*Guest post por Tiny ERP.
Cuidar da reputação é crucial para toda loja e, como não poderia deixar de ser, também para quem vende nos marketplaces. Veja algumas dicas!
Vender em marketplaces é uma boa oportunidade para escalar vendas. Isso porque estes canais são considerados shoppings online, que recebem um grande número de visitantes diariamente. No ano de 2020, os marketplaces cresceram 52%, resultando em 73,2 bilhões de faturamento nesta plataforma de vendas, de acordo com o Ebit.
Muitas lojas podem vender seus produtos, porém, para que eles sejam encontrados pelos consumidores, um quesito importante é a loja ter uma boa reputação no marketplace. A reputação positiva pode trazer mais visibilidade para os seus anúncios e como consequência atrair a atenção de mais clientes para converter vendas.
O que é reputação no marketplace?
A reputação no marketplace está relacionada diretamente à confiança estabelecida entre os consumidores e as empresas que oferecem os produtos para venda. Cada loja precisa se preocupar com sua reputação, pois pode impactar diretamente nas vendas. Um cliente buscando um produto online vai preferir comprar de uma empresa com boa ou com má reputação?
São diversos os aspectos analisados para compor a reputação de uma empresas nos marketplaces. Entre eles, podemos citar:
- qualidade dos produtos anunciados;
- opinião de clientes que compraram os produtos;
- entrega respeitando o prazo pré-estabelecido;
- bom atendimento;
- transparência durante a venda.
Os consumidores costumam analisar estes e outros pontos antes de avaliarem suas compras, então é preciso ter total cuidado com cada um dos itens. Se ele for mal atendido ou se a entrega demorar, pode avaliar mal a loja e, por consequência, ela ficará com uma reputação ruim, prejudicando as vendas.
Mas claro, isso não quer dizer que não podem ocorrer falhas na operação. Caso ocorram problemas, é importante tratar o caso com atenção e bom atendimento, com isso, ainda poderá conseguir uma boa avaliação e o vínculo de confiança estabelecido.
Melhore sua reputação nos marketplaces para vender mais
O algoritmo dos marketplaces trabalha para que as melhores ofertas para cada cliente apareçam com destaque nas páginas de cada categoria. Para deixar seu anúncio bem posicionado com o intuito de melhorar as visitas, ter uma boa reputação é fundamental. Para isso, ter boas fotos do produto e uma descrição completa são os primeiros passos. Mas além disso, temos algumas dicas para que você melhore as avaliações no marketplace e alcance uma boa reputação:
Faça oferta com preços competitivos
Nos marketplaces é comum vermos o mesmo produto sendo vendido por diversas lojas. Por isso, um dos pontos que precisa de atenção é o preço que o seu produto será anunciado. Se todos estiverem vendendo o item por até R$ 100,00 e você praticar o preço de R$ 150,00, dificilmente terá atratividade o bastante para os clientes optarem por sua oferta.
Faça pesquisas antes de criar os anúncios, para que possa competir com os demais anunciantes. Mas também cuide para que seus custos de venda, incluindo a comissão cobrada pelo marketplace, não deixem suas vendas sem lucratividade. É preciso precificar de acordo com a margem desejada para que sua empresa não fique no vermelho.
Venda produtos de alta qualidade
Produtos de boa qualidade podem gerar boas avaliações dos clientes, o que é necessário para construir sua reputação. Se você sabe que seus produtos serão bem avaliados, aproveite para pedir aos seus clientes que avaliem a compra e os produtos adquiridos. Em troca das avaliações, ofereça descontos, pontos ou um mimo na próxima compra. Esta é uma forma de conseguir mais avaliações, que vão te ajudar a melhorar a reputação.
As avaliações positivas também ajudam outros clientes com dúvidas relacionadas à compra. Muitos encontram respostas úteis nos comentários, como a modelagem de uma roupa ou dicas para escolher o tamanho de um calçado.
Ofereça um frete atrativo e ágil
No e-commerce, um dos pontos chave para fechar uma venda é o frete. Preços muito caros para a entrega do produto podem assustar o consumidor e você acabará perdendo uma venda. Porém, mais do que ter fretes a baixo custo, é importante ter um frete eficiente.
Isso porque não adianta oferecer um frete com preço baixo se a entrega atrasar e o cliente ficar insatisfeito com a compra. Sua reputação será comprometida e poderá dificultar o posicionamento dos seus anúncios no marketplace.
Sendo assim, é importante contar com um serviço de logística que pratique preços justos, mas que também seja fiel aos prazos de entrega.
Tenha um atendimento de excelência
Oferecer um bom atendimento é essencial para conquistar os clientes. Se eles conseguem sanar suas dúvidas antes da compra ou então resolver um problema com transparência e agilidade, fica mais fácil de você ganhar maior pontuação ao ser avaliado. Lembrando que o ideal é que a comunicação seja humanizada, estreitando laços entre cliente e empresa.
O relacionamento precisa ser bom, mesmo em transações online. Ainda, é indicado que a atenção ao cliente se estenda para o pós-venda, assim você deixará uma imagem positiva sobre a empresa, podendo gerar boas avaliações na sua loja.
Boa reputação gera mais vendas
Cuidar da sua loja no marketplace é importante para que sua reputação seja boa. Ofereça bons produtos a um preço justo, escolha bem o frete e capriche no atendimento oferecido aos clientes.
Para te ajudar nessas tarefas é indicado o uso de um ERP especialista em vendas online, como o Tiny. Com um bom sistema de gestão integrada você consegue gerenciar os preços dos anúncios conforme as regras de comissão e frete de cada e-commerce, sem a necessidade de fazer cálculos manuais. Também é possível integrar com soluções logísticas para poder escolher as melhores formas de frete para enviar os pedidos ou para imprimir as etiquetas de envio para agilizar o despacho das encomendas.
São diversos os cuidados que o lojista precisa ter em sua operação, e a agilidade no envio das encomendas também conta pontos para a sua reputação nos marketplaces. O ERP pode tornar sua rotina mais leve através de recursos como controle de estoques, emissão de notas fiscais, gerenciamento de pedidos, e muito mais. E alguns deles até permitem que você teste a ferramenta sem custo para ver se ele, de fato, funciona para sua rotina.
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