Veja como acessar o WhatsApp Web e usar a ferramenta para impulsionar os resultados da sua loja
Todo mundo conhece o WhatsApp! Segundo a revista Exame, o aplicativo tem 160 milhões de usuários no Brasil e é o principal mensageiro do país. Presente em celulares desde 2009, o programa se tornou acessível também pelo computador a partir de janeiro de 2015, com o lançamento do WhatsApp Web.
O WhatsApp Web funciona de um jeito praticamente idêntico à versão dos dispositivos móveis – é possível trocar mensagens em texto e áudio e arquivos com seus contatos – e o acesso é simples. É só visitar o site oficial do app, escanear um código QR e vincular o navegador ao seu telefone.
Mas engana-se quem acha que o WhatsApp Web é usado só por pessoas físicas para tratar sobre assuntos pessoais: ele traz benefícios e oportunidades para lojistas de todos os tamanhos e segmentos. Descubra como habilitar a versão web do Whatsapp no seu computador e impulsionar os resultados do seu negócio com ele a seguir.
Habilitando o WhatsApp Web no seu computador
Para habilitar o WhatsApp Web, você deve visitar o site oficial do aplicativo e, no celular com a conta que você quer acessar, abrir o app, tocar em “Mais opções” ou “Configurações” e capturar o código QR que a página gerar. Fácil, né?
Lembre-se que o WhatsApp Web só estará disponível quando os dois dispositivos envolvidos – isto é, o seu computador e o seu celular – estiverem conectados à internet. Não é possível, por exemplo, usá-lo se o seu telefone estiver sem bateria.
WhatsApp Web para negócios: quais os benefícios?
O WhatsApp Web pode ser um grande aliado de lojas de todos os segmentos e tamanhos. Ao tornar o app acessível no computador, o empreendedor ganha comodidade, porque conta com mais facilidade para acompanhar e responder mensagens e cuidar de assuntos relacionados à sua operação em um só lugar, sem precisar checar o celular.
Mas não é só isso: o WhatsApp Web ainda otimiza o dia a dia disponibilizando acesso a arquivos enviados usando a versão mobile, acelera a comunicação com o público, fornecedores e colaboradores e pode ser uma poderosa ferramenta de marketing, resultando até em vendas mais altas e na fidelização de clientes!
Humanize sua marca…
Ao usar essa ferramenta, você abre um canal de comunicação adicional com seus clientes e com o público interessado na sua loja, que transmite mais proximidade do que o e-mail ou chatbots, por exemplo. Tudo com muita praticidade para enviar e receber arquivos e imagens, como comprovantes, fazer reservas e direcionar o cliente para a sua loja online ou em marketplaces.
…e fidelize clientes (novos e antigos)
Essa aproximação pode fazer a diferença na hora de fidelizar clientes. Com o WhatsApp Web, fica ainda mais fácil manter contato com quem comprou com você: é fácil começar uma conversa em poucos cliques no computador entre uma venda e outra! Aí, quando o cliente responder, você recebe uma notificação na tela do computador, sem chances de deixá-lo sem resposta por não estar com o celular na mão.
Você pode falar sobre lançamentos da sua loja, fazer um atendimento pós-venda, verificar como foi a experiência dele com você e se o produto atendeu as expectativas. É esse cuidado que destaca a sua marca da concorrência, o que resulta em satisfação e um público cada vez mais fiel.
Ganhe uma ferramenta de marketing…
A praticidade do WhatsApp Web se estende também a comunicações mais marqueteiras: que tal falar diretamente com seus clientes (e potenciais consumidores), da forma descontraída que o app permite, sobre produtos que estão chegando na sua loja, promoções imperdíveis e benefícios e diferenciais dos itens que já tem no seu estoque?
…e até de gestão!
O WhatsApp Web ainda simplifica a gestão da sua loja porque encurta distâncias entre você e fornecedores e simplifica a comunicação com seus colaboradores. É só abrir o navegador, chamar o contato e tratar sobre o assunto desejado, sem precisar trocar de dispositivos.
Leia também:
Por que o mobile deve integrar sua estratégia?
WhatsApp Business: o que é e como utilizar
Estatísticas do e-commerce: dados importantes sobre o setor