O que é sortation center e como funciona?

por Americanas

4 de setembro de 2023

No sortation center, os pedidos são classificados e direcionados para a entrega até o cliente. Saiba mais 

O sortation center é um centro de triagem de pedidos que são feitos via internet, e classificados em rotas eficientes para a entrega. Ele é o último passo em uma cadeia logística para o delivery de um pedido. 

Esse tipo de instalação é focado na entrega de pacotes, de forma que eles são classificados em lotes para a entrega. Dalí, eles podem ser enviados para outro centro de triagem, em um local diferente, ou ainda para uma agência postal local (como os Correios, por exemplo), onde serão reclassificados e enviados a outras agências até chegar ao cliente final. 

O sortation center garante uma ordenação e agilidade nas entregas de pedidos e pode ser muito útil para gerenciar altos volumes de pedidos. Alguns grandes e-commerces, que administram altos fluxos de pedidos em uma logística própria, podem inclusive ter suas próprias instalações dedicadas a essas triagens para garantir maior assertividade e velocidade na entrega. 

O que acontece em um sortation center? 

Em um  sortation center, os pacotes de entregas são separados, classificados e marcados, inicialmente com o código de área de entrega escrito ou digitado pelo remetente. Depois, os pacotes são marcados com códigos de barra, QR codes ou outro número de identificação digital para facilitar a entrega pela empresa logística e também para o cliente rastrear seu pedido. 

Além disso, pedidos que exijam alguma atenção especial na entrega, também terão essa instrução direcionada nos centros de triagem. Um exemplo seria a entrega de itens frágeis, que poderiam ser separados e reunidos em um cluster de cuidados especiais, ou seja, um grupo de produtos com especificações similares, e direcionado para um serviço de entrega especializada.  

Pedidos com outros tipos de cuidados de entrega também podem ter uma classificação especial ali dentro. Itens que exigem um transporte com uma solução frigorífica, por exemplo, para manter a temperatura e cuidados com o item, certamente terão um encaminhamento diferente dos demais. Ainda também as entregas rápidas ou urgentes, são outro exemplo de pedidos que podem ter uma diretriz especial de prioridade, sendo marcados e separados conforme as instruções fornecidas. 

Com isso, os pedidos que passam pelo sortation center podem ser ordenados por região e pontos de atenção, para garantir a melhor experiência para o cliente final, conforme sua solicitação. 

Por quanto tempo um pacote permanece na triagem? 

Pacotes podem ficar de poucas horas a alguns dias em um sortation center, isso depende de uma série de fatores. 

Alguns fatores que influenciam no tempo de triagem são: a forma de entrega escolhida pelo cliente, a quantidade de pedidos que o centro de triagem precisa classificar, o horário de funcionamento do local, se os processos são manuais ou automatizados, entre outros. 

O que acontece depois que o pacote sai do centro de triagem? 

Tudo depende do destino final e a jornada que o pacote deverá percorrer até chegar ao cliente. 

O centro de triagem pode ser tanto uma rota final para a entrega do pedido, como também um ponto inicial ou intermediário entre a loja e o último ponto para a entrega. 

Um exemplo:  

Imagine um cliente de uma cidade pequena, com apenas um centro de triagem de um serviço público de entrega. Ele faz um pedido em uma loja online, com localização e estoque em sua cidade. Muito provavelmente, esta loja irá postar o pedido para a triagem na agência que já irá coletar o item, classificá-lo e levá-lo até a casa do cliente. 

Já um cliente que reside no interior da Bahia e faz um pedido em uma loja com estoque posicionado em São Paulo, provavelmente terá um pedido passando por diferentes centros de triagem até chegar ao seu destino final. 

Quando o pedido já está na sua estação de entrega, ou seja, na etapa logística que irá atender a região do cliente, então o pacote será despachado em um caminhão, van ou moto pelo motorista que fará a entrega, seguindo a rota pré-estabelecida. Nesse momento, o status do pedido é atualizado para “em trânsito”, o que significa que já está a caminho para ser entregue, e o cliente pode ficar em alerta para recebê-lo ou direcionar alguém que o receba em seu lugar. 

sortation center - interna

Como o cliente pode acompanhar seu pedido? 

Na compra online, o cliente pode sentir uma certa ansiedade em esperar até que o seu produto chegue até ele. Outras vezes pode vir até uma insegurança sobre o processo, desde a confiabilidade na empresa onde comprou, se o despacho foi feito corretamente no prazo esperado, se o item está em transporte, se não houve extravio, etc. 

Por isso, conseguir acompanhar a jornada de entrega do pedido é fundamental para o consumidor. E a marcação e separação dos pedidos no sortation center pode ajudar bastante nisso! 

Após passar pelo centro logístico e o produto ser classificado para sua área, modalidade e especificações de entrega, ele também irá receber um código único de rastreio para identificar aquela mercadoria. 

Com esse código, o cliente consegue acompanhar a rota do seu pedido, etapa por etapa, em cada estação por onde o item passar até a entrega em sua residência. 

Isso facilita muito para o cliente e ajuda a acalmar sua ansiedade sobre a compra online que realizou, tendo certeza de que o pedido está sendo encaminhado até ele. 

Para acompanhar seu pedido, ele só precisará digitar o código em um link de rastreio da empresa logística responsável pela entrega e poderá acompanhar a rota do envio. Em alguns casos será preciso informar algum dado ou documentação pessoal solicitados, e em outros ainda, o cliente receberá diretamente um link para consulta.  

Se a informação de rastreio estiver vinculada a um sistema de gestão automatizada, ele poderá ainda receber e-mails ou mensagens automáticas informando sobre cada atualização no status do pedido.  

Tudo isso, ajuda lojas e empresas logísticas a garantirem processo ágil e confiável na entrega de mercadorias, garantindo a melhor experiência possível ao cliente. E não precisamos nem dizer o quanto isso é fundamental pra fidelizá-lo, não é mesmo? 

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