Sua loja possui produtos encalhados no estoque? Veja estas dicas para encontrar e engajar o cliente certo!
Ter produtos encalhados no estoque há muito tempo é um pesadelo para qualquer vendedor, não é mesmo?!
Sejam itens perecíveis, produtos que não estão mais na moda ou que até existe procura, mas seus anúncios não estão apresentando um bom desempenho. Seja qual for o motivo da falta de giro de estoque, há algumas estratégias que todo lojista pode aplicar nas vendas online para acelerar a saída de produtos.
1 – Revise e organize seu estoque
Sim, o primeiro passo é organizar o seu estoque físico e o online para poder analisar fielmente os dados e partir para as estratégias de vendas.
Existem casos de empresas que não costumam analisar a quantidade de itens da loja com frequência para ajustar as ações, outras que estão com erros constantes no estoque – o que afeta diretamente as vendas dos produtos.
Por essas razões, revise e organize o estoque para conferir quantos produtos estão disponíveis, qual a validade dos itens e quais estão com um giro baixo de estoque.
2 – Foco nas promoções
Para vender produtos encalhados no estoque é difícil fugir das promoções, que é a estratégia mais assertiva nesse caso. Por isso, aplique descontos nos itens com pouca saída, e se possível insira descontos mais agressivos e competitivos em campanhas como a Black Friday – pois esse senso de urgência que o desconto é válido apenas no dia ou semana da promoção ajuda a acelerar as vendas.
Lembrando que o desconto precisa ser sempre verdadeiro e atrativo. Os usuários sabem reconhecer uma oferta falsa com uma pesquisa rápida no Google que mostra o preço dos concorrentes e até mesmo histórico de valores.
3 – Faça kits de produtos
Criar kit de produtos com itens de baixo giro de estoque aliados a produtos que são mais atrativos é uma ótima maneira de aumentar as vendas. Por isso, confira quais itens que são mais procurados fazem sentido com os produtos encalhados no estoque, e aplique descontos no kit para chamar a atenção do consumidor.
4 – Utilize a técnica de cross selling
O cross selling é uma técnica de vendas muito eficiente para auxiliar sua operação de e-commerce a ter um giro de estoque mais rápido.
Cross selling consiste, basicamente, em sugerir itens relacionados ao produto que seu cliente está visualizando na página de um produto, durante a navegação do site ou até mesmo no atendimento caso o vendedor esteja em contato direto com o cliente.
Para quem possui e-commerce próprio, é possível conferir se seu site disponibiliza esse plugin de sugerir produtos relacionados. Para quem vende em marketplaces como a Americanas, a própria plataforma se encarrega de utilizar o cross selling automaticamente de acordo com o histórico dos usuários.
5 – Revise e ajuste os anúncios dos seus produtos
A pouca saída de produtos pode estar relacionada a anúncios com erros ou que não estão atrativos. Por isso, revise todos os seus anúncios (especialmente os anúncios em marketplaces) para ajudar a vender os produtos encalhados no estoque. Confira se:
- As fotos dos produtos estão atrativos e com alta qualidade para que o consumidor consiga visualizar bem o item antes da compra;
- Cheque se o título está simples, objetivo e descritivo para que seu produto seja encontrado e facilmente identificado nas buscas online;
- Revise o texto descritivo, ajuste erros gramaticais, tente deixar o texto mais organizado e com argumentos mais persuasivos sobre o produto;
- Faça textos originais: mesmo que você esteja vendendo um item de uma marca que disponibiliza o texto pronto para divulgação, faça alterações no descritivo para que seu anúncio seja original e não uma cópia, pois isso ajudará a melhorar o desempenho da página de venda dos seus itens.
6 – Tente negociar com fornecedores
Dependendo do segmento de atuação, há fornecedores mais flexíveis para renegociação e/ou devolução de itens. Inclusive, é interessante buscar parceiros que ofereçam esses tipos de vantagem para o caso de você não conseguir escoar o estoque.
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