Conheça o Tag Manager e veja como essa ferramenta do Google pode potencializar sua loja online
O Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google que permite a instalação de diferentes serviços e soluções dentro do seu site, facilitando o dia a dia da sua operação, principalmente quando consideramos as frentes de tecnologia e marketing.
Quem tem um negócio sabe que esses dois times são constantemente acionados para solucionar alguns contratempos. Afinal, quem nunca precisou instalar uma nova funcionalidade no site ou teve algum problema e precisou chamar o time de tecnologia? E o time de marketing, que frequentemente é chamado para reportar as métricas do negócio e contar todas as novidades sobre a interação dos clientes com o negócio.
O Google Tag Manager é uma ferramenta que contribui com todos esses quesitos. Com essa ferramenta, você ganha mais autonomia para monitorar o seu negócio e trazer novas soluções, tornando o seu negócio mais dinâmico e trazendo agilidade para as tomadas de decisão.
O que é o Tag Manager?
Também conhecido como Google Tag Manager ou Gerenciador de tags do Google, em português, esse sistema permite que você altere ou atualize tags dentro da operação e faça o acompanhamento desses códigos inseridos em um site ou aplicativo de forma simples e rápida.
As tags, por sua vez, são trechos de código capazes de monitorar determinadas ações realizadas pelos consumidores e visitantes dentro de um site ou aplicativo. Assim, com o Tag Manager é possível rastrear e acompanhar diferentes plataformas e canais do seu negócio em um único lugar.
Qual a importância dessa ferramenta?
As funcionalidades do Tag Manager são capazes de trazer diversos pontos positivos para o seu negócio, principalmente quando consideramos os resultados de venda da sua loja. Confira alguns benefícios dessa ferramenta que destacam a sua importância em uma operação:
Monitoramento de tags
O Tag Manager permite que você rastreie diferentes ações dentro das suas plataformas de venda e canais de atuação, como nas redes sociais, por exemplo. Tudo de forma fácil e eficaz, simplificando o monitoramento do comportamento de compra dos consumidores ao longo da jornada de aquisição dos produtos.
Implementação de novas tags
Além de gerenciar as tags, o Tag Manager possibilita a instalação de novas tags de forma ágil, fazendo com que você economize tempo, tome decisões mais rápidas, defina estratégias para o seu negócio e invista menos recursos para isso, já que você não depende unicamente do time de tecnologia para realizar essas novas ações.
Análise de métricas
O Tag Manager permite que você tenha acesso a insights valiosos sobre as suas campanhas de marketing e as ações dos seus consumidores dentro do seu site, tudo sem que você dependa, de novo, do time de tecnologia ou do seu time de marketing. Com a ferramenta, você consegue medir e controlar os dados da sua plataforma de forma simples e rápida.
Vantagens de utilizar o Tag Manager
Todas as funcionalidades do Tag Manager focam em potencializar e unificar a sua operação, trazendo diferentes vantagens para o dia a dia do seu negócio. Dá uma olhada:
Segurança e confiabilidade
Trazer códigos desconhecidos para a sua plataforma pode ser um risco para a sua operação. Por isso, nessas horas, contar com ferramentas confiáveis é a melhor solução.
O Tag Manager do Google permite que você implemente novas tags no seu negócio com mais segurança, sem risco de você contaminar o seu site com vírus, por exemplo. Além disso, ele conta com um recurso de verificação para garantir a autenticidade dessas tags.
Agilidade para trazer novidades
A facilidade e simplicidade oferecida pelo Tag Manager, permite que você tome decisões de forma mais ágil e implemente novas tags rapidamente, sem precisar da ajuda de terceiros.
Além disso, o Google Tag Manager possibilita que você teste diferentes ações antes de implementá-las efetivamente e utilize modelos prontos de tags, agilizando essa inserção. Você pode até fazer um teste A/B dentro do seu negócio, já que ele também possui ferramentas específicas para esse modelo de experimento, possibilitando que você teste diferentes ações na sua loja, seja um banner, um conteúdo ou até identificando páginas que geram um maior engajamento.
Unificação do gerenciamento de tags
Como falamos anteriormente, o Tag Manager permite que você gerencie todas as tags do seu negócio, seja do seu site de vendas ou de outros canais de atuação, em um único lugar, facilitando a tomada de decisão e simplificando a sua análise de resultados.
Aumento da produtividade
Quando você consegue gerenciar todas as suas tags em um único lugar, de forma simples e rápida e sem a necessidade de recorrer aos times de tecnologia ou de marketing, você consegue ter uma operação mais dinâmica e produtiva. Dessa forma, outros times não precisam parar para ajudar com essas demandas.
