*Guest post por Tiny.
A separação de pedidos é essencial durante a etapa logística. Veja algumas razões para se atentar a esse processo
No e-commerce, o processo de separação dos pedidos é tão importante quanto a compra realizada pelo cliente. Quando o consumidor realiza sua compra em uma loja virtual, ele não tem contato direto com o produto, mas sim com fotos dos itens. Neste momento tudo deve ocorrer bem, mas é na hora de receber o produto em mãos que a experiência de compra se completa.
Ao abrir a caixa ou pacote em que as mercadorias foram enviadas, é importante que o produto correto tenha sido embalado, caso contrário, será necessário realizar a troca da mercadoria, causando transtorno para o cliente e custo para a empresa.
Por isso, existe uma série de cuidados que devem ser tomados por parte do lojista. Ter um processo de separação de pedidos bem organizado é um deles. Neste conteúdo, você vai entender detalhes sobre o processo de separação e ainda verá como é possível cuidar ao máximo para evitar erros.
Como funciona a separação de pedidos?
A separação dos pedidos acontece depois que os clientes realizam compras em um e-commerce. Quando a loja verifica que há uma nova compra, ela precisa separar os itens que foram adquiridos, para ter certeza que há estoque disponível para envio.
Quando os itens forem separados, é só gerar a nota, imprimir a etiqueta de envio, embalar o produto e enviar ao cliente. No caso de pequenas empresas, muitas vezes uma pessoa faz todo esse processo com a ajuda de um ERP, sistema que organiza tudo que acontece por trás das cortinas de um e-commerce.
Mas para que isso aconteça, o estoque precisa estar bem organizado, assim não haverá problemas na hora de buscar os produtos, evitando problemas como o envio incorreto dos produtos.
Por que a separação organizada dos pedidos é essencial?
Mesmo em pequenas operações, onde apenas uma pessoa realiza diversas tarefas, ter controle sobre a separação de produtos é fundamental.
Se tratando de compras online, a eficiência de uma loja pode ser um ponto chave na hora do cliente realizar um novo pedido. Ao ter uma boa experiência, o cliente pode voltar a comprar e se tornar fiel à marca. Por isso, organize sua empresa para sempre causar uma boa impressão.
Veja algumas vantagens de manter a separação dos produtos organizada:
Otimiza o tempo
Processos organizados tendem a reduzir o tempo para sua realização. Dessa forma, é mais rápido expedir o pedido e cumprir os prazos de entrega.
Com o uso de ferramentas certas, como um ERP, o vendedor pode gerar listas de todos os produtos que foram vendidos, com a ideia de separá-los de uma só vez. Com todos os produtos separados, basta unir cada um ao seu pedido para posterior envio.
Evita erros no envio
A organização da separação faz com que o produto correto seja enviado para o cliente, evitando uma má experiência com a compra.
Uma boa ideia é, após separar todos os pedidos com seus respectivos produtos, conferir novamente o que foi separado. Nessa hora, utilizar um ERP que permita o uso de um leitor de código de barras para conferência vai fazer com que seja mais fácil verificar cada item.
Evita prejuízos
O envio equivocado de um produto pode trazer prejuízos com a venda ao invés de lucro. Isso porque será necessário coletar o produto e enviar novamente o pedido para o cliente, desta vez com o item correto.
Todo esse processo custa dinheiro para a empresa, pois vai precisar depender de uma transportadora para executar o trabalho. Além disso, o maior prejuízo pode ser a perda de um cliente, que não teve uma boa experiência de compra.
De qualquer forma, vale caprichar no atendimento pós-venda para tentar contornar a situação e, quem sabe, conquistar o cliente.
Como fazer uma separação de pedidos eficaz
Existe uma série de ideias que podem ser colocadas em prática para que a separação de produtos seja mais eficaz.
Uma delas é manter os produtos organizados no estoque, afinal o responsável precisa otimizar seu tempo na hora de buscar os produtos. Nesta mesma linha, aproveite para ordenar seus produtos conforme a frequência de venda, ou seja, os que mais são vendidos podem ficar próximos à mesa de separação.
Ainda sobre a mesa em que você vai embalar os produtos, é fundamental que ela esteja sempre em ordem. Deixe à mão itens que usa para embalar os pedidos, como tesoura, fita adesiva e possíveis brindes. E claro, as caixas que vão acomodar os itens também devem estar próximas para agilizar o processo.
Outra ideia, mas essa é para quem vende kits de produtos. Digamos que você criou um anúncio de Shampoo + Condicionador, e resolveu fazer uma promoção para aumentar as vendas. Aproveite para deixar os kits prontos, já separados. Quando as vendas acontecerem, essa separação prévia vai fazer a diferença na agilidade do envio.
E por último, mas com grande importância, usar um ERP vai fazer com que o envio das encomendas seja mais ágil e assertivo.
O Tiny, por exemplo, é um ERP especialista em e-commerce, onde você pode conectar e receber todos os pedidos da loja virtual própria e marketplaces, além de imprimir a separação dos produtos e conseguir utilizar o leitor de código de barras na hora de conferir os itens separados. Soluções como ele oferecem até demonstrações gratuitas por um período para quem deseja obter ajuda na hora de emitir as notas fiscais das vendas, manter os estoques atualizados e organizar a gestão do negócio.
Uma gestão centralizada e com uma separação de pedido bem feita pode fazer toda a diferença!
Leia também:
O que é previsão de demanda e como fazer isso?
O que é e como utilizar a transportadora Direct?
Multicanais: como manter uma estratégia de vendas integrada?