Entenda como funciona um provador virtual e qual a importância dessa funcionalidade para a venda de alguns segmentos
Você sabe como funciona um provador virtual? Com o crescimento das vendas online, alguns desafios também foram surgindo, principalmente quando consideramos a venda de produtos que necessitam de mais informações e detalhes para que os consumidores cheguem a uma decisão de compra.
Essas dúvidas acontecem principalmente quando consideramos a venda de roupas e sapatos, afinal, como ter certeza de que a peça irá servir no seu corpo e é exatamente o que você busca?
Tamanhos e caimentos de peças podem variar muito de acordo com a marca ou a matéria-prima. Assim, como solução, muitas lojas que trabalham com essas categorias passaram a oferecer métodos diferenciados para troca e devolução de mercadorias. Porém, ainda assim é um processo que pode ser bastante burocrático. Por isso, as informações extras sobre os produtos e o provador virtual aparecem como a solução ideal!
O que é o provador virtual?
O provador virtual nada mais é do que uma ferramenta inteligente que auxilia o consumidor a encontrar o tamanho ideal de roupas, sapatos e acessórios ao realizar uma compra no e-commerce.
Dessa forma, as lojas virtuais conseguem oferecer uma experiência mais completa e próxima da oferecida nas lojas físicas, ajudando os clientes a tomar uma decisão certeira no momento da compra.
Para oferecer esses detalhes ao consumidor, o provador virtual utiliza diferentes tecnologias para cruzar as informações fornecidas pelo cliente sobre o próprio corpo com o tamanho e modelagem das peças da loja, identificando a melhor opção para essa pessoa.
Como funciona um provador virtual?
Como vimos anteriormente, os provadores virtuais cruzam os dados das peças da marca com os dados sobre o consumidor. Normalmente, as informações solicitadas para a análise são: gênero, altura, peso, idade e formato corporal – que é ilustrado por uma imagem e pode ser manualmente ajustado pelo cliente para “imitar” seu corpo.
Para realizar essa análise, os provadores virtuais utilizam diferentes tecnologias disponíveis no mercado, como inteligência artificial, realidade aumentada e algoritmos de reconhecimento de imagens e formas. Assim, eles conseguem chegar a resultados precisos e oferecer uma experiência de compra mais completa no universo digital.
Por que o provador virtual é importante?
O provador virtual facilita e impulsiona a venda online, principalmente dos produtos da categoria de moda. A tecnologia por trás dessa ferramenta permite que os consumidores encontrem o tamanho ideal das peças apenas inserindo algumas informações básicas e sem sair de casa.
Então, além de trazer inovação e comodidade para o processo de compra, a utilização do provador virtual pode trazer diversos benefícios para a sua loja, como:
Experiência personalizada de compra
O provador virtual possibilita uma experiência digital completa e totalmente personalizada e inclusiva, uma vez que, o cliente passa a entender exatamente qual é o melhor tamanho de cada peça para ele mesmo.
Ou seja, o consumidor participa ativamente do processo de compra, “experimentando” os modelos e ajustando as peças para atender às suas necessidades. Isso é possível pois o provador virtual indica exatamente como a peça se encaixa no corpo – isto é, se ela ficará mais justa ou mais larga –, permitindo que o cliente escolha o modelo ideal.
Redução nas taxas de troca e devolução de produtos
A tecnologia do provador virtual garante ainda mais precisão na escolha das peças, o que tende a diminuir as taxas de troca e devolução de produtos.
Como já falamos anteriormente, a troca e devolução de produtos facilitada muitas vezes é dada como uma solução para incentivar as compras de roupas e calçados online. Afinal, se o consumidor quiser trocar ou devolver o produto porque não serviu ou não era o que ele imaginava, ele poderá fazer isso facilmente.
Para os lojistas, o processo envolve uma logística reversa bem estruturada para deixar o processo menos burocrático. Mas a verdade é que os consumidores não querem passar por esse processo. Por isso, quanto mais informações e soluções você oferecer, mais fácil será para os consumidores escolherem os produtos certos.
Melhores resultados de vendas
Como citamos no item anterior, os consumidores querem ter experiências de compra fáceis e cômodas, e evitam ao máximo passar por processos de troca e devolução de produtos. E o provador virtual aparece como um facilitador nesse quesito.
Quando você tem uma loja que facilita a decisão de compra, você consequentemente atrai mais clientes e mais vendas para o seu negócio, o que resulta em um aumento no ticket médio das suas vendas.
Disponibilidade de insights para o seu negócio
Para realizar as análises, o provador virtual exige algumas informações sobre o consumidor. Tanto esses dados quanto o número de pessoas que usam o provador virtual podem gerar insights interessantes para o seu negócio.
Aproveite esses dados para conhecer as preferências dos seus consumidores e criar estratégias mais assertivas para o desenvolvimento do seu negócio.
Soluções além do provador virtual
Já deu para entender o quanto o provador virtual é importante para a venda online de algumas categorias, não é mesmo? Mas e quando o seu negócio não possibilita ou permite que você use essa tecnologia?
Algumas plataformas ainda não sustentam essas ferramentas, porém, se esse é o seu caso, não se preocupe! Existem diversas saídas para facilitar o processo de compra sem oferecer um provador virtual.
Quem vende em um marketplace, por exemplo, não tem a possibilidade de criar um provador virtual na plataforma, porém, você pode utilizar todos os espaços disponíveis para informações sobre os produtos ao seu favor. Veja como fazer isso:
Disponibilize o máximo de informações sobre os produtos
Vender roupas e calçados em um marketplace é uma ótima maneira de ampliar o seu alcance e ganhar visibilidade online. Porém, para facilitar o processo de decisão de compra é essencial que você forneça o máximo possível de informações sobre os produtos.
Assim, na descrição das peças, não economize nos detalhes. Descreva tudo sobre os tamanhos disponíveis, a composição, a cor, o tecido, as dimensões e quaisquer outras informações que você considerar importante.
Utilize fotos de qualidade e de diferentes ângulos e corpos
No e-commerce, as imagens funcionam como vitrines online dos seus produtos. Por isso, invista em fotos de qualidade, com boa iluminação e bom enquadramento para destacar as suas peças. O fundo branco nas fotos destaca os produtos e profissionaliza suas imagens.
Se você vende roupas, busque fotografar as peças em diversos ângulos e sendo utilizadas em diferentes corpos para que os clientes tenham uma noção melhor dos tamanhos e caimento das peças.
Além disso, aproveite essa oportunidade para mostrar a versatilidade das suas peças: monte diferentes looks com as peças de roupa e mostre aos seus clientes todas as possibilidades que eles têm com esses produtos. Essa iniciativa cria uma identificação com os consumidores e desperta o interesse deles.
Crie uma tabela de medidas
Criar uma tabela de medidas pode ser a melhor solução para você que não tem a possibilidade de apostar em ferramentas como o provador virtual. Nessa tabela, você pode incluir todas as medidas referentes a cada tamanho disponível das peças. Por exemplo, as medidas de busto e cintura referentes aos tamanhos P, M e G das camisetas de uma loja.
Dessa forma, o cliente consegue entender exatamente quais as diferenças de medida entre cada um dos tamanhos das peças e escolher a opção que melhor atende suas necessidades.
Entendeu como o provador virtual pode impulsionar a experiência dos clientes no e-commerce? Aproveite todas essas soluções e impulsione as suas vendas!
Leia também:
13 dicas para quem deseja vender roupas
Vender roupa fitness: como começar?
6 dicas para vender jeans online