O que é WMS e quais as vantagens em ter um em sua operação de e-commerce?

por BSeller

5 de novembro de 2021

O controle de estoque se torna mais complexo conforme sua loja cresce. O WMS ajuda na gestão física, reduzindo erros e prejuízos.

Com o crescimento de uma operação de e-commerce, um dos pontos que mais se torna necessário ter atenção redobrada é o controle de estoque. Mais pedidos podem exigir mais peças em estoque, que por sua vez, exigem maior controle.

Saber exatamente onde as peças estão localizadas dentro do seu centro de distribuição, conhecer a data de validade de produtos perecíveis, evitando que eles estraguem, otimizar o processo de armazenagem e acelerar a separação, com base no perfil dos pedidos são alguns dos benefícios que um WMS pode trazer para a sua operação. Então, vamos conhecer um pouco desse sistema.

O que é o WMS

WMS é sigla para Warehouse Management System, ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Armazém, e trata-se do sistema responsável pelo controle dos processos de um centro de distribuição.

Ele gerencia todo o fluxo de informação entre as etapas físicas: recebimento, armazenagem, separação, embalagem, conferência, expedição e inventário. Com visão clara dessas etapas, sua operação estará menos suscetível a falhas, evitando retrabalho, otimizando os custos da empresa, além de ajudar na percepção de qualidade por parte do cliente.

5 vantagens do uso de um WMS no seu e-commerce

Controle de lote e data validade

Quando falamos de produtos perecíveis, é necessário muito cuidado e atenção com a data de validade. Enviar um produto vencido ou perto do vencimento, pode gerar reclamações de clientes e comprometer a credibilidade de sua loja.

Ter esse controle feito de forma automatizada, com a ajuda de um WMS, minimiza erros e garante maior segurança na sua operação, evitando que seja enviado ao consumidor um produto que está impróprio para o consumo.

FIFO, LIFO e FEFO

Essas siglas referem-se a estratégias de gestão de estoque, que devem ser aplicadas de acordo com a característica dos produtos vendidos.

No FIFO (First in First out – primeiro que entra, primeiro que sai) você evita manter produtos em estoque por muito tempo.

Com FEFO (First expired first out – primeiro que vence, primeiro que sai), seu controle é com base na data de validade, garantindo que os produtos serão expedidos antes do prazo de validade, minimizando prejuízos.

Já o LIFO (Last in first out – último que entra, primeiro que sai), permite que você mantenha um estoque de segurança para produtos de altíssimo giro. Não é recomendável usar esse método para itens com prazo de validade.

Com o WMS, é possível colocar em prática essas estratégias de gestão de estoque, assegurando a rotatividade adequada para o tipo de produto que você comercializa.

wms - interna

Acurácia de estoque

Utilizando um sistema WMS é possível realizar auditorias e organizar inventários para contagem de estoque, para garantir que a quantidade física reflita exatamente aquilo que consta no sistema.

Dessa forma, é possível garantir qualidade no atendimento das expectativas do cliente, evitando cancelamentos, retrabalhos e, consequentemente, reduzindo possíveis prejuízos por conta de rupturas de estoque.

Velocidade no processo de separação

Quando falamos de uma operação escalável, cada minuto economizado pode fazer a diferença, especialmente durante grandes eventos.

O WMS, através de suas parametrizações e inteligência, indica o melhor percurso dentro do seu centro de distribuição para a separação de pedidos, diminuindo assim o tempo de coleta e, por consequência, aumentando a velocidade e produtividade dos operadores e a capacidade de sua operação separar mais pedidos.

Otimização de espaço de armazenagem

O WMS também facilita a organização para armazenagem, quando falamos no recebimento de produtos para reposição. O sistema identifica qual é o local que possui outras peças daquele SKU e, se houver espaço, sinaliza como sendo o local ideal para armazenamento dos novos produtos que estão chegando.

Esse método contribui para o máximo aproveitamento de espaço nos centros de distribuição e acaba, também, auxiliando no processo de separação, uma vez que mantém os produtos iguais próximos.

WMS para melhora de performance

Ter um WMS pode ser a solução para alguns gargalos que você possui em sua operação de e-commerce. Automatizar os processos do seu estoque físico assegura maior controle e, consequentemente, mais ganhos.

Para que a experiência com um WMS seja completa e proveitosa, o ideal é operar essa ferramenta de modo integrado com outros módulos fundamentais para a gestão de um e-commerce, como o ERP, por exemplo.

Quem vende no digital sabe a importância de ter as soluções tecnológicas integradas e, por isso, indicamos um bom WMS para ampliar sua performance e escalar sua operação.

O BSeller é o único backoffice completo, com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de soluções para as maiores lojas virtuais do país, que oferece um WMS integrado aos demais módulos de gestão. Com ele, você tem todas as funcionalidades disponíveis para o gerenciamento centralizado de seu negócio.

O BSeller é oferecido em nuvem, o que elimina custos com infraestrutura e equipe de tecnologia e oferece garantia de performance, escalabilidade e segurança, para que você cresça sem se preocupar.

Se você busca um sistema que acompanhe seu desenvolvimento, não deixe de conhecer nossa solução completa de gestão!

Leia também:

Faturamento no e-commerce: como ganhar agilidade?

Código de barras: como ele funciona e por que é essencial?

O que é PLP dos Correios?

BSeller

BSeller é a solução integrada de ERP e backoffice da americanas s.a. É a única tecnologia completa para backoffice de e-commerce, com módulos nativamente integrados de Gestão (ERP), Logística (WMS), Atendimento (SAC) e Transporte (TMS).

veja ainda:

logística reversa - destaque

Logística reversa: o que é e como funciona

A logística reversa é um processo essencial para a devolução de produtos, seja por defeito ou insatisfação, e deve ser […]

estratégia omnichannel - destaque

Omnichannel: como criar uma estratégia multicanal

Veja como criar uma estratégia omnichannel para integrar sua operação física e online O conceito de omnichannel representa a integração total entre […]

estoque de segurança - destaque

Estoque de segurança: guia prático de como calcular

Descubra como calcular o estoque de segurança de forma precisa e eficiente para evitar rupturas e otimizar custos Manter um estoque […]