Entenda o que é comunicação visual, o poder que ela tem para alavancar o seu negócio e como criar a sua
Como é a comunicação visual da sua marca? Isso é, como você impacta o seu público com elementos visuais que remetem à sua marca, sejam cores, ilustrações, imagens, fontes ou outros detalhes visuais.
Em uma era onde o público lê cada vez menos, criar conteúdos mais visuais e de rápido consumo é uma estratégia certeira. Por isso, a comunicação visual tornou- se uma poderosa ferramenta de marketing. A partir dela, você consegue transmitir a identidade visual da sua marca, mostrando a sua imagem e o que você acredita.
Sendo assim, se você está começando um negócio ou já tem uma marca, mas não tem uma comunicação visual definida, continue lendo e entenda a importância de incluir esse quesito no seu planejamento e veja como isso pode impactar positivamente a sua empresa.
Como definir a comunicação visual?
O termo “comunicação visual” se refere à forma como você comunica a sua marca e transmite a mensagem que ela deseja passar por meio de elementos visuais, sejam imagens, vídeos, desenhos ou apenas uma comunicação que leva as cores e tom de voz da sua marca.
Esse recurso é essencial quando consideramos o contato com o público, já que por meio da comunicação visual eles conseguem se conectar com a sua marca de maneira clara e até emotiva, captando as informações de forma rápida e clara.
A comunicação visual está diretamente ligada ao design de tudo que você comunica sobre a sua marca, destacando a identidade do seu negócio e fazendo com que o público reconheça a sua marca apenas pelos detalhes visuais.
Como a comunicação visual funciona na prática?
Como vimos anteriormente, a comunicação visual acontece quando uma mensagem ou um conteúdo é transmitido por meio de cores, símbolos, imagens, fotos e outros elementos que remetem a quem está realizando a comunicação.
Uma marca, por exemplo, construirá sua comunicação visual criando uma identidade que será apresentada em todas as suas comunicações, desde o site, até os posts nas redes sociais ou mesmo na loja física. Dessa forma, os clientes podem reconhecer a marca facilmente, apenas identificando esses pequenos detalhes.
As marcas da Americanas Marketplace são ótimos exemplos de como aplicar a comunicação visual em todos os seus conteúdos! Cada uma delas possui uma cor ou elementos visuais que são bem característicos delas e todas as suas comunicações sempre são norteadas por esses elementos.
As comunicações da Americanas sempre levam a cor vermelha, enquanto as do Submarino estão sempre em azul e os conteúdos do Shoptime são sempre laranja com alguns detalhes em roxo. Veja como a comunicação visual dessas marcas funciona no perfil do Instagram de cada uma delas:
Dessa forma, quando um seguidor está navegando pelo feed do Instagram e se depara com um post vermelho, azul ou laranja, ele já reconhece a marca sem ao menos olhar o perfil.
Por que a comunicação visual é importante para o seu negócio?
Como você pode ver, a comunicação visual é essencial para passar as mensagens do seu negócio de forma clara e objetiva, e ainda construir o branding da sua marca, fazendo com que os clientes sempre lembrem do seu visual e o associem à sua marca rapidamente.
Além disso, a comunicação visual pode acabar trazendo alguns outros benefícios para o seu negócio. Confira três vantagens:
1 – Passe suas informações de forma rápida e eficiente
A comunicação visual é capaz de otimizar o seu tempo, uma vez que, com os elementos visuais certos, o público consegue captar as informações que você deseja passar ainda mais rápido.
Até aquelas informações que parecem mais complexas, podem ser compreendidas com menos dificuldade, já que os elementos gráficos da comunicação visual permitem que você prenda a atenção dos consumidores por menos tempo, mas passe a mensagem de forma mais efetiva.
2 – Melhore o entendimento e engajamento nas comunicações
Como a comunicação visual foca no entendimento de uma informação através de elementos, cores, imagens, vídeos e outros, ela faz com que as mensagens sejam comunicadas de forma simples e direta ao público, o que facilita a compreensão.
Além disso, a comunicação visual pode gerar mais engajamento do público pelo encantamento que esses elementos visuais trazem para as comunicações da sua marca, fazendo com que você encontre um público mais fiel.
3 – Encante o público com as suas comunicações
Imagens e vídeos podem transmitir mensagens comoventes, que mexem com o emocional do público. E isso acontece porque a comunicação visual traz muito da personalidade e identidade das marcas, contemplando suas crenças e valores e gerando uma identificação maior com o público.
Por isso, esse modelo de comunicação faz com que o público se sinta ainda mais próximo da sua marca, construindo um relacionamento forte com os seus consumidores.
Conheça alguns tipos de comunicação visual
A comunicação visual possui diversos elementos e recursos que podem ser utilizados para transmitir uma mensagem. Cabe a você definir quais fazem mais sentido para o seu negócio ou combinam mais com o seu público. Afinal, não adianta você criar um infográfico, por exemplo, se você sabe que é algo que o seu público não irá se engajar.
Para te ajudar, trouxemos alguns exemplos de elementos que podem ser utilizados nos seus conteúdos para incrementar a comunicação visual:
Vídeos e GIFs
Os vídeos e GIFs são ótimas maneiras de passar uma mensagem de forma animada. Os vídeos podem passar mensagens curtas ou bem longas, prendendo a atenção do consumidor com elementos visuais e auditivos.
