Fique por dentro das principais dicas e as melhores práticas para vender perfume online
O segmento de Beleza e Cosméticos não para de crescer no e-commerce, trazendo uma grande oportunidade para quem deseja vender perfume para começar a empreender ou até pra quem já trabalha no ramo e deseja digitalizar o negócio.
Segundo relatórios da Neotrust, em 2020 e em 2021, o segmento de Beleza e Cosméticos foi o segundo maior em volume de vendas online, ficando apenas atrás da categoria de Moda.
Já a 45ª edição do relatório Webshoppers mostrou que a categoria de Cosméticos cresceu 14% entre 2021 e 2022. E o Market Review, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, mostrou que 51% dos consumidores já compram cosméticos pela internet. Entendeu o potencial desse mercado?
E é muito importante lembrar que a categoria vai além das maquiagens! O setor de beleza é muito vasto e, nos últimos anos, o foco dos consumidores do setor ficou bem dissipado entre diferentes nichos, como cabelos, pele, unhas e, claro, perfumes.
Como vender perfumes online ?
O varejo está cada vez mais digital e os consumidores brasileiros mais confortáveis e acostumados com o e-commerce. Por isso, muitos empreendedores já estão optando por vender perfumes no e-commerce ou então buscam adaptar seus comércios para o online.
Porém, vender online é diferente da venda física e exige mais atenção aos detalhes, já que os clientes não têm contato direto com os produtos e dependem apenas das informações fornecidas nos seus anúncios para tomar uma decisão.
Então, confira as melhores práticas e algumas dicas para vender perfume online:
1 – Escolha os produtos da sua loja
Um sortimento bem variado aumenta as suas chances de conquistar mais vendas e impactar mais consumidores. Então, ao vender perfumes, escolha bem os produtos que farão parte da sua vitrine online.
Hoje, existem muitos perfumes diferentes que podem compor o seu mix de produtos, perfumes para homens, mulheres, crianças, ambientes, entre outros. Você ainda pode apostar em marcas diferenciais, indo desde as marcas de luxo até as mais acessíveis.
Com essas definições acertadas, você pode começar a pesquisar melhor sobre o mercado de perfumaria e o seu público-alvo, sempre buscando entender as necessidades e dores deles na compra de perfumes. Assim, você consegue ter um sortimento mais assertivo e uma estratégia mais focada.
Se você já vende perfumes em uma loja física e possui um mix de produtos definido, você pode usar a Curva ABC para descobrir os seus produtos mais lucrativos e mais vendidos e começar apostando neles no online.
Só redobre a atenção na escolha dos seus fornecedores para garantir que você só venda itens originais e controlados!
2 – Defina um canal de vendas
A internet conta com diferentes canais de venda, que atendem os negócios de diferentes formas. Assim, antes de começar a vender perfumes online, é interessante que você analise as diferentes opções para entender o que funciona melhor para o seu negócio.
Se você busca ter um negócio próprio, que te permite ter mais autonomia sobre o design e a estrutura do seu canal de vendas, criar um e-commerce próprio é a melhor opção para você.
Porém, é importante lembrar que esse modelo pode acabar custando mais caro, já que todos os detalhes da loja são sua responsabilidade, como a contratação da plataforma e dos meios de pagamento, o investimento na hospedagem do site, os serviços de segurança, o investimento em marketing para gerar tráfego e conhecimento sobre sua loja, entre outros.
Agora, se você busca uma plataforma mais econômica para começar a vender perfumes online, o marketplace é o lugar ideal para você.
Os marketplaces funcionam como grandes shopping centers virtuais, onde lojistas de todos os tamanhos, segmentos e experiências podem vender seus produtos online. Esses canais não cobram nenhum tipo de mensalidade ou taxa de entrada. Os lojistas pagam apenas uma comissão sobre as vendas, ou seja, você só paga quando vende.
E tem mais, os lojistas que vendem nos marketplaces também contam com diversas soluções de entrega, logística e publicidade e muito mais para alavancar as vendas. No marketplace da Americanas, plataforma que permite que os lojistas vendam nos sites da Americanas, os parceiros ainda têm acesso a uma área de capacitação com vários treinamentos e materiais exclusivos para que eles se tornem empreendedores cada vez melhores.
3 – Crie a sua vitrine online
O cadastro dos produtos é uma etapa que exige bastante atenção, pois é por meio das informações fornecidas no cadastro que os consumidores terão contato com os perfumes Por isso, investir em um cadastro de produtos bem rico em detalhes pode ser um grande diferencial na hora de vender online.
Na hora de criar a descrição dos seus itens e a ficha técnica, aproveite para trazer alguns detalhes dos seus perfumes, como marca, tamanho, notas dos aromas, entre outros.
As imagens vão completar a sua vitrine online e fazer com que os clientes consigam visualizar melhor os produtos. Então, aposte em fotos reais e de qualidade e utilize fundo branco para destacar os itens, dando um ar mais profissional para os seus anúncios.
