O Canvas (Business Model Canvas) é uma forma facilitada de se criar um modelo de negócio e começar a empreender. Veja como!
Está pensando em abrir um negócio ou reestruturar o que você já tem? Então, você precisa conhecer o Canvas, um modelo de estruturação de negócios super eficiente, prático e muito visual. E o melhor: você pode usá-lo para planejar qualquer tipo de negócio!
O Canvas vai te ajudar a definir, visualizar e relacionar os principais pontos da sua empresa. Essa metodologia torna todo o processo de estruturar um negócio mais intuitivo, destrinchado.
No artigo de hoje, você vai entender o que é o Canvas, como ele funciona e de que forma você pode aplicá-lo para abrir a sua loja!
Business Model Canvas: saiba como estruturá-lo
Com esta ferramenta, você terá uma visão mais ampla da empresa, desde seus objetivos principais até o segmento em que ela está inclusa. Sua proposta é trazer todos os pilares de análise da proposta da nova empresa em um quadro descentralizado e de forma dinâmica.
E para colocá-lo em prática, você tem algumas opções. Na internet, você encontra algumas ferramentas on-line e gratuitas, como Sebrae, BM Fiddle, Canvas em PPT para Preencher ou Canvanizer. Ou você pode utilizar uma lousa, post-its, folhas de papel…
Independentemente do caminho escolhido, a estrutura será sempre a mesma. O Canvas é dividido em 9 campos, que devem ser preenchidos após uma análise profunda de cada um:
- Parcerias-chave: quem são seus parceiros-chave? Aqui, entram fornecedores de produtos, ferramentas, recursos… Nesta etapa você entenderá de quem a sua empresa vai depender.
- Atividade-chave: aqui, você vai destrinchar o que a sua empresa faz. Quais atividades são fundamentais para que seu negócio se sustente? O que você entregará aos clientes?
- Recurso-chave: nesta etapa, você vai definir o que deve ser providenciado para que a empresa seja lançada. Trabalhe com quatro pilares: recursos físicos, intelectuais, humanos e financeiros.
- Estrutura de custos: relacione todos os custos que o negócio terá, desde sua implementação até o cotidiano operacional. Pense nos custos de produção, operação, fixos, variáveis, economia de escala e de escopo.
- Proposta de valor: o que a sua empresa vai propor e levar de interessante ao mercado? Entender qual necessidade o negócio será capaz de solucionar e quais vantagens o seu negócio vai entregar ao consumidor podem te ajudar a chegar a uma resposta.
- Relacionamento: defina como sua empresa fará contato com os clientes. Pense no que o consumidor do seu negócio espera em relação ao seu posicionamento e defina como deve ser essa abordagem e contato.
- Canais: agora, pense nos canais pelos quais você vai realizar este contato. Lembre-se que eles devem ser usados não só para captar mais clientes, mas também para fidelizá-los. Estudar onde o seu público está vai ajudar a definir este tópico.
- Segmento de clientes: quem são seus clientes? Para quem você está criando um negócio e quem você pretende atender com ele? Esta etapa é muito importante porque vai ajudar a definir comunicação, canais, relacionamento… Afinal, um público bem definido que vai se mostrar interessado no seu produto.
- Fontes de receitas: considere todas as possibilidades de entrada de capital. Avalie o que é realmente interessante ao seu negócio, analisando o impacto positivo que essa fonte de receita traria. Não deixe de relacionar a expectativa de ganho de cada uma delas.
Visualmente, o quadro do Canvas fica assim:
Sales Model Canvas: vá além e desdobre o seu modelo de negócios
Agora que você já estruturou o seu modelo de negócio, você pode trabalhar em um Canvas totalmente dedicado às suas vendas. Isso mesmo! Existe um modelo que você vai te ajudar a planejar o quanto e como você deseja vender no seu negócio.
Ele vai auxiliar na criação de processos de vendas eficientes e orientados ao cliente, permitindo traçar planos de ação, tornando o time de vendas mais eficiente.
Desta vez, o mapa visual estará dividido em sete blocos, com quatro etapas:
Veja como preencher cada um deles:
- Objetivo: qual é o grande objetivo dessa etapa do seu processo de vendas?
- Validação: quais são as confirmações que o vendedor precisa ter para avançar com a oportunidade? Algumas validações comuns são: confirmar o orçamento, validar autoridade, necessidade do cliente e urgência.
- Ferramentas: quais modelos, softwares e outras ferramentas são utilizados nas diferentes etapas do processo? Algumas opções: CRM, telefone, template de email ou template de apresentação comercial.
- Tempo de estagnação: quanto tempo uma oportunidade pode ficar dentro de uma etapa antes de ficar estagnada? Analise o esforço necessário da etapa e o que o prospect precisa fazer internamente para avançar.
- Motivo de descarte: motivos de descarte justificam o que fez a oportunidade ser perdida e retroalimenta a empresa a saber como reagir à concorrência, analisar necessidades de produtos e criar planos de ação para contornar as principais objeções.
- Taxa de conversão: qual a taxa de conversão desta etapa? Essa informação é fundamental para estimar o esforço necessário para bater a meta.
- Meta de avanço: esta etapa é calculada sempre de trás para frente, usando como base o número de vendas necessárias para atingi-la.
Trabalhar com o Canvas te permite criar um modelo de negócios e vendas fácil de trabalhar, de corrigir – se necessário – e, principalmente, muito visual. E isso facilita o entendimento de todo o processo.
Agora que você já sabe como fazê-lo, pode aplicá-lo ao seu negócio e começar a sua nova loja com o pé direito!
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