Entenda o que é um pitch e veja como essa técnica pode impulsionar as suas apresentações
Você já ouviu falar em pitch? A técnica é muito utilizada para a apresentação de ideias e projetos inovadores de forma direta e rápida.
Estar a frente de uma apresentação nem sempre é uma tarefa fácil, independentemente se é a sua primeira vez na frente de um público ou não. Porém, seguindo algumas dicas simples, você consegue realizar a sua apresentação de forma simples e com argumentos consistentes que vão direto ao ponto.
Esse tipo de apresentação, também conhecido como pitch, é famoso por ser realizado de forma rápida e persuasiva, a fim de apresentar suas ideias em poucos minutos e despertar o interesse do público apenas com o essencial.
O que é um pitch?
Pitch é uma palavra em inglês que traduzindo significa “arremesso”. Ou seja, ela representa uma apresentação rápida, que expõe todas as ideias principais de uma só vez.
O objetivo é apresentar a proposta de forma eficiente e breve, a fim de “vender” a ideia para o público que está assistindo a apresentação.
Como criar um pitch?
Não importa o assunto da sua apresentação ou do seu projeto, você pode transformá-la em um pitch de sucesso. Afinal, o mais importante é ter os seus argumentos na ponta de língua, já que o pitch foca bastante na apresentação verbal e é ilustrado por poucos slides.
No seu discurso e na apresentação, você irá abordar apenas os pontos essenciais que constroem toda a história do seu projeto, ou seja, você irá mostrar o problema encontrado, a solução e os meios para solucionar essa questão.
No final, você também deve dar destaque aos diferenciais do seu projeto, pois são eles que irão convencer a sua audiência de que a proposta tem potencial.
A estrutura do pitch perfeito
Como falamos anteriormente, a argumentação é o ponto principal de um pitch, enquanto os slides acompanham o raciocínio servindo apenas como uma base visual para a apresentação.
No geral, os pitchs contam com apresentações de 3 a 5 slides que focam nos pontos essenciais da apresentação. São eles:
1 – A apresentação da oportunidade
Tanto nos slides quanto no seu discurso, comece apresentando a oportunidade identificada no mercado, os desafios que ela apresenta e como ela ainda não está sendo explorada pelos concorrentes. Dessa forma, você pode começar a destacar a necessidade e a importância desse projeto.
2 – A solução proposta
Proponha a solução que a sua empresa quer oferecer para a oportunidade identificada e apresentada anteriormente. Nesse momento, aproveite o seu pitch para destacar todos os pontos principais desse projeto e use exemplos reais ou ilustrativos para explicar tudo de forma mais didática e clara.
3 – Os diferenciais do projeto
Chegou o momento de defender a sua solução! Ressalte os diferenciais da sua proposta e todas as vantagens competitivas que vão destacar o seu projeto frente ao mercado. Esse será o momento final de vender suas ideias antes de chegar à sua proposta final e convencer os ouvintes de que o seu projeto é exatamente o que eles buscam.
4 – Proposta final
Finalize o seu pitch apresentando as ideias finais do seu projeto, deixando claro todos os objetivos que você busca alcançar com ele.
Nessa finalização, não esqueça de apresentar os investimentos necessários, onde eles serão aplicados e, claro, o budget desejado para colocar o plano em ação.
Com o roteiro da sua apresentação preparado e os slides prontos, comece a praticar o seu pitch para aperfeiçoar todo o diálogo e ter certeza de que a sua fala está coerente com o conteúdo escrito.
Não existe uma fórmula secreta
É importante lembrar que cada negócio, projeto e apresentação tem as suas particularidades. Ou seja, não existe uma fórmula única a ser seguida para criar o pitch perfeito.
Além disso, um outro fator que também pode mudar o rumo da apresentação é o seu público. Eles podem ser especialistas no assunto ou estar ouvindo falar do assunto pela primeira vez, por isso, lembre-se de adaptar o seu pitch conforme os diferentes ouvintes e diferentes situações.
Crie diferentes versões da apresentação, uma para aquela audiência que tem pouco conhecimento sobre o assunto e uma para aqueles que já estão por dentro do segmento.
Como incrementar o discurso do seu pitch?
Como falamos anteriormente, não existe uma fórmula exata para criar um pitch. Sendo assim, ele pode ser completamente adaptável e conter diferenciais para destacar ainda mais a sua apresentação e conquistar o seu público.
Invista no visual da sua apresentação
Apesar do pitch focar mais no diálogo e na apresentação verbal, não deixe os seus slides de lado. Evite trazer muitas informações e textos longos na parte visual, foque em frases impactantes para conquistar a atenção do público.
Além disso, para os slides, aposte em uma identidade visual que esteja relacionada ao seu projeto ou produto, tornando a apresentação mais completa e dando uma “cara” para o que está sendo falado.
Conte uma história
Uma história bem contada é capaz de criar uma conexão maior com o público e isso também deve ser considerado no seu pitch. Trazer um pouco mais de emoção para o que está sendo apresentado ajudará a brilhar os olhos da audiência.
Entendeu como um pitch pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio e impulsionar o potencial das suas apresentações? Com um bom pitch, você apresenta argumentos claros e eficientes, abrindo portas para o seu sucesso.
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