Veja como aproveitar oportunidades e criar ações para a queima de estoque de seus produtos
A queima de estoque é uma ação importante para diferentes perfis de negócio.
A chegada de uma nova coleção e lançamentos cria uma urgência ainda maior em liberar espaço de armazenagem para os novos itens. Mas em todos os casos, produtos parados em estoque se torna algo custoso para as empresas, e é algo que uma ação promocional para incentivar a saída destes itens pode resolver facilmente.
Se você está pensando em criar uma ação para a queima de estoque precisa ter muito cuidado com todo o planejamento desta iniciativa para que ela envolva ao máximo os consumidores – e, claro, existem alguns fatores que não podem ser ignorados. Confira quais são eles neste artigo!
4 dicas para queimar estoque de seus produtos
1 – Crie uma estratégia de vendas
Antes de iniciar a queima de estoque é importante estabelecer uma estratégia de vendas para seus produtos.
Selecione os itens que farão parte da ação, como funcionará a promoção e valor dos descontos, data de início e término e como será a divulgação da campanha para os consumidores.
Na hora de precificar os produtos, lembre que é preciso oferecer um valor atrativo para os clientes, mas que compense todas as despesas com sua operação. Não deixe de analisar concorrentes para ver se sua oferta é realmente competitiva.
2 – Não perca as grandes datas do varejo
Você pode criar uma ação de queima de estoque a qualquer momento que desejar, mas, sem dúvida, aproveitar as datas em que o cliente já espera comprar algo novo e encontrar boas oportunidades de compra é sempre uma boa ideia.
Datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal são muito relevantes e um desconto adicional em alguns produtos que estejam saindo de linha ou com poucas unidades em estoque pode ser o que o cliente espera para fechar um negócio.
Além disso, vale a pena considerar datas estratégicas para seu nicho, como a Páscoa para a venda de chocolates, finais de estação para a venda de itens de moda ou o fim do período produtivo no plantio de um alimento.
3 – Divulgue a ação promocional
Com tudo definido, é hora de começar a divulgar a ação promocional para seus clientes fiéis e potenciais clientes.
Envie um e-mail para sua base de clientes e use a internet para criar ações de mídia patrocinada e segmentada para o perfil de público que sua loja deseja atrair. Caso tenha uma loja física, não deixe de usar a fachada da loja para comunicar sobre os preços promocionais.
A boa divulgação é uma etapa essencial para conquistar os resultados desejados por seu negócio.
4 – Aproveite a força dos marketplaces
Os marketplaces são grandes lojas virtuais que oferecem o espaço de suas plataformas de venda para outros lojistas se cadastrarem e venderem nelas. Estes sites são muito acessados e, por isso, eles têm um potencial muito grande de ampliar a visibilidade de produtos e gerar negócios.
Vender nestes sites e criar sua ação de queima de estoque dentro deles pode ser bem estratégico e trazer resultados excelentes. Estes canais já possuem muitos clientes, podem permitir a criação de campanhas de marketing, com focos promocionais, e facilitam a divulgação de seus produtos. Tudo em um só lugar.
Sua loja consegue aproveitar o potencial destes espaços, fazer uma queima de estoque e sem ter nenhum investimento inicial, e sim, pagando apenas uma comissão por venda. Você consegue queimar o estoque e sem queimar dinheiro.
Leia também:
O que é Black Friday e quando ela acontece?
Crescimento do varejo online e oportunidades no mercado digital
4 pontos fundamentais para criar um negócio de sucesso