3C’s: saiba como precificar os produtos por esse método

por Plugg.To

19 de novembro de 2021

A metodologia 3c’s pode ser uma aliada para entender a melhor forma de precificar seus produtos. Veja como ela funciona.

Existe um assunto que vira e mexe está na cabeça da maioria dos lojistas, sendo ele a insegurança em relação ao preço de venda de um produto, pois contribui para dúvidas como: 

Quanto vale o meu produto? Será que as pessoas irão comprar por esse preço?

No meio de tantos descontos e a famosa guerra por preço, o lojista pode cometer o  equívoco de começar a competir e baratear ainda mais o seu produto ao ponto de não obter lucro.

Mas acontece que um dos maiores desafios para muitos lojistas é precificar e saber até onde pode diminuir o valor em uma promoção e ainda obter lucro.

E nem sempre é fácil precificar um produto, mas para realizar essa etapa com sucesso existem algumas metodologias que são verdadeiras aliadas na hora de calcular o preço certo, uma dela é os 3C’s

Em que consiste a metodologia dos 3C’s?

A metodologia dos 3C’s existe para auxiliar o lojista a precificar seu produto com base em três pilares, sendo eles:

Custo

O custo dentro do produto também deve conter o valor de despesas totais da empresa, como marketing e pagamento de funcionários, veja alguns exemplo do que pode ser levado em consideração:

Qual foi o custo para adquirir esse produto?

 Quanto de lucro preciso ter em cima dele?

 Qual o valor médio de mercado?

Consumidor

Todo consumidor em potencial, ao analisar um produto, geralmente faz isso em diversos sites, sendo que no processo de decisão de compras, são feitas as seguintes perguntas:

  • Quanto estou disposto a pagar por um produto? 
  • Quais são seus benefícios? Qual a minha lembrança da marca? 
  • Quais são minhas preferências? E as tendências?
  • Como funciona o sistema de fretes? 
  • O vendedor é confiável?

Concorrência

Os concorrentes são aqueles que vendem produtos iguais ou similares aos seus, no mesmo marketplace, perto de sua loja física

E para se manter em sua frente, é preciso encontrar a resposta para as seguintes perguntas:

  • Como eles conseguem baratear tanto o produto? 
  • Quem são seus fornecedores? Qual é o valor promocional? 
  • Quais os benefícios do produto similar?
  • O que minha loja tem de diferente da dele?

Ou seja:

Para poder calcular o preço certo de um produto e garantir o seu lucro é necessário realizar uma pesquisa de mercado.

Qual a importância de realizar uma pesquisa de mercado antes de precificar? 

Ao entender o mercado o empreendedor é poupado de cometer erros como baratear demais o seu produto e tirar o valor percebido da sua oferta, por isso durante a jornada de precificação é importante sondar algumas informações como:

  • Preço médio; 
  • Público-alvo. 

Por isso a estratégia de precificação utilizando o 3C’s tende a ser positiva, uma vez que os elementos considerados na formulação do preço correspondem ao mercado também e não apenas no valor de compra e venda de um item. 

3c's - interna

Assim, você pode evitar alguns impactos da precificação inadequada, sendo eles:

  • Não obter lucro

Ao vender produtos pelo preço de fábrica/produção, o lojista não conseguirá obter lucro 

  • Valor de mercado baixo

Diminuir excessivamente o preço de um produto faz com que os consumidores procurem cada vez mais preços baixos, e isso faz com que o valor justo a ser cobrado seja ignorado, gerando consequências ao vendedor.

  • Problemas em manter a operação 

Ao precificar um produto, é necessário incluir as despesas atribuídas a ele, então se diminuir o seu valor, você estará assumindo que a geração de receita também está menor,  e isso dificulta o pagamento dos trabalhadores.

Mas nem tudo é sobre o preço mais baixo, é também sobre o valor! 

A concorrência de mercado sempre existirá, e em todo momento pode aparecer um lojista vendendo um produto similar ou até mesmo da mesma marca por um preço menor, e quando isso acontecer, não se desespere. 

Na hora de realizar uma compra, engana-se quem pensa que o consumidor leva em consideração apenas o valor mais baixo, elementos como:

Frete

Você pode investir em opções como: compre e retire na loja, entrega rápida e frete grátis, pois são as novas tendências do mercado, e uma das mais queridinhas pelos consumidores na hora de decidir onde comprar.

Composição do anúncio (fotos, título e descrição)

Foque na harmonia do design. Exponha fotos com qualidade, mostrando todos os lados de um produto, e na hora de criar um título, seja objetivo!

Siga essa estrutura! 

Nome + marca + modelo + 2 características 

E quando realizar a descrição, faça-a de forma que realce as qualidade de seu produto, podendo incluir melhores formas de uso dele.

Reputação do vendedor

Este é um dos principais fatores que fazem as pessoas comprarem em uma loja.

A qualidade no atendimento, no pós, e na entrega é o que faz com que o consumidor em potencial se torne um cliente fiel. 

Esses são pontos constantemente levados em consideração por muitas pessoas antes de realizar uma compra. 

Use a metodologia 3C’s como uma aliada

A precificação é uma das etapas mais importantes, pois ela concretiza com chave de ouro a construção de um bom anúncio, e também carrega consigo as chances de lucro ou prejuízos do seu negócio. 

A metodologia dos 3C’s pode e deve ser usada como forma de precificação para os ambientes online e físico, e se aplica muito bem às várias plataformas de venda que o digital possui, como os marketplaces e sites próprios. 

Ao ver um concorrente levando o seu preço a um valor muito abaixo do mercado é importante entender a fundo a dinâmica da estratégia, uma vez que o mesmo pode estar cometendo um ato falho e não ganhando lucro com suas vendas. 

Leia também:

6 passos para definir preço para seus produtos e garantir lucratividade

Como investir no seu negócio?

Lucro presumido o que é e como calcular?

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