Tudo que você precisa saber para começar a vender pelo WhatsApp e fidelizar seus clientes ainda mais rápido
Já pensou em vender pelo WhatsApp? O aplicativo de mensagens instantâneas pode ser um forte aliado do seu negócio quando o assunto é aumentar as vendas e de quebra fidelizar os clientes.
O aplicativo chegou no Brasil em 2009 e, de acordo com a Mobile Time, o nosso país já ocupa o segundo lugar no mundo em número de contas no aplicativo: no total, são 147 milhões de contas brasileiras.
O fato do WhatsApp ser um aplicativo gratuito com certeza impulsionou o seu uso por aqui. E, hoje, estima-se que ele já está presente em 99% dos smartphones no Brasil. Ou seja, os clientes da sua loja com certeza estão usando o aplicativo! Então, porque não aproveitar para vender pelo WhatsApp, não é mesmo?
O canal pode ser mais uma forma de estar presente no dia a dia dos consumidores do seu negócio, trazendo proximidade, humanizando a sua marca e, claro, impulsionando as suas vendas!
Por que vender pelo WhatsApp?
Não demorou muito para que as empresas começassem a enxergar essa oportunidade e entender a popularidade do WhatsApp como uma chance de aumentar seu alcance para o público.
Com o envio rápido de mensagens e outros recursos de troca, o aplicativo facilita esse contato entre negócios e clientes, aproximando o público das suas marcas favoritas. E fazendo com que as marcas tenham a oportunidade de estar presente na rotina dos consumidores.
O que você precisa saber antes de vender pelo WhatsApp
De primeira, muitos já imaginam usar o WhatsApp como um canal de atendimento, afinal, ele é um aplicativo de troca de mensagens. Porém, as possibilidades para impulsionar essa troca entre empresas e clientes pelo WhatsApp são maiores do que você imagina.
Muito além do envio de mensagens, o WhatsApp já possui diversas funcionalidades e recursos multimídias que tornam o aplicativo ainda mais completo e preparado para as vendas. Por isso, o ideal é que, antes de começar a usar o app no seu negócio, você pesquise e entenda muito bem as ferramentas disponíveis para usar o WhatsApp da melhor forma possível.
Além disso, esse domínio do aplicativo será essencial para que você entenda exatamente como incluir o seu negócio no dia a dia do público por meio do WhatsApp, afinal, seus clientes já usam o aplicativo diariamente para trocar mensagens pessoais, e você usará de uma forma profissional.
5 dicas para vender pelo WhatsApp
1 – Antes de mais nada, peça autorização para mandar mensagens
Essa, sem dúvida, é a dica mais importante de todas se você quer vender pelo WhatsApp: nada de sair mandando mensagem para os seus clientes!
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que as empresas peçam autorização dos clientes antes de enviar qualquer mensagem pelo WhatsApp e também para guardar seus dados – sempre deixando claro quais informações serão utilizadas e para qual finalidade.
Mas não se preocupe, essa autorização dos clientes pode ser solicitada de diferentes formas e é mais simples do que parece.
Uma das formas mais utilizadas hoje em dia é incluindo uma verificação dessa permissão na hora em que o cliente for preencher o cadastro no seu site. Assim, ao registrar o telefone dele, ele pode concordar em receber mensagens suas pelo WhatsApp.
A outra forma de solicitar essa autorização é usando o link da API do WhatsApp. Assim, antes de iniciar a conversa, o usuário passa por uma etapa onde ele deve aceitar e consentir esse contato pelo aplicativo.
2 – Use o WhatsApp Business
O WhatsApp Business é justamente uma versão do aplicativo totalmente focada em empresas de todos os tamanhos e segmentos. Essa versão voltada para os negócios facilita o envio de mensagens para as empresas e inclui ferramentas que automatizam, classificam e respondem mensagens rapidamente.
Além das diferentes funcionalidades que ajudam empresas a vender pelo WhatsApp, o WhatsApp Business também possibilita que os negócios tenham acesso a diferentes métricas relacionadas às trocas com os clientes. Assim, é possível trabalhar de forma ainda mais estratégica e assertiva com o aplicativo.
Uma outra funcionalidade dessa versão, que pode impulsionar a atuação das empresas que desejam vender pelo WhatsApp, é a possibilidade de filtrar os contatos de acordo com o momento da jornada de compra deles.
Ou seja, você pode separar esses contatos em diferentes grupos como “novos clientes”, “recompra”, “novo pedido”, entre outros que estejam de acordo com o comportamento de compra dentro da sua loja, facilitando a sua distribuição de mensagens no aplicativo.
Ou seja, se você quer vender pelo WhatsApp e usar o aplicativo de forma profissional, essa é a melhor opção para o seu negócio.
3 – Entenda as diferentes funcionalidades da ferramenta
Seja utilizando o WhatsApp Business ou a versão normal, o mais importante é que você entenda as diferentes funcionalidades disponíveis para criar uma estratégia de atuação certeira e definir exatamente como você irá se posicionar no aplicativo.
Confira alguns exemplos de funções que você pode aplicar no seu negócio para vender pelo WhatsApp:
Grupos, listas de transmissão e comunidades
Os grupos já são bem famosos no WhatsApp, e com a chegada das listas de transmissão, ficou ainda mais fácil para as empresas entrarem em contato com diversos clientes de uma só vez.
Com essas listas, você ainda pode separar os seus clientes em diferentes grupos e mandar mensagens mais segmentadas. Por exemplo, você pode criar uma lista de transmissão com foco na primeira compra, com consumidores que têm interesse no seu negócio, mas ainda não realizaram nenhuma compra; e outro focado em recompra, com aqueles clientes que já compraram pelo menos uma vez na sua loja.
