O Gmail permite a criação de e-mails profissionais. Confira os recursos do Gmail corporativo e saiba como criar uma conta para sua empresa
Toda loja precisa de um e-mail. Tratando-se de uma loja on-line, isso fica ainda mais imprescindível. Afinal, é através dele que você vai se comunicar com seus clientes (e-mail marketing, acompanhamento dos processos de vendas etc) e por onde eles irão entrar em contato, caso seja necessário. Hoje, a ferramenta mais popular para isso é o Gmail.
Um e-mail, além de agilizar a comunicação, também facilita o acesso a arquivos e serve como prova daquilo que foi acordado.
E ter um e-mail nunca foi tão fácil! Criar uma conta no Gmail para sua empresa é rápido e você pode fazer através de qualquer dispositivo que acesse a internet. Confira!
Passo a passo para sua conta no Gmail
1 – Acesse a página de contas do Google
Para acessar o Gmail, você precisa criar uma conta no Google. Acesse a página, preencha as informações necessárias e pronto!
2 – Atente-se ao endereço escolhido
Lembrando que não será possível criar um determinado endereço do e-mail se o nome de usuário que você solicitou:
- já estiver sendo usado;
- for muito semelhante a um nome de usuário existente (por exemplo, se [email protected] já existir, não será possível usar [email protected]);
- for o mesmo nome de usuário que alguém usou anteriormente e excluiu;
- estiver reservado pelo Google para evitar spam ou abuso.
Para e-mails de empresas, o mais comum é usar [email protected]. Mas pode acontecer dele já estar sendo usado por alguém. Neste caso, vale tentar um contato e descobrir se esse endereço é usado por um outro estabelecimento, entender se vocês são concorrentes diretos…
E para o seu e-mail, você pode pensar em alternativas, como [email protected], ou [email protected]. São formas de você manter o nome do seu negócio no e-mail e deixá-lo identificável pelo público.
3 – Aceite os termos de uso
Com tudo certinho, é só ler e confirmar os “termos de uso” do Gmail e depois clicar em “Criar conta”:
4 – Acesse o Gmail
Agora, você é um dos 1,5 bilhões de usuários do Gmail. Para acessá-lo, use os dados da conta que você acabou de criar no Google.
Os recursos do Gmail para empresas
O e-mail com o domínio do próprio Gmail (ou seja, @gmail.com) foi criado pensando na pessoa física. O serviço, quando foi lançado em 2004, inicialmente visava o uso pessoal. Com o passar do tempo, ele foi criando funcionalidades voltadas para empresas.
Não que ter um e-mail [email protected] seja um problema. Pelo contrário! Você consegue fazer toda gestão e comunicação utilizando a versão básica da ferramenta.
Mas é verdade que ter um e-mail com o seu próprio domínio, por exemplo, [email protected], transmite mais profissionalismo e facilita quando se tem uma grande equipe. Assim, você pode criar um e-mail para cada funcionário, ou para cada setor e todos estarão ligados ao seu domínio.
Para isso, é preciso utilizar a versão paga do serviço, chamada de Google Workspace. Ele custa a partir de US$ 6 mensais por usuário e inclui as seguintes vantagens:
- Uma conta com o domínio da sua empresa, sem limite de endereços a serem criados
- Uma versão totalmente sem anúncios na página
- A propriedade das contas dos funcionários para que você tenha controle sobre os e-mails e arquivos da empresa
- Suporte de especialistas 24 horas por telefone, e-mail e chat
- Mais espaço de armazenamento no Gmail e no Google Drive
- Gerenciamento de dispositivos móveis para garantir a proteção dos dados. Com ele, é possível realizar o apagamento remoto de dispositivos perdidos, por exemplo
- Segurança avançada e controles administrativos
Caso você opte por essa versão, o próprio Google tem uma série de possibilidades de edições de conta, que variam de acordo com a sua empresa, por exemplo:
- Início rápido para empresas com uma pessoa (um usuário)
- Início rápido para empresas de pequeno porte (dois a nove usuários)
- Implantação para empresas de médio porte (10 a 300 usuários)
- Implantação de grandes empresas (mais de 300 usuários)
- Implantação em instituições educacionais
- Organização sem fins lucrativos
Você também consegue migrar os dados da sua organização para o Google Workspace, independentemente de qual servidor eles estiverem (Microsoft Outlook, servidores empresariais, produtos de colaboração ou Sistemas de arquivos).
E ainda é possível treinar os seus funcionários para que eles possam aprender a utilizar ao máximo todos os serviços e vantagens que essa versão oferece.
Não perca tempo e crie sua conta! Ter um e-mail facilita a comunicação entre a equipe, com seus fornecedores e público.
Leia também:
10 dicas para um e-mail marketing impossível de ser ignorado
O que é e-commerce e como começar um?
Marketing digital para produtos vendidos na internet