Decisões mais estratégicas
O acompanhamento de métricas de marketing facilitado pelo Tag Manager permite que você tome decisões mais assertivas e estratégicas para o seu negócio. Afinal, quando você monitora constantemente o engajamento e desempenho da sua operação, você gerencia as suas tags de forma mais inteligente, visando o seu crescimento.
Você pode, por exemplo, utilizar tags de remarketing tanto no Google Ads quanto no Facebook Ads. Assim, o Tag Manager monitora as visitas na sua loja online para gerar anúncios de remarketing para impactar esses consumidores.
Tag Manager x Google Analytics
Nós vimos que o Tag Manager possibilita que você analise diferentes métricas de desempenho do seu negócio tanto dentro do seu site quanto em outros canais de atuação. Então, você deve estar se perguntando, qual a diferença entre essa ferramenta e o Google Analytics?
Enquanto o Google Analytics é uma ferramenta exclusivamente de dados, que permite que você rastreie diferentes métricas do seu site e do comportamento dos seus clientes, o Tag Manager foca em gerenciar e implementar tags, fazendo com que seja mais fácil trazer novas funcionalidades para o seu negócio.
Ou seja, um não irá substituir o outro. Eles têm objetivos diferentes e, inclusive, podem ser usados de forma conjunta para potencializar a atuação do seu negócio.
Como instalar o Tag Manager no seu negócio
Ficou interessado em começar a usar o Tag Manager no seu negócio? Para usar a ferramenta, você precisará criar uma conta e fazer algumas configurações de acordo com o seu negócio. Confira:
1 – Acesse o site do Google Tag Manager e crie ou acesse uma conta
Caso você já tenha uma conta no Google – como no Google Analytics, por exemplo – você pode usar o mesmo login e senha.
Porém, se você for criar uma conta, é importante que você lembre de usar sempre o nome e as informações da sua empresa, e não os seus dados pessoais.
2 – Escolha o container ou “recipiente” que deseja utilizar
Esse “recipiente”, chamado de contêiner na plataforma, nada mais é do que o código único que você irá instalar na sua fonte para usar todos os outros códigos que desejar, ou seja, onde o seu negócio está hospedado.
Então, nessa etapa, você deverá escolher entre web, iOS, Android ou AMP. Selecione a opção adequada para o seu negócio e aceite os termos e condições do serviço para seguir.
3 – Instale a tag do recipiente escolhido
Como falamos anteriormente, a maior facilidade proporcionada pelo Tag Manager é que você não precisa adicionar ou alterar diversos códigos para implementar novas ações. O Tag Manager tem um código único, que quando incorporado no seu negócio, permite que você implemente novas ações e tags facilmente, sem a ajuda de um desenvolvedor.
E é nessa etapa que você irá instalar esse código único no seu negócio. Quando o passo anterior for concluído, você será direcionado para essa etapa de instalação, em que você deve copiar os códigos que aparecerão na tela e replicá-los em todas as páginas do seu site, como indicado no processo.
Instalando o Google Analytics no Tag Manager
Como vimos anteriormente, as duas ferramentas do Google trabalham de forma conjunta, e você pode instalar o Google Analytics dentro do Google Tag Manager de uma forma bem simples.
Na página principal do Tag Manager, clique em “tags” no meu lateral do lado esquerdo e depois selecione o botão “nova”, para criar uma nova tag.
Por ser uma ferramenta do próprio Google, que a plataforma já entende que é usada de forma conjunta pelos negócios, há uma tag pronta para a utilização do Google Analytics. Sendo assim, basta selecionar essa opção entre os produtos oferecidos pela ferramenta.
Depois de selecionar, você precisará informar ao Tag Manager o ID do seu domínio, que você pode encontrar acessando as configurações da sua conta no Google Analytics.
Para finalizar, escolha as páginas e ações onde você deseja incluir a tag do Google Analytics. Pronto, você já pode começar a usar o Google Analytics dentro do Tag Manager e analisar todas as métricas e resultados da sua operação de vendas.
Entendeu como essa é uma ferramenta indispensável para o seu negócio? Com ela, em um único lugar, você administra diferentes funções do seu negócio, garantindo agilidade e produtividade para a sua operação.
Anote todas as dicas e comece a usar o Tag Manager para gerenciar as suas tags de forma mais simples e veja o seu negócio chegar ainda mais longe.
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