*Guest post por Tiny.
A previsão de demanda é uma análise estratégica para evitar problemas de compras em excesso ou a escassez de mercadorias em estoque. Saiba mais!
Saber quanto uma empresa precisa comprar para suprir a demanda de vendas é uma tarefa que exige cuidado. Isso porque se a empresa comprar uma quantidade muito grande de produtos, pode ficar com estoque parado. Em contrapartida, se comprar menos que o necessário, ficará sem itens disponíveis para venda, o que pode prejudicar o seu faturamento.
Por isso, é preciso fazer uma análise de previsão de demanda e evitar problemas causados pelo excesso ou falta de mercadorias.
O que é previsão de demanda e porque é importante?
A previsão de demanda é um prognóstico do que vai acontecer com as vendas em determinado período de tempo. Por exemplo: ter uma previsão de quantos panetones serão vendidos no Natal, se baseando no desempenho das vendas no passado.
É claro que a previsão de demanda não é uma bola de cristal, ela deve ser cuidadosamente feita através de registros feitos anteriormente. A ideia desse relatório é ter uma ideia aproximada da realidade, o que ajuda sua empresa a tomar melhores decisões na hora das compras, por exemplo.
Se a empresa vendeu aproximadamente 500 panetones em 2019 e 600 em 2020, quantas unidades deve comprar para o Natal de 2021? Com os dados dos períodos anteriores em mãos, são feitos cálculos para a previsão de demanda, que geram insights e são essenciais para bons resultados.
As compras realizadas em uma empresa podem gerar custos com mercadoria parada, ou então, lucro para o negócio. Tudo depende da forma como é feita a análise do que precisa ser comprado.
Como fazer a previsão de demanda?
O primeiro passo para fazer uma previsão de demanda é escolher quais produtos serão analisados e para quanto tempo deve ser feita a previsão. Por exemplo, quantos itens a empresa vai precisar para suprir a demanda de 1, 2 ou 3 meses? E para 1 ano?
O ideal é que a análise seja feita utilizando dados concretos referentes aos períodos anteriores. Mas e quando não há dados suficientes para análise? Vamos ver as duas formas de fazer previsão de demanda:
1 – Abordagem qualitativa
Esta abordagem é utilizada quando a empresa não tem dados suficientes para fazer uma análise detalhada. Isso pode acontecer em uma empresa nova, por exemplo. Neste caso, o que conta é a experiência e até mesmo a intuição do gestor.
Outro fator que contribui para a análise em uma abordagem qualitativa é a equipe de vendas, que está constantemente em contato com o público. O setor pode ser um termômetro, que vai ajudar e trazer insights importantes para criar o relatório e acertar nas compras.
2 – Abordagem quantitativa
Na abordagem quantitativa são utilizados os dados coletados nos meses que antecederam a análise. No caso dos panetones no Natal, nosso exemplo anterior, são verificadas as vendas dos últimos anos para entender a demanda.
A vantagem de ter dados precisos é que há certeza na hora de fazer a previsão. Apesar da experiência do gestor ser importante, as estatísticas comprovam que um produto tem maior tendência a ser procurado em determinada época, o que ajuda na hora da decisão.
Utilizando um ERP para fazer a previsão de demanda
Uma forma de ter dados precisos sobre as vendas realizadas é utilizar um ERP. O ERP é um sistema que centraliza as atividades de uma empresa, facilitando o trabalho do gestor na hora de analisar os dados. Ou seja, oferece uma análise quantitativa, com mais precisão.
No ERP, é possível gerar relatórios que identificam quantos itens de produto foram vendidos no período desejado e, a partir disso, faz uma análise da quantidade que deve ser comprada para suprir a demanda das vendas.
Por exemplo:
Tenho 50 unidades de panetone em estoque. A previsão é que sejam vendidas 700 unidades no Natal de 2021. Sendo assim, preciso comprar, no mínimo, 650 unidades para suprir a demanda.
Com isso, o responsável pela análise tem mais confiança na hora de realizar compras de mercadorias e evita adquirir itens que não têm muita procura pelos consumidores. É uma forma de evitar mercadorias paradas e custos para a empresa.
Fazer a previsão de demanda é positivo para o seu negócio
Comprar produtos para venda não é uma tarefa fácil, por isso é sempre bom contar com dados para fazer as melhores escolhas. Ao analisar números de meses ou anos anteriores, é possível ter uma noção do que é preciso comprar para suprir a demanda e não deixar faltar produtos em estoque, o que ocasiona perda de vendas.
Para te ajudar nessa rotina, utilize um ERP que centraliza compras, vendas e estoques do seu negócio. Isso vai te ajudar a tomar decisões com base em dados concretos. O Tiny ERP, por exemplo, permite que você experimente a ferramenta durante 30 dias grátis e aproveite o relatório de necessidade de compras, que vai te ajudar a comprar os produtos certos, na hora certa.
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