4 dicas para sua lanchonete vender online e nos apps

por Americanas Marketplace

31 de março de 2022

Comprar refeições sem sair de casa se tornou um hábito comum entre os brasileiros. Sua lanchonete está preparada para atender essa demanda? 

Pedir delivery de comida é algo que sempre esteve presente na vida das pessoas. Quem nunca fez aquele pedido de pizza com a família no final de semana, não é mesmo? Porém, a pandemia fez com que esse hábito se tornasse cada vez mais comum e agora restaurantes e lanchonetes estão correndo atrás dessa adaptação. 

E se antes os pedidos ficavam restritos a alguns tipos de restaurantes ou de comidas, agora eles atendem desde um café da manhã de padaria até as lanchonetes que ficam abertas até tarde e realizam entregas de madrugada. 

De acordo com a pesquisa “Consumo Online no Brasil”, divulgada pela PayPal, em parceria com a Edelman, o hábito de realizar compras pela internet mudou de mensal para semanal ou quinzenal durante os últimos anos e o segmento de “Alimentos e Restaurantes” foi um dos que mais cresceu, com 44% do público afirmando que têm o costume de comprar na categoria. 

O período de distanciamento social causado pela pandemia impulsionou essa tendência e fez com que muitos restaurantes, lanchonetes, padarias e outros estabelecimentos buscassem essa adaptação para o online. 

Oportunidade para impulsionar vendas das lanchonetes

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o segmento de delivery foi o que mais cresceu entre maio de 2020 e maio de 2021. Nesse período, 55% dos consumidores compraram comida por delivery, sendo que, entre eles, 65% utilizaram aplicativos e 47% apostaram nas redes sociais.

Não importa se a sua lanchonete faz parte de uma grande rede ou é um negócio mais local, o delivery chega como uma ótima solução para atender diferentes demandas e ter um alcance ainda maior, já que você consegue atender clientes mais distantes do seu estabelecimento.

Para te ajudar a vender online nesse momento de adaptação, separamos algumas dicas que podem te guiar e facilitar essa entrada no mercado digital. Confira: 

1  – Estude e comece uma estratégia assertiva 

Um dos primeiros passos antes de realizar essa mudança é fazer uma boa pesquisa de mercado para conhecer os seus concorrentes e como eles estão atuando no universo online.

Agora, você terá um novo ambiente, com novos concorrentes e um público-alvo com hábitos de compra diferentes. Assim, com essas análises você conseguirá criar estratégias mais assertivas para a sua lanchonete atuar no delivery, além de definir detalhes como quais produtos você deve investir mais, como eles serão embalados, entre outros. 

Tudo isso fará com que você já comece a sua atuação no online com fortes diferenciais competitivos, já que você saberá exatamente o que é preciso para se destacar das outras lanchonetes. 

2 – Faça uma apresentação de dar água na boca 

Em um estabelecimento físico, os clientes podem tirar dúvidas sobre os lanches, conversar com os atendentes e até ter um contato maior com os pratos disponíveis. Já no online, esse processo é bem diferente e o cliente depende apenas das imagens e descrições oferecidas.

Por isso, ao cadastrar o seu cardápio e criar seus anúncios, pense nas dúvidas

que os clientes teriam e na melhor forma de apresentar os itens disponíveis, sempre

incluindo detalhes relevantes para a decisão de compra deles.

As imagens são extremamente importantes, afinal, o cliente não vai querer comprar um prato se a cara dele não for tão apetitosa. Por isso, aposte em imagens de qualidade e que mostrem a realidade dos seus produtos, fazendo com que o consumidor fique com água na boca apenas com as fotos! 

lanchonete - interna

3 – Crie ofertas irresistíveis

Você também pode aproveitar o cardápio online da sua lanchonete para diversificar as suas ofertas e atender diferentes demandas, como, por exemplo, criando combos de produtos ou até sugerindo itens adicionais para as escolhas dos clientes.

A 44a edição do Webshoppers analisou os principais motivadores para as compras em

apps de delivery e praticidade e preço foram os grandes destaques. Para 73% o principal

motivo é “não precisar sair de casa”, enquanto 52% destacaram as “promoções

especiais”, 47% ressaltaram a “economia de tempo” e 38% é motivado pelas “entregas

rápidas”.

Para aumentar o faturamento do seu negócio e vender muito mais, busque criar ofertas diferenciadas, seja com um preço mais baixo, uma entrega mais rápida, um frete competitivo ou uma promoção exclusiva da sua lanchonete. 

4 – Busque parcerias que te impulsionam  

Hoje, existem diversos aplicativos que auxiliam na venda de restaurantes e lanchonetes no universo online, como o Americanas Delivery, solução de entrega da Americanas Marketplace

O aplicativo funciona como um marketplace para estabelecimentos, como a sua lanchonete, e disponibiliza a plataforma para que os estabelecimentos montem uma vitrine online enquanto deixam a parte logística por conta da marca.

Com a sua loja disponível no aplicativo, você moderniza o seu negócio, incentiva os pedidos online com uma vitrine completa, além de aumentar o seu reconhecimento de marca e a sua área de alcance.

Além disso, o Americanas Delivery impulsiona a visibilidade da sua lanchonete dentro de um aplicativo que conta com a credibilidade Americanas e é acessado diariamente por milhões de usuários.

Já imaginou impulsionar as vendas da sua lanchonete dessa forma? Com essas dicas, não

temos dúvida de que o seu negócio pode chegar muito mais longe!

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