Como criar Missão, Visão e Valores da sua empresa

por Americanas

7 de março de 2022

Descubra como a ferramenta Missão, Visão e Valores é essencial para estruturar o seu negócio. 

Toda empresa deve ter Missão, Visão e Valores! Esses conceitos norteiam todas as decisões do negócio e são bem significativos na hora de engajar os funcionários e, consequentemente, todos aqueles que estão envolvidos no negócio, como clientes e fornecedores. 

Sendo assim, mais do que simples termos, Missão, Visão e Valores são consideradas uma forte ferramenta de gestão organizacional que ajuda a definir as melhores estratégias para o desenvolvimento do negócio.

O que é Missão, Visão e Valores? 

Utilizando Missão, Visão e Valores nas estratégias de gestão de negócio, as empresas conseguem alinhar facilmente o seu propósito e promover isso de forma mais clara, tanto interna quanto externamente. 

Além disso, é importante destacar que todas as empresas podem utilizar essa ferramenta, independentemente do tamanho ou do segmento em que ela está inserida. Afinal, o seu principal objetivo é definir o papel da empresa dentro do mercado e, a partir disso, desenhar os próximos passos do negócio. 

Lembrando que o trio Missão, Visão e Valores representa mais do que simples definições para o seu negócio. Eles devem guiar toda a identidade da sua empresa, se tornando uma diretriz para toda a organização dela. 

Para entendermos melhor como tudo isso se relaciona com o seu negócio, vamos analisar os conceitos de Missão, Visão e Valores individualmente: 

1 – Missão: o que é?

Por que a sua empresa foi criada? Qual é a finalidade dela? O que ela quer levar aos clientes? Essas perguntas definem o propósito, ou melhor, a Missão da sua empresa, que nada mais é do que a razão para a existência dela. 

A Missão deverá guiar todos os caminhos que você quer seguir com essa empresa no mercado e também o dia a dia de todos os funcionários da empresa. Com uma Missão clara internamente, isso passa a transparecer aos clientes, que acabam se identificando com o negócio. 

 A sua Missão pode ser definida em uma única frase que resume exatamente o propósito da sua empresa. Por exemplo, o propósito da americanas s.a. é “somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas”.

2 – Visão: o que é? 

Onde a sua empresa deseja chegar? A Visão pode ser definida como aquele objetivo que o seu negócio quer conquistar, ou seja, uma perspectiva para o futuro. 

Diferentemente da missão, a Visão não é definitiva, pois ela pode ser adaptada e alterada conforme o  crescimento do seu negócio. Ao longo do tempo, a sua missão pode ser a mesma, mas os objetivos que você tem para a empresa são outros. 

Sendo assim, a Visão funciona como um motivador para que a empresa continue correndo atrás dos objetivos e de cumprir a sua missão. Por exemplo, a Visão do seu negócio pode ser algo como “ser líder no mercado ” ou “ser a marca número 1 em…”, e ela pode vir acompanhada de um tempo determinado no qual você deseja realizar isso, como “ter x clientes até 2030”. 

missão, visão e valores - interna

3 – Valores: o que são? 

Já os Valores podem ser definidos como os princípios que norteiam como você alcança suas metas e a sua missão no mercado. 

Sendo assim, os Valores são mais trabalhados internamente, conduzindo o comportamento de todos os membros da empresa. Assim, isso é passado para o ambiente externo, principalmente no relacionamento com os clientes. 

Os Valores da sua empresa não são absolutos. Ou seja, eles podem ser alterados ao longo do tempo, seja para excluir um valor que não representa mais seu CNPJ ou para adicionar um novo, que irá guiar com mais clareza o seu negócio. 

Alguns exemplos de Valores que podem ser incorporados na sua empresa são: ética, transparência, inovação, criatividade, buscar resultados, entre outros princípios que podem orientar o seu negócio. 

Qual a importância desse trio?

Juntos, Missão, Visão e Valores formam a base para a criação da cultura organizacional da sua empresa. Em outros termos, esses elementos irão influenciar diretamente o ambiente de trabalho da sua empresa, guiando o dia a dia dos funcionários e as tomadas de decisões dentro daquele ambiente. 

Quando todos os membros da equipe estão engajados com a Missão, Visão e Valores da empresa, isso impulsiona e motiva o desempenho de todos, alavancando os resultados da empresa e fazendo com que ela dê passos mais assertivos para alcançar suas metas.  

Como definir Missão, Visão e Valores para o seu negócio? 

Missão, Visão e Valores são fatores que estão presentes no seu negócio desde a criação. Afinal de contas, você criou a sua empresa com um propósito em mente e com objetivos que você deseja alcançar, certo? 

Sendo assim, para definir esses elementos basta recapitular tudo aquilo que te levou a abrir a sua empresa. Por exemplo, para definir a sua Missão, lembre-se do porquê da sua empresa existir e o que exatamente ela quer entregar ao mercado. 

Como vimos anteriormente, a Visão de uma empresa não é definitiva. Então, nesse momento, pense nos objetivos que você deseja alcançar com o seu negócio, seja em curto ou longo prazo. 

Os Valores de uma empresa devem estar alinhados à Missão e Visão e guiá-los em todos os momentos. Então, para definir os seus Valores, pense nas principais crenças do seu negócio e em como você quer que o trabalho da sua empresa seja feito todos os dias. 

Entendeu como essa ferramenta pode impulsionar a gestão do seu negócio e alavancar os seus resultados? Então, chegou a hora de definir a sua Missão, Visão e Valores! 

Leia também:

Pirâmide de Maslow: conheça as motivações do seu público

O que é Seis Sigma e como aplicar essa metodologia no varejo?

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

veja ainda:

marcas de suplementos - destaque

Marcas de suplementos: as mais vendidas do Brasil 

O mercado de suplementos no Brasil é vasto, com marcas nacionais e internacionais, atendendo desde atletas a pessoas em busca […]

marcas de produto de cabelo - destaque

Marcas de produto de cabelo que toda loja deve ter 

Oferecer certas marcas de produto de cabelo pode transformar sua loja em uma referência no mercado O mercado de produtos […]

sustentabilidade - destaque

Sustentabilidade: a ascensão dos produtos sustentáveis no varejo 

A busca por sustentabilidade e a ascensão dos produtos sustentáveis no varejo refletem uma mudança irreversível nas demandas dos consumidores […]