O budget nada mais é que o orçamento disponível para um investimento. Neste artigo ensinamos os passos para definir seu budget de mídia!
Budget é uma palavra em inglês, que significa orçamento. E como vendedor, você sabe que todas as áreas de uma empresa precisam de um controle orçamentário para um bom desempenho.
No artigo de hoje, vamos falar especificamente sobre o investimento em Marketing e Publicidade. Afinal, essa área é fundamental para fazer o seu negócio crescer.
Por que separar um budget exclusivo para publicidade?
Porque é através de estratégias de divulgação que a sua loja conquistará cada vez mais clientes. A publicidade é capaz de aumentar a visibilidade dos seus produtos e fortalecer a presença do seu negócio na mente do público.
É através de estratégias de mídia que você poderá determinar o público-alvo ideal e impactar, no momento certo, os consumidores que estão buscando pelo seu produto.
Muitos lojistas precisam pensar nas estratégias de marketing sozinhos, afinal, sua operação ainda não comporta uma equipe própria para a área ou a contratação de uma agência. Então, precisam estudar e aplicar as estratégias para entender o que funciona ou não, na base da tentativa e erro.
Acerte a balança entre branding e performance
Como você verá abaixo, o processo como um todo não é rápido, apesar de dinâmico. Por isso é necessário que os anúncios sejam ajustados e existe a necessidade de se fazer testes de otimização para a estrutura de anúncios funcionar de forma plena.
Um erro cometido por muitas marcas, motivadas pelo ideal de resultados rápidos, é a insistência em aplicar a maior parte do investimento em fundo de funil, ou seja, olhando somente para performance e tentando converter uma venda direta antes mesmo de criarem valor para o produto.
Em nossa plataforma de publicidade Americanas Advertising, por exemplo, temos soluções configuradas por palavras chave. Ou seja, neste caso, se um cliente pequeno optar por termos mais generalistas, que costumam ser mais caros e concorridos por grandes indústrias, isso pode resultar em baixa performance dos anúncios. Como as grandes empresas poderão superar os investimentos das menores, essa estratégia tende a ser uma má aplicação de um budget limitado de mídia.
Por isso é necessário testar e otimizar. E você consegue fazer isso estudando o comportamento das suas personas e avaliando quais são as palavras-chave certas para cada etapa da jornada do cliente até ele finalmente decidir comprar.
O conceito de cauda longa, ou long tail, que consiste em expressões de busca que apresentam maior especificidade e, em vista disso, possuem um número menor de buscas, funciona bem para o objetivo de reforço da sua marca no inconsciente dos usuários.
Para um vendedor de “camisetas”, ao invés de anunciar essa palavra generalista, no conceito de long tail, ele poderia optar por termos como “camisetas 100% algodão” ou “camiseta masculina manga longa”, atingindo um público menor, porém qualificado para comprar seus produtos.
Tudo é um processo, e vamos detalhar logo abaixo.
Separe e otimize seu budget por etapa da jornada de compra do cliente
Neste ponto do processo, o seu budget precisa ser dividido de forma estratégica para otimizar os seus resultados em cada etapa da jornada de compra do seu cliente – topo, meio e fundo de funil, respectivamente.
Não existe uma fórmula mágica e nem a receita perfeita para a definição da divisão de budget, mas é importante que você saiba o que significa cada etapa do funil para aplicar essa divisão de forma mais assertiva.
Topo de Funil – atraia mais tráfego para seu site
Nesta etapa, os visitantes estão em um momento de aprendizado e descoberta de alguma necessidade ou problema.
Portanto, no topo, o objetivo é deixar evidente que seu produto é uma das soluções possíveis, para isso o ideal é que seus anúncios apareçam com frequência considerável para que a sua marca esteja presente na hora do reconhecimento do problema destes visitantes.
Mesmo que a sua estratégia orgânica seja madura, o investimento em anúncios pode fazer com que o seu site seja exibido para buscas em que o mesmo não esteja bem posicionado, fortalecendo seu planejamento de branding com foco em reconhecimento e fortalecimento da marca.
Uma dica, caso você tenha um orçamento limitado, é investir em termos de busca conhecidos como long tails – explicado acima.