Para você ter uma ideia do potencial desse formato, segundo uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, 98% dos brasileiros assistiram conteúdos em vídeo durante o primeiro trimestre de 2022.
Esse hábito explica o crescimento acelerado de redes sociais com foco em vídeos, como o TikTok, por exemplo. De acordo com dados da consultoria Statista, o Brasil já é o segundo país que mais usa o TikTok, ficando apenas atrás da China no ranking.
Já os GIFs trazem uma versão curta e rápida dos vídeos, focando apenas na mensagem visual, já que eles não têm áudio. Sendo assim, eles são perfeitos para gerar um engajamento rápido com o público.
Fotografias e imagens
Fotos e imagens podem ser bem mais impactantes do que textos. É como diz o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”. Sendo assim, esses elementos podem acabar sendo mais efetivos na hora de transmitir uma mensagem.
Imagens e fotografias muitas vezes são autoexplicativas e podem impactar o público de uma forma mais emotiva, possibilitando uma identificação maior com a sua comunicação.
Animações
As animações podem ser feitas de diferentes formas, indo desde imagens e desenhos animados até um vídeo com palavras animadas que passam uma mensagem e prendem a atenção do seu consumidor.
Diferentemente de um texto corrido ou de uma imagem estática, as animações contam com a possibilidade de interagir mais com espectador e passar a imagem de forma mais direta e descontraída.
Tabelas e infográficos
Trabalhar com dados e números não é uma tarefa fácil, principalmente quando você deseja passar isso para uma pessoa que talvez não esteja por dentro dos detalhes do negócio. Assim, os infográficos e tabelas aparecem com uma forma fácil e rápida de passar essas informações.
Com cores, formatos, imagens e textos mais curtos, os infográficos passam mensagens de forma rápida, clara e dinâmica, ilustrando todos os dados que você precisa comunicar em um único material.
Como criar a sua própria comunicação visual?
Quando trabalhada de forma estratégica, a comunicação visual pode ser um grande diferencial da sua marca, pois você consegue captar a atenção dos seus consumidores e até mesmo impulsionar o seu relacionamento com eles.
Então, para te ajudar a implementar a comunicação visual na estratégia de marketing da sua empresa, separamos algumas dicas para você desenvolver esse recurso:
1 – Conheça muito bem o seu público
O foco da comunicação visual é sempre o seu público-alvo, afinal, são eles que vão receber a mensagem. Sendo assim, o primeiro passo para desenvolver a comunicação visual da sua marca é entender muito o seu público.
O que eles buscam com o seu negócio? Como eles consomem conteúdo? Qual é a relação deles com a sua marca? Quais suas dores e necessidades?
Quanto mais informações você tiver, ficará mais fácil criar uma comunicação visual assertiva, que impacte os seus consumidores da melhor maneira possível para o crescimento do seu negócio.
2 – Selecione imagens, cores e fontes que representem a sua marca
Nós mostramos anteriormente a força que as cores têm na construção da comunicação visual. E você deve ter notado o quanto isso é importante com os exemplos das marcas da Americanas Marketplace, que hoje são facilmente reconhecidas por suas cores.
Mas, por mais que essa definição pareça simples, ela deve ser feita com bastante cuidado. Uma simples cor pode evocar emoções e até passar mensagens indesejadas para uma determinada comunicação. Sendo assim, pesquise bem a paleta que você deseja desenvolver e estude sobre a psicologia das cores para entender quais são os melhores tons que você pode escolher para a sua marca.
O mesmo pode ser feito na hora de definir as fontes e imagens que serão utilizadas. Tudo passa uma mensagem e, por isso, deve ser pensado para representar a comunicação visual da sua marca.
As imagens inclusive podem ser utilizadas de forma estratégica para provocar emoções no público. Sabe quando você vê uma foto de comida e na hora fica com água na boca? A campanha é construída dessa forma justamente para incentivar os espectadores a comprar um determinado produto.
3 – Entenda a hierarquia visual e de informações
Mais importante do que ter a mensagem ideal, é saber passar essa mensagem da melhor maneira possível. Por isso, criar uma hierarquia, ou seja, uma ordem para as informações que serão passadas é essencial.
Assim, você evita criar comunicações muito poluídas e passa suas informações de forma mais clara, ressaltando sempre aquelas mensagens que são mais importantes e facilitando a compreensão do público.
4 – Crie histórias com as quais o público se identifique
Quando levamos em consideração as imagens e vídeos, podemos facilmente associar a comunicação visual ao storytelling, uma estratégia muito utilizada para impactar o público e causar uma certa familiaridade por meio de histórias envolventes.
Contar uma história de forma emotiva e que chegue até a causar uma certa nostalgia no público pode ser uma forma de impactar os consumidores e se conectar pela comunicação visual.
5 – Crie associações que podem ser facilmente identificadas
Determinados recursos visuais fazem com que o público entenda a mensagem de forma rápida e associem pequenos detalhes da sua marca a coisas que eles já conhecem.
Assim, nesse momento, você pode apostar em diferentes criações para prender a atenção dos consumidores e criar conteúdos que são facilmente identificados por eles.
Entendeu como a comunicação visual pode impactar a forma como a sua marca se relaciona com os clientes? E mais do que isso, ela pode ser a base para o relacionamento deles com o seu negócio, gerando identificação e fazendo com que eles se sintam cada vez mais próximos.
Estruture a comunicação visual da sua empresa e veja como os seus resultados podem chegar muito mais longe!
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