Descubra o que é o Sedex e como essa modalidade de envio funciona
Com o crescimento das vendas online, começamos a notar com mais atenção as diferentes modalidades de entrega presentes no mercado. E o Sedex é um desses modelos!
O “Serviço de Encomenda Expressa Nacional” ou Sedex, como é popularmente conhecido, é uma modalidade de entrega dos Correios que surgiu em 1982 a fim de atender empresas e pessoas com ainda mais agilidade.
Sedex na prática
O Sedex pode ser utilizado por pessoas físicas ou jurídicas e o prazo de entrega é de até cinco dias, dependendo do destino final da entrega.
O serviço funciona da seguinte forma: são realizadas três tentativas de entrega em dias úteis seguidos. Caso não seja possível efetuar a entrega, a encomenda passa a ficar disponível para retirada, durante sete dias, na agência mais próxima do endereço de destino. Lembrando que apenas o destinatário ou alguém autorizado por ele podem fazer a retirada do pacote.
Após o período de sete dias, a mercadoria é devolvida ao remetente. Além disso, caso ocorra algum atraso na entrega, o ressarcimento progressivo dos valores pagos no envio é feito de acordo com a empresa e com o tempo de atraso. Confira:
- 5% do valor do frete de 1 a 3 dias de atraso
- 10% do valor do frete de 4 a 5 dias de atraso
- 15% do valor do frete acima de 5 dias de atraso
As diferentes modalidades do Sedex
Dentro do Sedex, existem diferentes modalidades que variam de acordo com o tipo de envio, à distância da entrega e a localização (ou cidade) do destino final. Conheça as opções e mais detalhes de cada uma:
Sedex 12
O Sedex 12 foca em entregas realizadas até as 12h do dia útil seguinte ao da postagem. Porém, o serviço atende apenas algumas localidades específicas. Você pode consultar a disponibilidade acessando o site dos Correios ou clicando aqui.
Nesse modelo, são realizadas três tentativas de entrega entre segunda e sábado nos seguintes horários:
- 1ª tentativa: até as 12 horas do dia útil seguinte ao da postagem
- 2ª tentativa: até as 12 horas do dia útil seguinte ao da 1ª tentativa
- 3ª tentativa: até as 12 horas do dia útil seguinte ao da 2ª tentativa
Caso não seja possível entregar a encomenda em nenhuma dessas oportunidades, é entregue ao destinatário um “Aviso de Tentativa de Entrega” com uma previsão de dia e horário para a última tentativa.
Caso essa 3ª tentativa também não seja efetiva, o destinatário recebe um novo aviso, informando sobre a devolução da encomenda ao remetente.
E lembre-se: caso a entrega não seja realizada até às 12h, a devolução é de 100% do valor pago pelo envio.
Sedex 10
O Sedex 10 tem uma dinâmica parecida com o modelo anterior, porém, nessa opção, as entregas devem ser realizadas até as 10h do dia útil seguinte ao da postagem. Assim como o Sedex 12, o serviço está disponível para algumas localidades específicas, que você pode checar clicando aqui.
No Sedex 10, são feitas três tentativas de entrega, que podem variar de acordo com o dia da semana. Confira:
De segunda a sexta-feira:
- 1ª tentativa: até as 10 horas do dia útil seguinte ao da postagem
- 2ª tentativa: no decorrer do mesmo dia da 1ª tentativa de entrega
- 3ª tentativa: até as 10 horas do dia útil seguinte ao da 2ª tentativa de entrega
Aos sábados:
- 1ª tentativa: até as 10 horas
- 2ª tentativa: até as 10 horas do dia útil seguinte
- 3ª tentativa: no decorrer do mesmo dia da 2ª tentativa de entrega
Se a entrega não for realizada ao destinatário até as 10h, é feita devolução de 100% do valor pago para o envio.
Sedex Hoje
O Sedex Hoje realiza entregas para a mesma localidade de postagem no mesmo dia, sendo a modalidade com o menor prazo de entrega. Porém, assim como as opções acima, o Sedex Hoje está disponível em apenas algumas localidades e você pode consultar a abrangência aqui.
Nesse modelo, o envio das encomendas para a mesma localidade de postagem é realizado até às 13h, enquanto as entregas para localidades diferentes são feitas até as 11h.
Aqui, também são realizadas três tentativas de entrega, que acontecem dessa forma:
- 1ª tentativa: até as 18 horas do dia da postagem
- 2ª tentativa: até as 21 horas do dia da postagem
- 3ª tentativa: até as 10 horas do dia útil seguinte ao da 2ª tentativa de entrega, incluindo o sábado
Caso a entrega seja realizada após às 18h, será feita a devolução de 100% do valor pago na postagem (exceto serviços e produtos adicionais adquiridos).
Leia também:
O que é Americanas Entrega e como ele te faz vender mais?
O que é e como utilizar a transportadora Direct?
O que é logística e como gerenciar sua operação?