As comunidades do WhatsApp chegaram ao Brasil em 2022 visando aumentar ainda mais essa troca de mensagens entre um maior número de pessoas. Isso porque ela funciona como um grande grupo capaz de reunir outros grupos.
Isso mesmo, as comunidades são capazes de reunir, em um único local, até 50 grupos ou no máximo 5 mil pessoas. Como o limite de pessoas por grupo no WhatsApp, até então, era de cerca de 256 pessoas, as comunidades chegaram para expandir ainda mais essa funcionalidade e facilitar o envio de mensagens para um número grande de clientes.
Função catálogo
Essa ferramenta permite que os clientes tenham acesso facilitado a um catálogo com todos os produtos disponíveis na sua loja, tornando a decisão de compra ainda mais fácil e rápida.
Essa funcionalidade é ideal para aqueles negócios que estão começando e ainda não tem um site próprio, trazendo a oportunidade de divulgar os produtos com mais facilidade e sem precisar fazer qualquer investimento.
Para aproveitar essa função, acesse as configurações e clique em “catálogo” para cadastrar as imagens dos seus produtos e todas as informações complementares dele – como nome, descrição, preço, código, entre outros.
Explore mídias de diferentes formatos
Mais do que vender pelo WhatsApp, é interessante que você utilize o aplicativo para fortalecer o seu relacionamento com os clientes. E uma ótima forma de fazer isso é investindo em marketing de conteúdo.
A melhor parte é que o aplicativo permite que você envie mídia em diversos formatos: fotos, vídeos, áudios, gráficos e mais. Assim, se aproveitando dessa diversidade, você pode apostar nessa estratégia de marketing para engajar seus clientes e gerar interesse nos seus produtos,
4 – Prepare-se para atender pelo WhatsApp
Independentemente se você for vender pelo WhatsApp ou apenas utilizar o aplicativo como um canal de atendimento online, é muito importante que você esteja preparado para se comunicar com os seus clientes.
Para te ajudar nessa etapa, separamos alguns pontos de atenção que você deve considerar na hora de se preparar para usar o WhatsApp na sua empresa:
Conheça muito bem o seu público
O comportamento dos seus clientes deve orientar todas as suas estratégias de venda. Então, no WhatsApp não seria diferente, não é mesmo? Conhecendo o seu público, você entende exatamente que tipo de conteúdo eles gostariam de receber pelo WhatsApp.
Você pode oferecer um atendimento mais personalizado, enviar cupons de desconto, dar acesso exclusivo a novos lançamentos, entre outras possibilidades de mensagens. Cabe a você entender qual é a melhor forma de impulsionar suas vendas pelo aplicativo.
Além disso, você deve entender em que estágio da jornada de compra os seus clientes estão. Afinal, não adianta enviar o mesmo tipo de conteúdo para um cliente que já comprou na sua loja e para outro que mal conhece o seu negócio. Aproveite para vender e atender pelo WhatsApp de forma personalizada, considerando o momento de cada consumidor.
Conhecer o seu público também fará com que você se aproxime ainda mais dele ao vender pelo WhatsApp. Isso porque você conseguirá utilizar uma linguagem mais descontraída e próxima dos seus clientes, gerando ainda mais familiaridade no processo de compra e impulsionando os seus resultados de vendas.
Treine sua equipe para utilizar o WhatsApp
Seja para atender os clientes e tirar dúvidas ou para produzir conteúdos personalizados, é essencial que a equipe responsável esteja por dentro da plataforma e de como o conteúdo deve ser passado aos clientes nas mensagens.
Caso você utilize o WhatsApp como um canal de atendimento, prepare sua equipe para tirar dúvidas sobre os produtos, solucionar problemas e para lidar com situações mais complicadas. Quanto mais personalizado e humanizado for o seu atendimento, melhor!
Já na hora de enviar conteúdos para incentivar a compra, lembre-se de utilizar uma linguagem mais próxima do seu público e de não tentar vender o seu produto a todo custo. Uma abordagem mais sutil e amigável é ideal para o WhatsApp.
Caso tenha necessidade, crie um calendário de conteúdos que serão enviados aos seus clientes ao longo das semanas. Dessa forma, você organiza os seus diferentes grupos de clientes com facilidade e tem mais tempo para personalizar as mensagens que serão enviadas.
Tenha métricas estabelecidas
Para tornar a sua atuação no WhatsApp mais estratégica é essencial que você defina algumas métricas e indicadores que serão acompanhados. Assim, você consegue trabalhar para adquirir um desempenho cada vez melhor no canal e, claro, garante que o aplicativo está trazendo novas vendas para o seu negócio.
Algumas métricas que você pode acompanhar no WhatsApp são:
- Tempo médio de resposta;
- Tempo de negociação;
- Tempo médio em cada estágio de venda;
- Taxa de conversão (em ações feitas exclusivamente no aplicativo);
- Cliques no link;
- Entre outros
5 – Use o WhatsApp para fidelizar seus clientes
Mais do que vender pelo WhatsApp, o aplicativo é perfeito para manter o relacionamento com clientes que já realizaram a primeira compra e fidelizá-los. Assim, use o WhatsApp como o seu aliado no pós-venda e faça uma checagem com os seus clientes após a compra.
Dessa forma, você pode perguntar como foi a entrega, tirar dúvidas e até conseguir feedbacks para aprimorar seus processos. Depois é só manter o relacionamento, seja enviando novos lançamentos ou benefícios exclusivos desse canal, como descontos ou frete grátis.
Anotou todas as dicas? Agora você já sabe como o WhatsApp pode impulsionar não só as suas vendas como o seu relacionamento com os seus clientes, fazendo com que o seu negócio fique cada vez mais próximo dos consumidores e alcance resultados melhores.
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