Um plano de carreira une as expectativas de uma empresa e de seus funcionários para impulsionar o crescimento de ambos
Você já ouviu falar em plano de carreira? O termo é muito utilizado em empresas para determinar a jornada dos funcionários dentro dos negócios. Ou seja, ele consiste em ter um processo bem estruturado que estipula e acompanha a jornada de carreira de cada funcionário dentro de uma empresa.
O plano de carreira também determina cada competência, skill e expectativa da empresa diante de cada cargo e posição hierárquica presente naquele ambiente. Deixando esses detalhes bem claros para toda a equipe.
Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento em que ela está inserida, ter um plano de carreira é uma excelente forma de alinhar as expectativas da gerência quanto ao desempenho dos funcionários e também as expectativas de crescimento dos funcionários dentro daquele ambiente para que todos caminhem juntos e o negócio cresça cada vez mais.
Por que criar um plano de carreira?
Fazer um plano de carreira significa investir nos seus funcionários e no desenvolvimento da sua empresa. Sendo assim, tal projeto pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, principalmente se você quer que o seu negócio cresça.
Conheça algumas dessas vantagens e veja como ter um plano de carreira pode impulsionar o crescimento da sua empresa.
Atração de talentos
Quando uma empresa tem um plano de carreira claro, ela é capaz de passar uma visão de crescimento antes mesmo das pessoas entrarem na empresa, o que fará com que elas se sintam ainda mais atraídas pela vaga e pela oportunidade naquele local.
Desenvolver talentos
Com um plano de carreira tangível, os seus funcionários sabem que podem se desenvolver profissionalmente dentro da empresa e exatamente o que precisam fazer para alcançar a posição desejada em um próximo nível hierárquico.
Reter talentos
A visão de crescimento passada pelo plano de carreira trará ainda mais segurança para que os seus funcionários continuem vendo o seu negócio como um ótimo lugar para crescer profissionalmente e trabalhar durante muito tempo.
Como criar um planejamento de carreira para seus funcionários
O primeiro passo para elaborar um plano de carreira é compreender e desenhar a estrutura organizacional da sua empresa. Assim, você irá entender os cargos necessários para fazer o seu negócio acontecer.
Com isso em mãos, você passa a entender melhor os seus funcionários, onde eles podem e querem chegar em suas carreiras e quais novas vagas você pode abrir para completar o quadro e desenvolver a sua empresa da melhor forma possível.
Quanto aos seus funcionários, entenda se você está realmente auxiliando o desenvolvimento deles dentro da empresa e mantenha sempre um conversa aberta com todos para saber quais os objetivos deles e como eles enxergam esse crescimento profissional dentro daquele ambiente de trabalho.
Descobrir essas expectativas dos colaboradores fará com que você tenha uma visão mais clara do seu time, além de entender onde você deve investir em capacitação e quais mudanças você pode fazer para o melhor funcionamento das estruturas, criando uma cultura Data Driven para a sua empresa.
Diferentes modelos de plano de carreira
Um plano de carreira pode ser diferente dependendo do segmento da empresa, do negócio em si ou até da área em que ele está sendo aplicado. Afinal, ele deve atender as necessidades daquele local e dos colaboradores que compõem o time, sendo aplicado de acordo com o desenvolvimento da empresa e dos planos para o futuro.
Atualmente, existem alguns modelos de planos de carreira que podem ser levados em consideração para a sua empresa. Conheça cada um deles e veja como aplicá-los ao seu negócio.
Plano de carreira em Y
O modelo recebe esse nome pois segue uma jornada parecida com o desenho da letra, onde os funcionários podem seguir dois caminhos na companhia: ser um especialista ou ser um gestor.
Para muitas empresas, o cargo de especialista é muito importante, uma vez que possibilita que a empresa tenha um profissional extremamente especializado em um determinado assunto, sendo capaz de trazer novidades e inovações para área, ajudando a empresa a se destacar da concorrência e crescer no mercado.
Plano de carreira em W
Assim como o modelo apresentado acima, o plano de carreira em W segue a ideia de que os profissionais de uma empresa podem seguir 3 caminhos. São eles: especialista, gestor ou gestor de projetos.
Nesse caso, os dois primeiros cargos seguem a mesma descrição do plano de carreira em Y. Já o gestor de projetos atua quase como um consultor, já que ele não é responsável pelo desenvolvimento de um time, mas sim de acompanhar especificamente o desenvolvimento das pessoas envolvidas em um único projeto.
Empresas em fase de expansão: o que fazer?
Empresas que estão crescendo no mercado passam por mudanças constantes, inclusive no quadro de funcionários. Por conta disso, ter uma visão estruturada da jornada de carreira dos colaboradores acaba sendo mais complicado.
Para essas empresas, ao invés de criar um plano de carreira concreto, é mais fácil criar um plano de desenvolvimento para os funcionários de acordo com as expectativas deles e com o que a empresa espera deles. Assim, as pessoas do time se sentem amparadas e valorizadas ao longo da jornada e sabem exatamente o que precisam fazer para crescer dentro da empresa.
Plano de carreira X desenvolvimento de pessoas
Muitas empresas não conseguem criar um plano de carreira organizado para os seus funcionários e isso acontece principalmente em pequenos negócios ou empresas em fase de crescimento, que não possuem estrutura para criar tal programa ou possuem um futuro mais incerto.
Porém, mesmo sem um plano de carreira, você ainda pode e deve conversar com os seus funcionários sobre as expectativas de crescimento deles dentro da empresa e seus planos para os próximos anos.
Afinal, você não precisa necessariamente de um plano de carreira para engajar os seus funcionários e criar oportunidades para que eles se desenvolvam. Seguindo algumas dicas simples, você pode reter e atrair talentos e fazer com que os funcionários cresçam com o seu negócio ao longo do tempo.
Prepare a gestão da sua empresa
Independentemente de ter um plano de carreira ou não, é importante que todos os líderes da sua equipe estejam alinhados com as necessidades da empresa e preparados para conduzir conversas sobre carreira e crescimento com os seus times.
Ofereça suporte aos funcionários
Mesmo sem um plano de carreira claro, você pode apoiar a jornada dos colaboradores da sua empresa oferecendo ferramentas para que eles se desenvolvam e descubram onde querem chegar. Isso pode acontecer por meio de cursos, treinamentos, mentorias e outras práticas que foquem na evolução e no aprendizado dos colaboradores.
Seja transparente em todos os momentos
Um dos princípios do plano de carreira é ter as competências e exigências para cada vaga da empresa bem definidas. Porém, mesmo que você não tenha um programa como esse dentro do seu negócio, você pode determinar as expectativas para cada vaga.
Além disso, ao preencher as vagas da sua empresa, busque dar preferência para quem já está na sua empresa. Assim, você demonstra a valorização que tem pela sua equipe e já garante alguém de confiança para o cargo.
Entendeu como o plano de carreira pode ajudar no desenvolvimento e crescimento da sua empresa? Comece a estruturar um plano para a sua empresa ou aplique as nossas dicas para engajar os seus funcionários e alinhar as expectativas de todos.
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