Meio de Funil – momento de gerar mais conversão
No momento anterior à tomada de decisão, o usuário ainda está buscando avaliações mais profundas sobre os produtos pré-selecionados dentre os que ele já considera boas soluções para o problema dele.
Sendo assim, nesta etapa, se o seu produto não for encontrado por este usuário, as chances de conversão dos seus anúncios ficam mais baixas. Dados extraídos de estudos internos indicam que 90% das conversões acontecem na primeira página de buscas, ou seja, quem não é visto, não é lembrado.
Para esta etapa, a dica é que seu investimento seja direcionado para termos de busca mais específicos sobre os seus produtos e seus benefícios.
Fundo de Funil – a importância do pré-vendas
Aqui podemos sim dizer que a maior parte do seu budget deve ser empregado. Os visitantes estão no momento para tomar a decisão e estão bem engajados com seu produto e marca, o momento ideal para converter.
Então o investimento deve ser feito para imprimir cada vez mais o seu anúncio na página e os seus diferenciais estarem com mais destaque.
Uma dica de ouro aqui é pegar uma parte e dedicar para o remarketing, para que os visitantes sejam impactados pelos seus anúncios mais uma vez, ou quantas você preferir e ajustar.
Ainda visando a performance, a aplicação de parte do budget no formato de Produtos Patrocinados aumenta consideravelmente as chances de sucesso da estratégia digital, pois neste formato você exibirá anúncios de acordo com a navegação do seu cliente nas vitrines patrocinadas de sites como: Americanas, Submarino e Shoptime.
A Americanas Advertising disponibiliza diversas posições patrocinadas que são divididas entre as principais páginas dos sites da Americanas Marketplace, como home principal, categoria e muitas outras. Você pode ver todas as opções de formato neste artigo.
E os resultados são reais. Fizemos uma análise entre lojistas que investem com a Americanas Advertising e os que não investem. Descobrimos que os que anunciam nos formatos de publicidade do marketplace Americanas SA têm até 3,8X mais GMV (Gross Merchandise Volume ou Volume Bruto de Mercadorias) e 4X mais pedidos.
Além disso, durante nosso estudo entendemos que no mês de maio, a representatividade das nossas soluções no GMV da categoria de bebês, por exemplo, foi de 24%.
E sabe o que é mais curioso? O público fitness, que consome, entre outros produtos, suplementos como whey protein, também utilizou as nossas soluções para finalizar a compra. Por isso, a representatividade da Americanas Advertising no GMV da categoria Suplementos Alimentares foi de 31%.
Como definir o budget ideal?
Pense na sua empresa como um todo. Analise os custos fixos da operação, a margem de cada produto, as metas de crescimento e, com base nisso, defina quais são os produtos com maior potencial. Pense também em quanto é possível destinar aos investimentos em publicidade.
É importante que você encontre um meio termo entre o ideal e o quanto a sua empresa consegue, realmente investir.
Depois de entender a realidade do seu negócio e o seu potencial de investimento, foque em garantir a continuidade das ações de mídia, acompanhar de perto os resultados conquistados e realizar otimizações sempre que necessário.
Budget para mídia no marketplace
Em algumas plataformas de mídia no marketplace, como a Americanas Advertising, por exemplo, é o lojista quem define o valor do investimento. Pensando ainda na sua flexibilidade, paga-se apenas quando clicam no produto e você pode ajustar ou pausar as campanhas a qualquer momento.
Como o marketplace se responsabiliza pelo marketing externo, em canais como Google e Facebook, o lojista pode separar um budget adicional para investir em mídia dentro dos sites, ampliando seu branding e conversão de vendas nos espaços de navegação do cliente. Como e quando quiser.
Uma dica para definir o seu investimento no marketplace é pegar 20% do ticket médio dos seus produtos e aplicar para testes e ajustes de campanha por, pelo menos, 3 meses. Assim será possível entender o resultado para investir mais e melhor nos meses seguintes.
Por onde começar?
Se você já é um parceiro da Americanas Marketplace, saiba que você sempre pode contar com a ajuda da Americanas Advertising, nosso hub de publicidade omnichannel, para apostar em soluções que impactam os clientes de forma estratégica, potencializando as vendas da sua loja com base em inteligência de dados.
O que você ainda está esperando? Acesse a nossa plataforma e veja os resultados que são possíveis alcançar com a ajuda das nossas soluções de anúncio.
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