*Guest post por iSET.
O abandono de carrinho pelo cliente pode sinalizar a necessidade de melhoria do e-commerce. Veja algumas ações que você pode tomar!
O abandono de carrinho acontece quando um usuário navega no seu site, seleciona alguns produtos e, no momento de finalizar a compra, ele desiste.
Você sabe por que os abandonos de carrinho normalmente acontecem? Você sabe como resolver esse problema no e-commerce?
Leia o post até o final e confira todas as dicas que separamos para você entender melhor como evitar o abandono de carrinho na sua loja virtual!
1- Explore o potencial do seu site
Os motivos para ocorrer o abandono de carrinho pelo cliente não se restringem simplesmente ao carrinho de compras em si ou a esta página. Na verdade, os motivos pela desistência podem estar relacionados a qualquer parte do seu site.
É por isso que para garantir a finalização da compra em uma loja virtual, é preciso se certificar de que todo o seu site esteja funcionando bem.
Primeiramente, é preciso ter uma visão geral da sua loja e como ela está fazendo a conversão dos visitantes.
A qualidade do site, a segurança, o atendimento prestado, as opções de pagamento e o serviço de entrega podem ser fatores decisivos para que um consumidor finalize ou não uma compra na sua loja virtual.
Portanto, toda a jornada de compra do visitante, ou seja, o caminho que ele percorre desde o momento em que entra no seu site até a finalização de compra, deve estar bem otimizado, intuitivo e estruturado. Sem erros e bastante claro.
Sendo assim, organize as informações de forma simples e objetiva tornando a navegação o mais fluida possível. Não se esqueça de disponibilizar canais diretos de contato entre o cliente e a loja: isso é importantíssimo para dar mais segurança aos seus visitantes.
Exiba claramente ícones referentes à segurança nas páginas de compra. E também crie páginas de informação sobre as políticas de privacidade da sua loja, entre outras informações importantes para os clientes.
2- Melhore a experiência de compra
Por incrível que pareça, mesmo depois de já terem inserido o produto no carrinho e clicado no botão “comprar” ainda há uma grande chance do cliente desistir do pedido. Isso acontece por várias razões, racionais ou não.
Para evitar esses problemas é importante garantir a melhor experiência de compra ao cliente se você deseja evitar o abandono de carrinho. Tenha certeza de que ele consiga percorrer cada etapa do processo de compra com muita facilidade e rapidez.
Para isso, é preciso tomar uma série de cuidados e ações na loja virtual, incluindo algumas que já citamos anteriormente.
Segundo uma pesquisa da Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam as páginas que levam mais de 3 segundos para carregar. Então, é fundamental que o seu site seja rápido, pois se alguma página demorar muito para carregar o cliente pode perder a paciência e sair.
Outro fator importantíssimo são os formulários. Além de serem bem feitos e não gerarem dúvidas na hora do preenchimento (preste atenção nos botões e labels, por exemplo), precisa ser muito bem pensado em relação à quantidade de campos.
3- Analise o valor do frete
O valor do frete é o principal motivo alegado pelos consumidores para o abandono do carrinho. Por isso, esse é um dos pontos mais importantes para se analisar e evitar que o cliente desista de finalizar a compra na sua loja virtual.
É possível notar, em alguns casos, que o valor do frete ultrapassa até mesmo o valor do próprio item, aumentando assim o abandono de carrinho.
Realizar promoções de frete em sua loja virtual é uma prática muito interessante! Vale a pena pensar em alguma estratégia sobre isso. Muitas empresas viabilizam o “frete grátis”, a partir de um determinado valor em compras, inserido a taxa de entrega no valor cobrado pelo produto, por exemplo.
Em caso de cobrança de outras taxas, deixe-as especificadas claramente para que o público não se sinta lesado e abandone o carrinho por ter tido alguma surpresa negativa.
E, por fim, analise em geral o valor do frete cobrado pela sua loja. Ter várias transportadoras pode baratear esse custo e garantir que o cliente tenha várias opções de entrega.
4- Utilize o “one page checkout”
Hoje em dia, as pessoas estão mais apressadas e, por conta disso, buscam facilidades e agilidade, sobretudo, quando se trata de comprar na internet.
E é isso que o one page checkout busca: rapidez, praticidade e sucesso! Com ele, os clientes podem fazer todas as etapas de checkout – ou seja, colocar o produto no carrinho online, fechar a compra e receber a aprovação de pagamento – em uma só tela.
O modelo one page checkout evita distrações que levam ao abandono de carrinhos. Com tanta objetividade, o cliente obtém as informações essenciais para fechar o negócio, já que em uma única página ele terá uma visão geral de tudo o que é preciso para finalizar a compra.
Se você pretende aumentar suas vendas com uma melhor experiência para o cliente, então, o modelo one page checkout é o mais indicado para não deixar o seu público se cansar ou abandonar os produtos da loja virtual.
5- Ofereça pagamento via Pix
O Pix – plataforma de pagamento instantâneo, é uma nova modalidade de pagamento, criada pelo Banco Central do Brasil, e que surgiu com o objetivo de aumentar a facilidade de transferências bancárias entre pessoas e empresas.
Existem inúmeras vantagens de se utilizar o novo meio de pagamento Pix. A primeira é que a modalidade está sempre disponível: 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, as transferências de valores, realizadas pelo Pix, levam no máximo 10 segundos para serem enviadas e confirmadas, ou seja, são praticamente instantâneas.
A segurança do Pix é garantida por criptografia, tanto para lojistas quanto para consumidores. Por isso, é essencial que você considere oferecer essa forma de pagamento para os seus clientes na loja virtual, já que ela oferece muita agilidade no processo de finalização da compra, podendo evitar o abandono na hora do pagamento.
Uma forma fácil de implementar esse modelo de pagamento é contar com uma plataforma de e-commerce que já forneça integrações de pagamento com o Pix.
6- Diminua o prazo de entrega
O prazo de entrega muito alto também é um fator decisório de compra do seu cliente. É comum vermos o prazo de entrega de, por exemplo, 20 dias úteis para pedidos importados ou personalizados, mas quando se está comprando itens comuns, esperamos ver o menor prazo possível.
Por isso, fazer uma boa gestão de estoque para ter seus produtos mais vendidos sempre disponíveis, além de diferentes transportadoras para fornecer o melhor prazo de entrega são detalhes mais que essenciais para evitar o abandono de carrinho no e-commerce.
7- Ofereça várias opções de entrega
Como você deve ter percebido durante o post, garantir boas opções e velocidade de entrega é algo bastante positivo para diminuir o abandono de carrinhos na sua loja virtual.
Hoje em dia, muitos compradores estão preferindo realizar compras em lojas com o menor valor de frete e a entrega mais rápida.
Por isso, quanto maior a sua competitividade no valor e prazo para entregar o pedido para o cliente, menor será sua taxa de abandono de carrinho!
Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor as motivações do abandono de carrinho e como resolver essa realidade que muitas lojas virtuais podem acabar enfrentando.
Siga nossas dicas para ver essa realidade mudando no seu e-commerce! Boa sorte e boas vendas!
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