Separação de mercadorias: como funciona essa etapa?

por Americanas Marketplace

18 de maio de 2023

Entenda como funciona a etapa de separação de mercadorias em um e-commerce e qual a importância dela 

A separação de mercadorias parece uma etapa simples da operação logística de um e-commerce, porém ela também é uma das mais importantes e, por isso, exige bastante atenção. 

Em uma loja física, a separação das mercadorias acontece de forma bem diferente, já que o próprio cliente escolhe os produtos, separa e leva até o caixa para realizar o pagamento e levar o item para casa. 

No comércio eletrônico, a jornada de compra é diferente e grande parte dela fica sob a responsabilidade do lojista. Quando o consumidor confirma a compra no seu site ou marketplace, o lojista assume e dá início a uma série de processos logísticos que garantem a entrega do produto ao cliente. 

Quanto maior o volume de pedidos, mais atenção a etapa de separação dos pedidos exige. Afinal, mais pedidos significa mais mercadorias e um estoque cada vez maior. 

Para garantir a qualidade da sua operação e agilidade nas entregas, é preciso garantir que todas as etapas logísticas sejam feitas sem erros e de forma eficiente. E a separação de mercadorias é a primeira dessas etapas! 

O que é a separação de mercadores? 

Como o próprio nome indica, a separação de mercadorias – também conhecida como picking ou order picking – é a etapa onde os produtos são selecionados no estoque e separados para serem embalados e enviados ao cliente.

Ou seja, a separação de mercadorias é uma das mais importantes, porque é nesse momento que o lojista garante que o consumidor irá receber exatamente o produto selecionado no site na hora da compra, evitando casos de troca, logística reversa e até prejuízos para o negócio. 

Caso contrário, o consumidor pode receber os produtos errados, o que afeta negativamente a experiência de compra dele e até sua possível fidelização. 

Diferentes tipos de separação de mercadorias

Cada operação de vendas tem suas particularidades e necessidades. Sendo assim, nem sempre o processo de separação de mercadorias acontece da mesma forma em diferentes negócios. 

Por conta dessas diferentes estratégias, existem diferentes formas de realizar a separação de mercadorias: discreto, por onda, por zona ou por lote. Confira como cada uma funciona e veja qual se encaixa melhor às necessidades do seu negócio. 

Discreto

Nesse modelo, uma única pessoa fica responsável por realizar a separação das mercadorias que estarão presentes em cada pedido. Em uma operação menor, esse modelo pode ser bem vantajoso, já que ele diminui as chances de erro com uma pessoa completamente focada na tarefa. Porém, em operações maiores, ter uma única pessoa na separação de mercadorias pode exigir muito tempo, tornando essa etapa mais lenta. 

Por onda

Esse modelo é bem parecido com o anterior, porém, ele é feito por ondas. Ou seja, uma determinada quantidade de pedidos é acumulada para a separação de mercadorias ser feita de uma vez só. Seguindo um cronograma predeterminado, você garante um processo eficiente e otimizado. 

Por zona

Nesse modelo, o estoque é dividido por zona e cada uma delas tem um profissional responsável pela separação das mercadorias. Toda vez que um pedido chega, esses colaboradores coletam os produtos em suas respectivas zonas e levam até um espaço de consolidação, onde os produtos são embalados.  

Por lote

Esse modelo recebe esse nome, pois a separação de mercadorias só acontece quando uma quantidade pré-definida de pedidos é acumulada. Assim, todos os produtos são separados uma única vez, reduzindo as movimentações no estoque. A separação por lote exige bastante atenção, pois como uma grande quantidade de produtos é separada ao mesmo tempo, deve haver muito cuidado para evitar erros no envio. 

Dicas para organizar e otimizar a sua separação de mercadorias

separação de mercadorias - interna

Para que a sua operação flua da melhor maneira, é importante organizar muito bem a etapa de separação de mercadorias e assegurar um processo otimizado e eficiente. Confira algumas dicas para garantir isso: 

1 – Mantenha o seu estoque bem organizado

Um estoque bem organizado facilita o acesso aos produtos na hora da separação. Sendo assim, mantenha sempre o seu estoque arranjado de uma forma eficiente, por exemplo, com os produtos com maior giro de estoque em destaque ou em partes de fácil acesso. Já os produtos com menor rotatividade podem ficar nas prateleiras menos acessadas ou nos locais com menos visibilidade.

Além disso, é preciso fazer uma boa gestão de estoque, registrando muito bem a entrada e saída dos produtos do seu estoque – uma vez que, esse é um processo constante – e identificando os produtos encalhados

Ao receber novas mercadorias, lembre-se de registrar e mapear tudo para manter a separação de mercadorias eficiente. E na saída dos produtos, esse controle deve ser mantido para que você não acabe vendendo produtos que não tem no estoque. 

2 – Invista em um sistema de otimização da operação

Ter um sistema otimizado para realizar o gerenciamento do seu estoque será muito vantajoso para o processo de separação de mercadorias e também para a sua operação como um todo. 

Esses sistemas diminuem possíveis falhas operacionais, facilitam identificar gargalos e possibilitam que você utilize menos mão de obra no processo, fazendo com que você economize tempo e dinheiro. 

3 – Escolha um modelo de separação que atenda as necessidades do seu negócio

Para simplificar a sua etapa de separação de mercadorias, o ideal é que você busque um modelo de separação que atenda muito bem a demanda de venda da sua operação, tornando o processo ágil e eficiente.  

Além disso, como o processo de separação é bem manual, é essencial que você contrate um profissional de confiança e que esteja por dentro dessa tarefa para separar as mercadorias corretamente.  

4 – Monitore a sua operação logística 

Fazer um monitoramento constante da sua operação fará com que você consiga identificar possíveis melhorias para o processo e implemente soluções rapidamente, impulsionando o potencial do seu negócio.

Como a separação de mercadorias é muito importante, ela precisa desse foco para evitar falhas e prejuízos. Como falamos no início, a separação de mercadorias em uma loja pequena pode ser bem simples, mas quando o número de pedidos começa a aumentar, essa etapa se torna mais complexa. 

Por ser um processo bastante dinâmico, que muda conforme o crescimento do seu negócio, ter um monitoramento contínuo irá garantir a eficiência do processo sempre.

Entendeu como a separação de mercadorias funciona em uma operação de e-commerce e como esse processo é importante para os seus resultados? Anote todas as dicas e potencialize a sua operação com uma separação de pedidos rápida e eficaz.

Leia também:

Preços e prazos nos Correios: pontos para se atentar

O que é SAC 3.0 e como fazer isso?

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

logística - destaque

O que é logística e como gerenciar sua operação?

A logística é fundamental para qualquer negócio, sobretudo para quem vende pela internet. Saiba mais sobre ela e como melhorá-la […]

multicanais - destaque

Multicanais: como manter uma estratégia de vendas integrada?

As vendas multicanais já são uma realidade do varejo. E com uma estratégia bem elaborada de integração, os lojistas podem […]

reclame aqui - destaque

Reclame Aqui: o que é e como zelar pela sua reputação no site?

Reclame Aqui é o espaço para o cliente manifestar contratempos com alguma marca. Veja como se destacar e zelar pela […]