A gestão multicanal ajuda a centralizar informações de seu negócio e traz insights estratégicos
Fazer uma gestão multicanal para seu negócio é uma forma de planejar as vendas de sua loja física, e-commerce e marketplace de forma integrada para oferecer a melhor experiência ao cliente final e mais resultados para seu negócio.
A integração de informações ajuda muito a manter uma visão global dos canais de venda e ao mesmo tempo entender o desempenho detalhado de cada um. Além de gerar economia de tempo, você aumenta a eficiência de sua operação e cria estratégias mais assertivas.
Veja alguns pontos que não podem faltar em uma gestão multicanal.
O que é preciso para uma boa gestão multicanal?
1 – Entenda os pontos fortes e desafios de cada canal (e o que o cliente espera de cada um)
Lojas físicas têm um potencial muito grande para criar relacionamento com o cliente e tornar a venda mais pessoal. E-commerces e marketplaces são excelentes para dar liberdade ao cliente de fazer o próprio caminho na hora de comprar, selecionar itens variados e comparar entre as melhores ofertas.
Estes são apenas alguns exemplos de como cada canal pode auxiliar os clientes e ter uma visão aprofundada sobre eles irá ajudá-lo a entender melhor como é possível usufruir da virtude de todos eles para criar a melhor experiência para o consumidor.
2 – Entenda como os canais comunicam entre si (e como se comunicam com o cliente final)
Embora cada canal tenha uma característica, eles funcionam muito bem juntos, de forma que um pode auxiliar com os desafios que o outro costuma enfrentar. Por exemplo: o cliente pode querer visitar sua loja física para ver e manusear o produto e depois optar por comprar online, onde pode comparar facilmente os canais de venda, formas de pagamento e etc.
Perceber como os canais podem se complementar é interessante para estruturar sua estratégia comercial. Você pode fortalecer os canais aprimorando os pontos fortes de cada um e tendo em mente toda a jornada de compra do cliente.
3 – Gerencie os canais de forma integrada (mas mantendo uma visão específica do desempenho de cada um)
Na hora de controlar os resultados dos canais, é importante manter uma gestão integrada, pois isso ajuda a ganhar tempo e eficiência na análise de dados. Com as informações centralizadas em um único local, você perde menos tempo operacional e pode focar na estratégia geral do negócio, evitando erros comuns, que podem ocorrer, quando os dados estão dispersos.
Por outro lado, é importante que mesmo tendo uma visão geral do negócio e com a possibilidade de desempenhar funções rapidamente que reflitam em todos os canais, você ainda consiga entender os resultados individuais de cada canal. É essa visão que irá ajudá-lo na hora de entender o que está funcionando e pode ser replicado para outros canais e o que precisa ser ajustado.
4 – Invista em ferramentas inteligentes (elas podem gerar mais insights, tempo e resultados)
Algumas ferramentas para a gestão multicanal são muito produtivas para quem deseja ganhar tempo gerencial, ter visão micro e macro do negócio e analisar relatórios de resultados para aprimorar o negócio. O integrador de marketplace é um exemplo nesse sentido.
Com o integrador de marketplace, é possível integrar dados de uma loja física (por meio de um ERP, por exemplo), de um e-commerce (por meio de uma plataforma ou ERP) e de marketplaces (vinculando os canais). Essa integração de todos os canais ajuda os lojistas a terem mais insights sobre o negócio, poupando tempo com análises de dados e tomada de ações, já que estarão centralizadas na mesma plataforma, e melhorando os resultados.
Por que o uso do integrador de marketplace vale a pena?
- O integrador centraliza dados de pedidos e estoque: com isso, o lojista consegue controlar estas funções em um só lugar, podendo ter controle sobre seu e-commerce, loja física e marketplace nesta única plataforma;
- Relatórios: o integrador pode fornecer muitos relatórios estratégicos do negócio, com visão, por exemplo, dos itens mais vendidos em cada canal. Com isso, é possível entender melhor o comportamento de sua loja e clientes;
- Tempo e eficiência: o integrador poupa tempo operacional e aumenta a eficiência da loja. Essa ferramenta cria uma comunicação entre os canais de venda, evitando duplicidade de estoque, venda de itens esgotados e aumentando a capacidade de fluxo e atendimento da loja.
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