48% dos consumidores deixariam de comprar em uma loja que já sofreu ataque cibernético

por Americanas

18 de outubro de 2021

Pesquisa da Zoho destaca a importância da segurança dos dados e mostra como um ataque cibernético pode influenciar a reputação das marcas. 

Empresas no mundo todo já foram alvo de ataques cibernéticos ao longo dos últimos anos, isso é, elas tiveram seus sistemas de informação invadidos por terceiros

Esse tipo de manobra causa uma série de prejuízos para a empresa, que deve lidar com a recuperação dos dados e, às vezes, até interromper seus serviços por um determinado tempo. Mas, além disso, de acordo com um estudo da Zoho — empresa de tecnologia global — as empresas que sofrem ataques cibernéticos também passam a ser vistas como não confiáveis pelos consumidores. 

O estudo, encomendado pela Zoho e realizado pela plataforma Toluna, questionou 1.000 brasileiros sobre segurança dos dados online e cerca de 48% dos entrevistados afirmaram que deixariam de comprar em uma empresa se descobrissem que o site já sofreu ataques cibernéticos.

A importância da segurança dos dados 

A pesquisa também questionou o público sobre a relação que eles têm com as lojas que costumam acessar e o fornecimento de dados que, normalmente, é necessário para realizar uma compra online. Diante disso, 65% afirmaram ter medo de oferecer informações pessoais ao comprar online.

Por isso, ao adquirir ou vender os seus produtos online, é sempre importante buscar mais informações sobre as marcas e apostar em sites de confiança. No estudo, 72% dos entrevistados afirmaram que evitam comprar em lojas virtuais que não tenham um domínio de e-mail próprio, enquanto 39% disseram que confiam mais em comprar no aplicativo da loja do que no site.

Como se prevenir de ataques cibernéticos 

Com os ataques cibernéticos acontecendo com cada vez mais frequência, é possível entender a preocupação dos consumidores ao realizarem suas compras online e fornecerem seus dados pessoais.

Por isso, ao criar a sua própria loja online é muito importante que você invista em uma tecnologia mais avançada para lidar com as informações dos seus clientes. Assim, além de garantir a segurança da sua loja e se proteger caso ocorra um ataque cibernético, você ainda fortalece o relacionamento com os consumidores, assegurando que seus dados estarão protegidos. 

Outra opção para quem tem pouco recurso para investir em todas as medidas necessárias para proteger um site próprio, é fechar parceria com marketplaces conceituados. Procure vender apenas em sites de boa reputação e que já investem fortemente em segurança. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 13 de julho de 2021, com 1.000 pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. 

Leia também:

Cultura do cancelamento de marcas: o que é e como proteger meu negócio?

Estatísticas do e-commerce: dados importantes sobre o setor

O que é marketplace?

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

veja ainda:

tendências de produtos para 2025 - destaque

Principais tendências de produtos para 2025

Principais tendências de produtos para 2025 incluem a sustentabilidade, com foco em materiais reciclados e embalagens sustentáveis, e a crescente […]

pix automático - destaque

Pix automático tem previsão de lançamento para junho de 2025

O pix automático, previsto para junho de 2025, promete automatizar pagamentos recorrentes, trazendo maior comodidade para consumidores e empresas O […]

primeira black friday americanas - destaque oficial

Americanas: com o brasileiro desde a primeira Black Friday do país

Na vida do brasileiro desde a primeira Black Friday do Brasil, a Americanas se mantém atenta às necessidades do consumidor […]