O que é PLP dos Correios?

por Ideris

18 de outubro de 2021

* Guest post por Ideris.

A PLP dos Correios é um código de rastreio de objetos postados em agências da rede ou durante a coleta do item. Saiba mais

Saber o que é PLP dos Correios é muito importante para quem trabalha com vendas online e precisa enviar os pedidos dos seus clientes e contatá-los do despacho de envio e código de rastreio.

Quem trabalha com e-commerce ou marketplaces sabe o quanto a reputação de um vendedor é relevante para fidelizar clientes como também para prospectar novos clientes. Entre tantas variáveis que determinam seu sucesso nas vendas online, uma delas tem destaque especial: boas condições de frete, o que inclui valores acessíveis, mas também agilidade e alta qualidade no envio.

Os clientes querem saber quando o produto foi enviado, o código de rastreio, quando chega, entre outras informações. Afinal, se você já adquiriu um produto online sabe que a expectativa da chegada do pedido é sempre grande, não é mesmo?!

Como os Correios ainda são bastante utilizados para as entregas do varejo online, é importante usar esse serviço da melhor maneira possível – e isso inclui o recurso de PLP. 

O que é PLP dos Correios

PLP dos Correios é um código de rastreio ativado no momento em que o objeto é postado, seja na agência dos Correios ou na Coleta feita na empresa. Com esse recurso, a empresa e o próprio cliente poderão acompanhar as etapas de deslocamento do pedido, como objeto postado na agência X, recebido no centro de distribuição Y, a caminho do destinatário, tentativas de entrega, entre outras informações.

O recurso é necessário na operação de e-commerce e garante mais transparência e segurança no envio dos pedidos, além de aprimorar a relação entre cliente e marca e evitar chamadas desnecessárias no SAC de consumidores perguntando sobre a entrega.

plp dos correios- interna

Como usar a PLP dos Correios?

Para utilizar o monitoramento de entregas dos Correios, é preciso entregar duas vias de um formulário padronizado no momento em que despachar a mercadoria (uma fica com eles, outra com você), além de uma etiqueta de postagem (impressa pelo remetente e colada na maior face da embalagem).

O formulário da PLP dos Correios, deve conter informações como:

  • Dados do remetente e do destinatário; 
  • Tipo de entrega (comum, expressa); 
  • Características do objeto postado (descrição, dimensões, peso);
  • Entre outras.

As etiquetas de postagem são impressas pelo lojista parceiro do marketplace e podem ser coladas antes de ir à agência, agilizando o processo.

Simplifique etapas

Caso o processo de expedição (embalagem, impressão de etiquetas e deslocamento) esteja demandando muito tempo na rotina, é possível simplificar essas etapas. 

No caso de uma loja virtual pequena, com poucos pedidos por dia, um bom software de gestão (ERP) pode dar conta, mas se você é um vendedor multicanal (vende omnichanel ou em mais de um marketplace) a dica é investir em um hub de integração. 

No decorrer do seu crescimento, é provável que precise rever a estrutura interna para poder escalonar vendas de forma saudável, ou seja, sem prejudicar a operação nem a experiência dos usuários.

Já que a PLP dos Correios exige impressão de etiquetas, uma boa estratégia para agilizar esse processo é utilizar a impressão em massa. Um hub de integração que ofereça esse serviço pode ajudar, principalmente se você utiliza ou pretende aderir à impressão ZPL (linguagem de impressão para rastrear ou marcar produtos com códigos de barras ou RFID).

A gente explica: como o hub centraliza as informações dos seus canais de vendas, você não precisa acessá-los individualmente para imprimir etiquetas, Nota Fiscal eletrônica e Danfe. Estará tudo na mesma tela, simplificando o comando para impressão da PLP dos Correios e outros documentos fiscais exigidos no comércio eletrônico.

Leia também:

O que é e como utilizar a transportadora Direct?

Multicanais: como manter uma estratégia de vendas integrada?

Rastreabilidade de produtos: por que se atentar a isso?

Ideris

O Ideris, parte integrante da Locaweb Corp, é uma plataforma de integração multicanal, focada em oferecer soluções inovadoras para quem vende em diversos marketplaces. Como um hub de integração, possibilita, além do gerenciamento de marketplaces, gestão de estoque e expedição. Tudo em um só lugar.

veja ainda:

logística reversa - destaque

Logística reversa: o que é e como funciona

A logística reversa é um processo essencial para a devolução de produtos, seja por defeito ou insatisfação, e deve ser […]

estratégia omnichannel - destaque

Omnichannel: como criar uma estratégia multicanal

Veja como criar uma estratégia omnichannel para integrar sua operação física e online O conceito de omnichannel representa a integração total entre […]

estoque de segurança - destaque

Estoque de segurança: guia prático de como calcular

Descubra como calcular o estoque de segurança de forma precisa e eficiente para evitar rupturas e otimizar custos Manter um estoque […]