, além de diversas vantagens para esse público, que agora podia adquirir os produtos on-line, por telefone, por catálogos ou até pelo canal de televisão Shoptime.
Novos ciclos e muita inovação
Após a fusão, uma longa fase de integração das operações se iniciou e durou até 2012. O resultado foi a construção de uma plataforma única e totalmente preparada para agarrar todas as oportunidades do e-commerce.
Além das operações de marketplace e serviços digitais, a Companhia passou a disponibilizar sua expertise de logística e plataforma tecnológica para grandes grupos empresariais no país e no exterior, operacionalizando a distribuição de produtos em massa.
Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar.
Em 2019, a Americanas adotou uma abordagem única na forma de atender seus clientes, também conhecida como Universo Americanas. Ela oferece plataforma física e digital, conta com um motor de inovação para acelerar os negócios e, em todas as suas frentes, busca “realizar sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas”.
Nesse ano, a Companhia também lançou a sua própria operação de Cross Border, a Americanas Mundo, que possibilita que os consumidores comprem produtos de todos os lugares do mundo, criando uma nova frente de crescimento para o marketplace.
Americanas Empresas
Em 2016, a Companhia lançou seu primeiro site de vendas corporativas, inicialmente batizado como “B2W Empresas”. Porém, foi apenas em 2019 que o site Americanas Empresas entrou no ar. Reformulado e desenvolvido para aproximar ainda mais os nossos clientes corporativos, o site é completamente focado nas vendas B2B, ou seja, vendas para pessoas jurídicas.
Diferentemente dos outros sites da americanas s.a. a Americanas Empresas oferece diversas vantagens para os lojistas que buscam atender o público corporativo, como a possibilidade de atender demandas no atacado, o que pode elevar o valor dos pedidos e diminuir custos operacionais e do frete.
Vender na Americanas Empresas, é muito simples! O lojista deve se cadastrar normalmente para vender na Americanas e então ativar a venda dos seus produtos no site.
Americanas Ao Vivo
No dia 25 de junho de 2020, a Americanas realizou a sua primeira live commerce, uma estratégia que consiste em vender os seus produtos ao vivo e on-line. O modelo de vendas faz um grande sucesso em vários países, especialmente na China, e a Americanas foi a primeira marca a trazer esse formato para o Brasil.
A primeira transmissão do Americanas ao Vivo contou com a participação da influenciadora Camila Coutinho, que apresentou diversos produtos de beleza disponíveis no site. Ao mesmo tempo, o público da live podia adquirir os produtos com condições de pagamento exclusivas.
A ideia inicial era ter diferentes influenciadores apresentando o Americanas Ao Vivo toda semana, tanto que, nos meses seguintes, outras personalidades como Nah Cardoso, Bianca Andrade e Rafael Portugal participaram do projeto. Porém, não demorou muito para a marca enxergar um potencial gigante nesse novo modelo de vendas.
Em novembro de 2020, uma nova fase do Americanas Ao Vivo começou e, dessa vez, as lives seriam apresentadas por lojistas que vendem na Americanas. Dessa forma, eles poderiam apresentar os seus produtos, tirar dúvidas ao vivo e, claro, vender muito.
É uma oportunidade única para os parceiros alavancarem as suas vendas e darem mais destaque às suas lojas no site da marca, por isso a Companhia passou a investir cada vez mais no live commerce.
Em maio de 2021, a americanas s.a. fechou uma parceria com a plataforma de e-commerce OOOOO, para o lançamento de uma plataforma exclusiva de live commerce no Brasil.
Participações pra lá de especiais
Celebridades e influenciadores se tornaram uma peça chave nas comunicações da marca, principalmente em datas especiais como Black Friday, Cyber Monday e o aniversário da Americanas.
Ingrid Guimarães, Ivete Sangalo e Fernanda Gentil foram algumas das primeiras caras que estamparam grandes campanhas da marca.
Em 2019, a nossa frente de produtos importados, a Americanas Mundo, trouxe para o Brasil uma comemoração famosa na China: o Dia dos Solteiros. A data, que foca em descontos bem agressivos, se assemelha a uma Black Friday.
No primeiro ano, a comemoração foi mais tímida, porém, em 2020, a data comemorada no dia 11 de novembro recebeu uma Mega Live, com direito a shows, demonstrações de produtos e muitas ofertas. Camila Coutinho e Otaviano Costa comandaram o evento, que também recebeu Camilla de Lucas, Rafa Kalimann e Nobru.
No mesmo mês, também tivemos mais uma Black Friday e, claro, o cenário não foi muito diferente. O Show da Black Friday Americanas foi apresentado por Felipe Neto e contou com o Fred, do Desimpedidos, Fih e Edu, do Diva Depressão, Fernanda Gentil, Camilla de Lucas, Nobru, Kamille Ramos, Fábio Porchat e Camila Coutinho. Além disso, o evento durou mais de 4 horas e foi transmitido simultaneamente em 6 canais diferentes.
A maior loja online do Brasil
Com essa trajetória fantástica e muitas novidades ainda por vir, não é à toa que a Americanas já se estabeleceu como a maior loja online do país e ainda coleciona reconhecimentos como:
- 6 vezes seguidas a “Loja Mais Querida” no Prêmio eBit Diamante.
- 1º lugar na maior premiação do atendimento brasileiro na categoria “E-commerce – Grandes Operações” do Prêmio Época Negócios ReclameAQUI.
- 1º lugar na categoria “E-commerce” do prêmio Marcas mais amadas do Brasil.
- 6 vezes seguidas vencedora do Prêmio Época ReclameAQUI, como a melhor loja na opinião do consumidor.
Quer fazer parte dessa história?
A Americanas é o marketplace ideal para você que quer comercializar os seus produtos on-line. Com mais de 20 anos de história e um público bastante diversificado, o site é uma excelente porta de entrada para pequenos e grandes lojistas no e-commerce.
Já imaginou ter a sua própria loja dentro de uma marca tão grande assim? É muito fácil! Confira o nosso conteúdo sobre como vender na Americanas e entre para o nosso time de parceiros.
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