Comprar refeições sem sair de casa se tornou um hábito comum entre os brasileiros. Sua lanchonete está preparada para atender essa demanda?
Pedir delivery de comida é algo que sempre esteve presente na vida das pessoas. Quem nunca fez aquele pedido de pizza com a família no final de semana, não é mesmo? Porém, a pandemia fez com que esse hábito se tornasse cada vez mais comum e agora restaurantes e lanchonetes estão correndo atrás dessa adaptação.
E se antes os pedidos ficavam restritos a alguns tipos de restaurantes ou de comidas, agora eles atendem desde um café da manhã de padaria até as lanchonetes que ficam abertas até tarde e realizam entregas de madrugada.
De acordo com a pesquisa “Consumo Online no Brasil”, divulgada pela PayPal, em parceria com a Edelman, o hábito de realizar compras pela internet mudou de mensal para semanal ou quinzenal durante os últimos anos e o segmento de “Alimentos e Restaurantes” foi um dos que mais cresceu, com 44% do público afirmando que têm o costume de comprar na categoria.
O período de distanciamento social causado pela pandemia impulsionou essa tendência e fez com que muitos restaurantes, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos buscassem essa adaptação para o online.
Oportunidade para impulsionar vendas das lanchonetes
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o segmento de delivery foi o que mais cresceu entre maio de 2020 e maio de 2021. Nesse período, 55% dos consumidores compraram comida por delivery, sendo que, entre eles, 65% utilizaram aplicativos e 47% apostaram nas redes sociais.
Não importa se a sua lanchonete faz parte de uma grande rede ou é um negócio mais local, o delivery chega como uma ótima solução para atender diferentes demandas e ter um alcance ainda maior, já que você consegue atender clientes mais distantes do seu estabelecimento.
Para te ajudar a vender online nesse momento de adaptação, separamos algumas dicas que podem te guiar e facilitar essa entrada no mercado digital. Confira:
1 – Estude e comece uma estratégia assertiva
Um dos primeiros passos antes de realizar essa mudança é fazer uma boa pesquisa de mercado para conhecer os seus concorrentes e como eles estão atuando no universo online.
Agora, você terá um novo ambiente, com novos concorrentes e um público-alvo com hábitos de compra diferentes. Assim, com essas análises você conseguirá criar estratégias mais assertivas para a sua lanchonete atuar no delivery, além de definir detalhes como quais produtos você deve investir mais, como eles serão embalados, entre outros.
Tudo isso fará com que você já comece a sua atuação no online com fortes diferenciais competitivos, já que você saberá exatamente o que é preciso para se destacar das outras lanchonetes.
2 – Faça uma apresentação de dar água na boca
Em um estabelecimento físico, os clientes podem tirar dúvidas sobre os lanches, conversar com os atendentes e até ter um contato maior com os pratos disponíveis. Já no online, esse processo é bem diferente e o cliente depende apenas das imagens e descrições oferecidas.
Por isso, ao cadastrar o seu cardápio e criar seus anúncios, pense nas dúvidas
que os clientes teriam e na melhor forma de apresentar os itens disponíveis, sempre
incluindo detalhes relevantes para a decisão de compra deles.
As imagens são extremamente importantes, afinal, o cliente não vai querer comprar um prato se a cara dele não for tão apetitosa. Por isso, aposte em imagens de qualidade e que mostrem a realidade dos seus produtos, fazendo com que o consumidor fique com água na boca apenas com as fotos!
3 – Crie ofertas irresistíveis
Você também pode aproveitar o cardápio online da sua lanchonete para diversificar as suas ofertas e atender diferentes demandas, como, por exemplo, criando combos de produtos ou até sugerindo itens adicionais para as escolhas dos clientes.
A 44a edição do Webshoppers analisou os principais motivadores para as compras em
apps de delivery e praticidade e preço foram os grandes destaques. Para 73% o principal
motivo é “não precisar sair de casa”, enquanto 52% destacaram as “promoções
especiais”, 47% ressaltaram a “economia de tempo” e 38% é motivado pelas “entregas
rápidas”.
Para aumentar o faturamento do seu negócio e vender muito mais, busque criar ofertas diferenciadas, seja com um preço mais baixo, uma entrega mais rápida, um frete competitivo ou uma promoção exclusiva da sua lanchonete.
4 – Busque parcerias que te impulsionam
Hoje, existem diversos aplicativos que auxiliam na venda de restaurantes e lanchonetes no universo online, como o Americanas Delivery, solução de entrega da Americanas Marketplace.
O aplicativo funciona como um marketplace para estabelecimentos, como a sua lanchonete, e disponibiliza a plataforma para que os estabelecimentos montem uma vitrine online enquanto deixam a parte logística por conta da marca.
Com a sua loja disponível no aplicativo, você moderniza o seu negócio, incentiva os pedidos online com uma vitrine completa, além de aumentar o seu reconhecimento de marca e a sua área de alcance.
Além disso, o Americanas Delivery impulsiona a visibilidade da sua lanchonete dentro de um aplicativo que conta com a credibilidade Americanas e é acessado diariamente por milhões de usuários.
Já imaginou impulsionar as vendas da sua lanchonete dessa forma? Com essas dicas, não
temos dúvida de que o seu negócio pode chegar muito mais longe!
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