CPM é o “custo por mil” impressões, impactos ou pessoas únicas atingidas por um anúncio. Saiba mais
Sim, as siglas da publicidade online parecem complicadas, mas tudo é mais simples do que parece quando o assunto são as métricas do marketing digital.
As estratégias de compra de mídia online precisam, claro, de investimentos consideráveis para que o retorno seja minimamente satisfatório. O CPM é uma métrica que está relacionada ao impulsionamento de seus conteúdos e à construção da presença da sua marca na internet, ela indica o valor a cada mil visualizações do seu conteúdo.
Além de explicar o que é e para que serve o CPM, vamos ensinar também como calcular esta métrica para você entender melhor a efetividade das suas campanhas de marketing digital e incluir em seus relatórios.
Mas vamos falar brevemente sobre métricas no marketing digital. Que você pode ver de forma mais detalhada neste artigo.
Métricas, para que te quero?
As métricas, tanto para campanhas do digital quanto do offline, são conjuntos de dados gerados a partir de ações publicitárias em redes sociais, canais de divulgação, sites e plataformas de vendas e marketing que, quando organizadas, se transformam em informações quantitativas sobre o desempenho do seu negócio. Com uma boa análise desses dados é possível traduzir as métricas em percepções qualitativas que agregam valor à sua estratégia e tomadas de decisão.
As métricas são uma forma de mensurar o sucesso ou, não, das suas campanhas para o seu negócio, e no marketing digital não é diferente. Assim você tem mais clareza em planos estratégicos e nas ações que devem ser pensadas para otimizar e conquistar números melhores.
O que é a métrica CPM no marketing?
O significado do acrônimo CPM, como citado, é Custo Por Mil. Essa é uma métrica baseada em impressões, que é a quantidade de vezes que o seu anúncio é entregue aos usuários, ou quando passa na timeline das redes sociais de um único usuário, o que é chamado de impressão.
Esta métrica indica quanto o anunciante irá pagar para cada 1000 pessoas que visualizam o seu conteúdo em cada mídia. Esse custo é afetado por algumas variáveis, como o veículo onde você quer exibir o seu anúncio e a posição onde ele vai ficar (no topo de uma página, no meio de um conteúdo, na coluna lateral, footer, etc.) no site, nas redes sociais ou no youtube, por exemplo.
Quanto maior for o veículo e mais nobre for a posição onde você quer aparecer, de acordo com o media kit desse veículo, mais caro isso vai custar. O CPM costuma ser o formato de compra de anúncio mais “barato”, já que garante apenas que o usuário visualize o anúncio. Além de ser o que fornece o maior alcance, pois atinge mais usuários.
Quando utilizar anúncios com base no CPM?
A compra de anúncios via CPM é ideal para objetivos de branding, em campanhas voltadas para a etapa de consideração de marca e para divulgar grandes promoções, apesar de não ser focada em cliques, pois gera alta visibilidade e notoriedade para a sua marca.
Vale lembrar que atingir muitas pessoas não garante conversão. Mas, ainda assim, alcançar muitas pessoas exige dinheiro. Portanto, é provável que esse formato de compra funcione melhor para campanhas com um bom orçamento.
Principais características do CPM
A métrica CPM, além de permitir uma leitura do custo por visualizações, também auxilia a:
- analisar o público que visualiza seu conteúdo;
- comparar custos entre diferentes recursos de mídia;
- planejar novas etapas de campanhas de marketing;
- estimar os resultados de exibições de anúncios anteriores.
Como calcular o CPM?
O cálculo desta métrica leva em conta o seu investimento e o total das visualizações obtidas no anúncio em cada canal.
O CPM é um indicador simples de entender. Ele funciona assim: digamos que você encontrou um canal com CPM anunciado de R$8,00. Significa que você pagará R$8,00 cada vez que seu anúncio gerar 1000 impressões em determinado canal.
O cálculo do CPM se faz da seguinte maneira:
- CPM = Custo total / (Visualizações/1000).
Simples assim. Com a ajuda dessa fórmula, tanto o custo total da campanha quanto a quantidade de impressões desejadas podem ser contados. Você só precisa de uma variação da fórmula original:
Valor total gasto = Total de impressões / 1.000 x CPM
Total de impressões = Valor total gasto / CPM x 1.000
Na hora de fazer os cálculos, considere por quanto tempo o anúncio ficará no ar, quantas visualizações você quer gerar nesse período, qual será o custo por esse número de visualizações específico e tenha definido o seu orçamento. Reunindo as respostas para estes pontos, você se organiza melhor e evita um gasto desnecessário na sua campanha!
O que é considerado um bom CPM?
Não há como definir se o CPM é “bom” ou “ruim” com base apenas no seu custo.
O que é possível fazer, é analisar os dados de desempenho atuais, avaliando o impacto da campanha em seu ROI para concluir se deve ou não fazer o investimento.
Portanto, um bom CPM é aquele que funciona melhor para o seu negócio, sempre. Para concluir qual é o mais adequado às suas necessidades, você deve analisar os dados e monitorar suas campanhas.
Como otimizar o CPM das suas campanhas?
Existem diferentes formas de otimizar o CPM das suas campanhas, seja reduzindo os custos e aumentando o alcance dos seus anúncios.
Mas como fazer isso?
- Teste e amplie os públicos-alvos;
- Teste novos horários de exibição dos anúncios;
- Atualize o conteúdo dos anúncios, buscando atrair mais atenção;
Assim, atinge mais pessoas e com diferentes perfis.
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