Todas essas informações farão com que as suas ofertas ganhem ainda mais relevância no e-commerce, além de facilitar e agilizar o processo de decisão de compra, prevenindo casos de arrependimento de compra.
4 – Invista em diferenciais competitivos
Oferecer alguns diferenciais pode ajudar na hora de converter a venda. Algumas opções para se destacar são:
- Prazo de entrega e frete
Independentemente do produto, comprar online é bem diferente de comprar em uma loja física. O processo no digital não é tão linear e diferentes aspectos podem acabar impactando a decisão final do cliente, como o prazo de entrega e o frete, por exemplo.
Segundo dados do Market Review, realizado pela Bornlogic e Opinion Box, 94% dos consumidores já deixaram de comprar algo online pelo valor do frete e 78% por conta do longo prazo de entrega.
Por isso, ao vender perfumes online, invista em uma boa operação logística para seu e-commerce realizar os seus envios de forma eficiente e oferecer um prazo de entrega e prazo mais competitivos. Caso venda nos marketplaces, a dica é utilizar os serviços de entrega do canal, que já possuem boas negociações de prazo e frete e facilitam a entrega pra você!
- Meios de pagamento
A diversidade dos meios de pagamento é um grande diferencial do e-commerce e, segundo o Market Review, essa variedade é uma motivação para 24% dos brasileiros optarem por realizar suas compras online.
Se você tem um e-commerce próprio, busque ficar por dentro dos novos meios de pagamento disponíveis para oferecer aos clientes. Já se você vende em um marketplace, esse processo é mais simples, pois a própria plataforma está sempre se atualizando para oferecer essa diversidade e fazer com que os parceiros não percam nenhuma venda.
- Campanhas e promoções
Um dos grandes diferenciais das compras na internet é a facilidade que os consumidores têm de comparar diferentes ofertas. Assim, eles conseguem comparar preços e encontrar a loja que melhor atende suas necessidades.
A pesquisa realizada pela Bornlogic e a Opinion Box mostrou que para uma parte significativa dos consumidores, o valor dos produtos é um grande motivador ao comprar online. Os preços mais baixos do que nas lojas físicas (61%), as promoções exclusivas da internet (58%) e as promoções sazonais (24%) foram os grandes destaques.
Por isso, invista em promoções e campanhas em datas comemorativas para atrair mais clientes, incentivar a compra dos seus produtos e, assim, impulsionar os resultados da sua loja de perfumes. Alguns canais de marketplace oferecem campanhas exclusivas para datas especiais que você pode aderir. No marketplace da Americanas, por exemplo, há ações em que você financia uma parte do desconto e a marca banca a outra metade.
5 – Integre os seus canais de venda
A 45ª edição do Webshoppers analisou os hábitos de compra dos brasileiros dentro da categoria de cosméticos em 2021 e identificou como os clientes chegam até as lojas online. A busca pelo nome da marca ou loja (21%), as redes sociais (18%) e os sites de busca (15%) foram os meios que mais se destacaram.
Esses resultados destacam a importância de você escolher um sortimento assertivo ao vender perfumes online e ter ofertas competitivas, uma vez que, os clientes constantemente utilizam os sites de busca para encontrar os produtos desejados.
Além disso, as redes sociais trazem uma força ainda maior para as lojas do segmento de perfumaria, pois permitem que você crie conteúdos mais dinâmicos e tenha uma interação ainda maior com os seus clientes.
6 – Invista no pós-venda
Quando um cliente confirma uma compra, começa a parte mais importante do processo de venda dos lojistas: o pós-venda!
O pós-venda é toda a parte de entrega e relacionamento com o cliente, desde o momento que a compra é confirmada até a entrega do produto nas mãos dos clientes. Esse também é o momento ideal para fidelizar os seus clientes e fazer com que eles voltem a comprar na sua loja depois, por isso ele merece tanta atenção.
O cuidado com o packing é essencial nesse momento, principalmente porque estamos falando sobre vender perfumes, que são produtos que podem acabar vazando ou quebrando no trajeto até a residência do cliente.
Cuide muito bem das suas embalagens para que o produto seja entregue em perfeito estado. Se você tem uma loja própria, crie embalagens criativas, que expressem a personalidade da sua marca e tragam os seus produtos de uma forma mais original para encantar os consumidores. Se vende nos marketplaces, acompanhe treinamentos para embalar bem seu produto e depois basta deixá-lo em um ponto de coleta que o canal irá retirar o item e entregá-lo ao cliente, garantindo a melhor experiência pra ele.
Agora que você já sabe tudo sobre vender perfume online, chegou a hora de tirar o seu negócio do papel. Cadastre-se já como nosso parceiro e conte com nossa ajuda para vender mais e melhor seus produtos! Boas vendas!
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