A organização logística de um e-commerce é fundamental para garantir entregas corretas e no prazo e manter a satisfação do cliente. Veja como fazer isso
Com a mudança de comportamento do consumidor cada vez mais sendo voltada para o e-commerce, organizar uma logística de entrega eficiente é um dos pontos mais importantes para o sucesso do negócio. Isso porque, uma parcela alta da avaliação da experiência de compra do cliente passa pela pela logística.
Uma logística eficiente passa pelo prazo de entrega, que é sinal visível de organização interna e processos bem gerenciados. Para que isso aconteça, mesmo quando o lojista vende em múltiplos canais, é fundamental contar com um sistema de gestão ERP, que integra os processos e melhora o desempenho do negócio.
Logística de e-commerce, quais processos essa etapa envolve?
Antes de falarmos sobre a ferramenta de gestão para auxiliar na organização logística do negócio, é importante entender o que envolve esse processo. São algumas etapas que devem ser respeitadas a fim de separar, embalar e entregar o produto adquirido pelo comprador, sempre respeitando as informações de local de entrega e tempo determinado.
As etapas que envolvem o processo de logística se dividem em 5 momentos:
- Recebimento de mercadorias;
- Movimentação de cargas;
- Armazenagem;
- Separação e etiquetagem;
- Envio da mercadoria e rastreamento.
A experiência de compra é diretamente impactada pela logística, já que inicia quando o consumidor pesquisa pelo produto e só termina quando ele é entregue em casa, dentro do prazo estimado e a um custo desejado. Nos casos onde o produto recebido não condiz com o solicitado ou quando precisa haver uma troca é realizado o processo de logística reversa.
Gestão de logística para e-commerce:
Para que o negócio cresça de maneira saudável, é importante realizar uma gestão com o armazenamento e entrega dos produtos aos seus clientes. Através de um planejamento logístico, o empreendedor passa a criar ainda mais presença digital, através de boas entregas e avaliações dos consumidores, garantindo muitas vezes uma fidelização de público nos seus canais de venda.
Para gerir a logística é preciso dar atenção às seguintes etapas: manter o controle do valor do frete – através de bons parceiros de entrega, controlar o estoque para não ter itens a mais ou a menos disponíveis, ter uma previsibilidade no prazo de entrega e com isso, dar uma garantia de bom atendimento ao cliente.
Como o ERP auxilia no processo de logística?
O sistema de gestão ERP é um software que organiza processos e integra o negócio. A ferramenta desempenha um papel fundamental nos mais variados setores, no financeiro, nas vendas, no estoque, e não poderia ser diferente com as entregas.
O ERP na etapa de logística é ativo nas seguintes funções:
- Controle de estoque: desde o gerenciamento do catálogo de produtos, sincronização do estoque aos canais de venda e lançamento de estoque por meio de notas fiscais de compra e venda, o ERP interliga as informações atualizando em tempo real as vendas, os itens em estoque, a emissão de notas, etc.
- Logística de entrega: é também fundamental para integrar o seu negócio com os Correios, assim como as opções de transportadoras e gateways de frete. Através dessa integração é possível fazer a cotação dos fretes, considerando prazo e preço, emitir etiquetas de identificação dentro dos padrões estabelecidos e de forma automática, gerar remessas e solicitar coletas, gerar código de rastreamento e acompanhar o trajeto da entrega. O ERP também é fundamental para fazer funcionar a logística reversa, realizando a troca ou devolução de produtos com organização.
Quais os benefícios de manter uma logística integrada?
Quando todas as informações permanecem atualizadas, o negócio ganha em organização e eficiência. Isso também reflete na economia da empresa, que passa a trabalhar de maneira mais profissional, com os dados sincronizados. Isso tudo gera melhores experiências de compra ao cliente. A logística integrada melhora:
- A organização da empresa;
- A agilidade nos processos de separação, entrega e devolução de mercadorias;
- O controle de estoque;
- A experiência de compra do consumidor.
O processo de logística envolve diversas etapas, desde o estoque, com o processo de armazenagem, seleção de pedidos, preparo do produto até chegar ao transporte para entrega no endereço do cliente.
Os parceiros de entrega devem oferecer serviços de rastreamento e escolta das cargas, já que é um fator importante para que o produto chegue até o consumidor com segurança, evitando problemas no caminho.
Organização para vender mais
O empreendedor de e-commerce, sabe que o caminho das vendas é cada vez mais facilitado quando se conhece o seu público e se dispõe de organização interna nos seus processos. Um ERP, como o Bling, por exemplo, é importante também para dar ao cliente um status de rastreamento do produto, podendo acompanhar as etapas da entrega enquanto aguarda a chegada da compra na sua casa.
Leia também:
O que é e como utilizar a transportadora Direct?
GPC: o que é e como ele ajuda a classificar seus produtos
O que é shopper e o que faz esse profissional?