A psicologia do consumidor vai muito além de conhecer o seu público-alvo e é essencial para o crescimento do seu negócio
Você já ouviu falar no termo psicologia do consumidor? É certo que o sucesso de um negócio depende muito do seu público-alvo. Afinal, se o público não consome determinado produto ou serviço, o negócio não obtém resultados, não é mesmo?
Independentemente se você vende online ou em uma loja física, conhecer o seu consumidor é primordial para desenvolver o seu negócio e criar estratégias mais assertivas de atuação.
Porém, conhecer o seu público-alvo vai além de saber gênero, idade ou ticket médio dessas pessoas. Você deve entender os comportamentos de consumo dos clientes. Do que exatamente eles gostam? Quais são as expectativas deles quanto aos itens ou serviços vendidos?
Quando você fica por dentro dessas motivações de compra do seu público, você consegue criar estratégias que colocam ele no centro, fazendo com que ele se torne mais do que apenas um cliente, mas sim um consumidor fiel da sua loja. Assim, ele não só irá comprar os seus produtos, mas também irá divulgar o seu negócio. E isso acontece por meio da psicologia do consumidor!
O termo parece complexo, mas não se preocupe! Nós vamos explicar tudo e mostrar como utilizar a psicologia do consumidor para obter ainda mais sucesso no seu negócio.
O que é a psicologia do consumidor?
A psicologia do consumidor é uma área de conhecimento que investiga o comportamento dos consumidores durante todo o processo de compra.
O processo busca entender profundamente o comportamento dos clientes antes, durante e até depois da compra, trazendo respostas para questões como: Qual é o seu desejo? Qual a sua motivação? Qual a sua necessidade? O que de fato despertou o interesse desse consumidor? O que ele valoriza na hora da compra?
Com essas informações, a psicologia do consumidor traduz todos os fatores que influenciam a decisão de compra do cliente, garantindo que você tenha um posicionamento estratégico mais elaborado e fazendo com que você se diferencie da concorrência.
Por que entender a psicologia do consumidor?
Sabe quando uma marca é tão famosa que milhares de pessoas ficam em enormes filas para garantir um produto? Ou quando os consumidores de determinada marca não optam nunca por outras marcas, sempre retornando à mesma loja? Isso acontece por conta da psicologia do consumidor trabalhada pela marca.
Com esse conceito, é possível criar estratégias de negócio muito mais eficientes, garantindo um melhor posicionamento de marca, mais vendas e, claro, pessoas fanáticas pelos seus produtos.
Sendo assim, a psicologia do consumidor pode até ser sobre conquistar o seu público, porém, os resultados vão além disso. Confira algumas efeitos de utilizar essa ciência no seu negócio:
Suas vendas aumentam
Quando você conhece bem o seu consumidor e entende o que ele busca com o seu serviço ou produto, você tem mais chances de atender às expectativas dele e oferecer exatamente o que ele busca. Assim, o seu negócio atrai cada vez mais clientes e as suas vendas aumentam.
Seus clientes fidelizam
Você já ouviu falar que manter um cliente custa menos do que conquistar um novo? Quando você passa a atender as expectativas do seu cliente, fica ainda mais fácil convencê-lo a realizar novas compras, o que resulta na fidelização dele. E um cliente fiel não só continua comprando na sua loja, como também divulga o seu negócio e se torna um grande fã da marca.
Suas estratégias melhoram
Com a psicologia do consumidor, você passa a entender melhor os principais gatilhos mentais que levam os seus clientes a finalizar a compra na sua loja, entregando exatamente o que eles buscam. Assim, você passa a criar estratégias mais assertivas e a conquistar resultados cada vez melhores
Como funcionam os gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são pequenos estímulos que fazem com que o nosso cérebro tome decisões rápidas, uma estratégia bastante utilizada em campanhas de marketing para chamar a atenção dos clientes e influenciar uma compra.
As principais técnicas de persuasão dos gatilhos mentais são:
Urgência
São aqueles incentivos que destacam uma ação ou campanha de curto prazo, ressaltando que o cliente não pode perder tempo ou perderá aquela oportunidade. Aqui, utilizamos chamadas como “último dia hoje”, “acaba hoje”, “só hoje” ou até “última chance”.
É importante destacar que esse gatilho deve ser usado com moderação, uma vez que, ele deve ser 100% verdadeiro, pois, caso não seja real, pode acabar com a credibilidade da marca.
Escassez
Essa técnica busca trazer uma sensação de exclusividade, mostrando que o cliente não pode perder uma oportunidade única de compra. Aqui, destacam-se chamadas como “limitado”, “poucas unidades” ou até trazer uma promoção para um certo número de clientes.
Autoridade
São os incentivos criados por clientes, influenciadores ou celebridades que mostram e recomendam determinado produto ou serviço. A partir do momento que eles demonstram esse interesse pela marca, seus fãs e seguidores passam a desejar o mesmo e olhar a marca com novos olhos.
Os gatilhos de autoridade servem como uma prova social e também podem partir da própria empresa, por exemplo, quando você fala que a sua loja atende uma grande quantidade de negócios ou quando você soma uma determinada quantidade de clientes, comprovando a força da sua marca.
Entendeu como a psicologia do consumidor e os gatilhos mentais podem influenciar a decisão de compra dos seus clientes e os resultados do seu negócio? Com as estratégias certas, você consegue levar o seu negócio cada vez mais longe!
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